Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Rogério Severiano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coelho, Antonio Carlos Dias, Dutra, Giselle Bezerra Mesquita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781
Resumo: O presente estudo utilizou o modelo de avaliação propostos por Daniel Stufflebeam (2000) para avaliar os possíveis efeitos dos contextos, insumos e processos no produto. O objetivo da pesquisa foi investigar o impacto diferenciador de contextos, insumos e processos presentes nas estruturas educacionais individualizadas de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no desempenho educacional de seus discentes. As informações requeridas constam da base de dados de Indicadores Educacionais para mensurar os atributos da estrutura educacional (contextos, insumos e processos) e, como medida de desempenho educacional (Produto), o ENEM – ambos divulgados pelo INEP referentes ao período de 2013 a 2015. As inferências empíricas são apresentadas por métodos estatísticos univariados e multivariados com uso de dados em painel. Como principal resultado tem-se indícios de que parte dos insumos e processos afetam o desempenho, porém, com baixo poder explanatório, por isso optou-se por rejeitar a hipótese de que o desempenho educacional dos discentes dos Institutos Federais do Brasil é afetado pela especificidade de insumos, processos e contextos associados a cada unidade ou dependência, levantados no estudo.
id CESGRAN-1_c35db7c3b422412ae280dce8c08d2e87
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1781
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do BrasilAvaliação; Educação; Avaliação EducacionalO presente estudo utilizou o modelo de avaliação propostos por Daniel Stufflebeam (2000) para avaliar os possíveis efeitos dos contextos, insumos e processos no produto. O objetivo da pesquisa foi investigar o impacto diferenciador de contextos, insumos e processos presentes nas estruturas educacionais individualizadas de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no desempenho educacional de seus discentes. As informações requeridas constam da base de dados de Indicadores Educacionais para mensurar os atributos da estrutura educacional (contextos, insumos e processos) e, como medida de desempenho educacional (Produto), o ENEM – ambos divulgados pelo INEP referentes ao período de 2013 a 2015. As inferências empíricas são apresentadas por métodos estatísticos univariados e multivariados com uso de dados em painel. Como principal resultado tem-se indícios de que parte dos insumos e processos afetam o desempenho, porém, com baixo poder explanatório, por isso optou-se por rejeitar a hipótese de que o desempenho educacional dos discentes dos Institutos Federais do Brasil é afetado pela especificidade de insumos, processos e contextos associados a cada unidade ou dependência, levantados no estudo.Fundação CesgranrioDutra, Rogério SeverianoCoelho, Antonio Carlos DiasDutra, Giselle Bezerra Mesquita2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/178110.22347/2175-2753v11i31.1781Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 124-1532175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1781/24410.22347/2175-2753v11i31.1781.s244BrasilCronologicaAmostral nao aleatoriaDireitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-13T12:09:46Zoai:ojs.localhost:article/1781Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-08-13T12:09:46Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil
title Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil
spellingShingle Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil
Dutra, Rogério Severiano
Avaliação; Educação; Avaliação Educacional
title_short Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil
title_full Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil
title_fullStr Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil
title_full_unstemmed Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil
title_sort Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil
author Dutra, Rogério Severiano
author_facet Dutra, Rogério Severiano
Coelho, Antonio Carlos Dias
Dutra, Giselle Bezerra Mesquita
author_role author
author2 Coelho, Antonio Carlos Dias
Dutra, Giselle Bezerra Mesquita
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Rogério Severiano
Coelho, Antonio Carlos Dias
Dutra, Giselle Bezerra Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação; Avaliação Educacional
topic Avaliação; Educação; Avaliação Educacional
description O presente estudo utilizou o modelo de avaliação propostos por Daniel Stufflebeam (2000) para avaliar os possíveis efeitos dos contextos, insumos e processos no produto. O objetivo da pesquisa foi investigar o impacto diferenciador de contextos, insumos e processos presentes nas estruturas educacionais individualizadas de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no desempenho educacional de seus discentes. As informações requeridas constam da base de dados de Indicadores Educacionais para mensurar os atributos da estrutura educacional (contextos, insumos e processos) e, como medida de desempenho educacional (Produto), o ENEM – ambos divulgados pelo INEP referentes ao período de 2013 a 2015. As inferências empíricas são apresentadas por métodos estatísticos univariados e multivariados com uso de dados em painel. Como principal resultado tem-se indícios de que parte dos insumos e processos afetam o desempenho, porém, com baixo poder explanatório, por isso optou-se por rejeitar a hipótese de que o desempenho educacional dos discentes dos Institutos Federais do Brasil é afetado pela especificidade de insumos, processos e contextos associados a cada unidade ou dependência, levantados no estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781
10.22347/2175-2753v11i31.1781
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i31.1781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1781/244
10.22347/2175-2753v11i31.1781.s244
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Cronologica
Amostral nao aleatoria
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 124-153
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672699330560