Comparação da classificação na prova da OBMEP por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e da Teoria Clássica de Testes (TCT)
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2151 |
Resumo: | Este estudo objetiva investigar se a Teoria de Resposta ao Item (TRI) se aplica na Olimpíada Brasileira de Matemática-OBMEP-2017 e comparar com o modelo tradicional de Teoria Clássica de Testes (TCT). A amostra foi composta por 350 estudantes que estavam cursando o ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE), campus Rio Pomba/MG. Avaliou-se os itens (questões) da prova da OBMEP-2017 (nível 3) primeira etapa. A análise das questões foi pelo modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI) e análise dos parâmetros pelo Programa Computacional ICL (IRT Command Language). Os dados foram analisados na Linguagem R. Conclui-se que a TRI é aplicável às provas da OBMEP no que diz respeito ao ajuste dos modelos logísticos com 1, 2 e 3 parâmetros, já o modelo de 3 parâmetros foi o que apresentou melhor ajuste pelo Critério de Informação de Akaike (AIC). |
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Comparação da classificação na prova da OBMEP por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e da Teoria Clássica de Testes (TCT)Educação; Avaliação; MatemáticaEste estudo objetiva investigar se a Teoria de Resposta ao Item (TRI) se aplica na Olimpíada Brasileira de Matemática-OBMEP-2017 e comparar com o modelo tradicional de Teoria Clássica de Testes (TCT). A amostra foi composta por 350 estudantes que estavam cursando o ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE), campus Rio Pomba/MG. Avaliou-se os itens (questões) da prova da OBMEP-2017 (nível 3) primeira etapa. A análise das questões foi pelo modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI) e análise dos parâmetros pelo Programa Computacional ICL (IRT Command Language). Os dados foram analisados na Linguagem R. Conclui-se que a TRI é aplicável às provas da OBMEP no que diz respeito ao ajuste dos modelos logísticos com 1, 2 e 3 parâmetros, já o modelo de 3 parâmetros foi o que apresentou melhor ajuste pelo Critério de Informação de Akaike (AIC).Fundação CesgranrioMoreira, AlexNogueira, Cristina Henriques2020-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/215110.22347/2175-2753v12i34.2151Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 162-1802175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2151/pdfAmérica do SulDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T20:02:38Zoai:ojs.localhost:article/2151Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-05T20:02:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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