Comparação da classificação na prova da OBMEP por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e da Teoria Clássica de Testes (TCT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Alex
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nogueira, Cristina Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2151
Resumo: Este estudo objetiva investigar se a Teoria de Resposta ao Item (TRI) se aplica na Olimpíada Brasileira de Matemática-OBMEP-2017 e comparar com o modelo tradicional de Teoria Clássica de Testes (TCT). A amostra foi composta por 350 estudantes que estavam cursando o ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE), campus Rio Pomba/MG. Avaliou-se os itens (questões) da prova da OBMEP-2017 (nível 3) primeira etapa. A análise das questões foi pelo modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI) e análise dos parâmetros pelo Programa Computacional ICL (IRT Command Language). Os dados foram analisados na Linguagem R. Conclui-se que a TRI é aplicável às provas da OBMEP no que diz respeito ao ajuste dos modelos logísticos com 1, 2 e 3 parâmetros, já o modelo de 3 parâmetros foi o que apresentou melhor ajuste pelo Critério de Informação de Akaike (AIC).
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