Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781 |
Resumo: | O presente estudo utilizou o modelo de avaliação propostos por Daniel Stufflebeam (2000) para avaliar os possíveis efeitos dos contextos, insumos e processos no produto. O objetivo da pesquisa foi investigar o impacto diferenciador de contextos, insumos e processos presentes nas estruturas educacionais individualizadas de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no desempenho educacional de seus discentes. As informações requeridas constam da base de dados de Indicadores Educacionais para mensurar os atributos da estrutura educacional (contextos, insumos e processos) e, como medida de desempenho educacional (Produto), o ENEM – ambos divulgados pelo INEP referentes ao período de 2013 a 2015. As inferências empíricas são apresentadas por métodos estatísticos univariados e multivariados com uso de dados em painel. Como principal resultado tem-se indícios de que parte dos insumos e processos afetam o desempenho, porém, com baixo poder explanatório, por isso optou-se por rejeitar a hipótese de que o desempenho educacional dos discentes dos Institutos Federais do Brasil é afetado pela especificidade de insumos, processos e contextos associados a cada unidade ou dependência, levantados no estudo. |
id |
CESGRAN-1_c35db7c3b422412ae280dce8c08d2e87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1781 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do BrasilAvaliação; Educação; Avaliação EducacionalO presente estudo utilizou o modelo de avaliação propostos por Daniel Stufflebeam (2000) para avaliar os possíveis efeitos dos contextos, insumos e processos no produto. O objetivo da pesquisa foi investigar o impacto diferenciador de contextos, insumos e processos presentes nas estruturas educacionais individualizadas de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no desempenho educacional de seus discentes. As informações requeridas constam da base de dados de Indicadores Educacionais para mensurar os atributos da estrutura educacional (contextos, insumos e processos) e, como medida de desempenho educacional (Produto), o ENEM – ambos divulgados pelo INEP referentes ao período de 2013 a 2015. As inferências empíricas são apresentadas por métodos estatísticos univariados e multivariados com uso de dados em painel. Como principal resultado tem-se indícios de que parte dos insumos e processos afetam o desempenho, porém, com baixo poder explanatório, por isso optou-se por rejeitar a hipótese de que o desempenho educacional dos discentes dos Institutos Federais do Brasil é afetado pela especificidade de insumos, processos e contextos associados a cada unidade ou dependência, levantados no estudo.Fundação CesgranrioDutra, Rogério SeverianoCoelho, Antonio Carlos DiasDutra, Giselle Bezerra Mesquita2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/178110.22347/2175-2753v11i31.1781Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 124-1532175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1781/24410.22347/2175-2753v11i31.1781.s244BrasilCronologicaAmostral nao aleatoriaDireitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-13T12:09:46Zoai:ojs.localhost:article/1781Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-08-13T12:09:46Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil |
title |
Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil |
spellingShingle |
Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil Dutra, Rogério Severiano Avaliação; Educação; Avaliação Educacional |
title_short |
Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil |
title_full |
Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil |
title_fullStr |
Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil |
title_full_unstemmed |
Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil |
title_sort |
Indicadores Educacionais e Proficiência no ENEM: um estudo nos Institutos Federais do Brasil |
author |
Dutra, Rogério Severiano |
author_facet |
Dutra, Rogério Severiano Coelho, Antonio Carlos Dias Dutra, Giselle Bezerra Mesquita |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Antonio Carlos Dias Dutra, Giselle Bezerra Mesquita |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Rogério Severiano Coelho, Antonio Carlos Dias Dutra, Giselle Bezerra Mesquita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação; Avaliação Educacional |
topic |
Avaliação; Educação; Avaliação Educacional |
description |
O presente estudo utilizou o modelo de avaliação propostos por Daniel Stufflebeam (2000) para avaliar os possíveis efeitos dos contextos, insumos e processos no produto. O objetivo da pesquisa foi investigar o impacto diferenciador de contextos, insumos e processos presentes nas estruturas educacionais individualizadas de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no desempenho educacional de seus discentes. As informações requeridas constam da base de dados de Indicadores Educacionais para mensurar os atributos da estrutura educacional (contextos, insumos e processos) e, como medida de desempenho educacional (Produto), o ENEM – ambos divulgados pelo INEP referentes ao período de 2013 a 2015. As inferências empíricas são apresentadas por métodos estatísticos univariados e multivariados com uso de dados em painel. Como principal resultado tem-se indícios de que parte dos insumos e processos afetam o desempenho, porém, com baixo poder explanatório, por isso optou-se por rejeitar a hipótese de que o desempenho educacional dos discentes dos Institutos Federais do Brasil é afetado pela especificidade de insumos, processos e contextos associados a cada unidade ou dependência, levantados no estudo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781 10.22347/2175-2753v11i31.1781 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i31.1781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1781/244 10.22347/2175-2753v11i31.1781.s244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Cronologica Amostral nao aleatoria |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 31 (2019): Revista Meta: Avaliação Jan./Abr.; 124-153 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672699330560 |