Descrição e análise do uso de orações gerundivas nos comandos dos itens do Enem e sua relação com os aspectos avaliativos da prova: desafios na elaboração de itens avaliativos
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3174 |
Resumo: | Itens de provas são elaborados segundo critérios de diversas naturezas. Conciliar esses critérios é um desafio, sobretudo em uma prova com a abrangência do Enem. Neste texto, descreve-se e analisa-se um tipo de oração muito comum nos comandos de itens: as orações gerundivas, como “Considerando X, faça Y”. Para tanto, foi constituído o corpus com provas do Enem, realizadas de 2010 a 2019, das quais foram extraídas as ocorrências de orações gerundivas. A partir desse levantamento, verificou-se se os comandos assim formulados estão adequados às normas do português padrão prescritas pelas gramáticas tradicionais. Nos casos em que se encontram desvios, se discute se uma simples revisão gramatical resolveria o problema, já que, na elaboração de itens, correção gramatical é um critério técnico indissociável. |
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Descrição e análise do uso de orações gerundivas nos comandos dos itens do Enem e sua relação com os aspectos avaliativos da prova: desafios na elaboração de itens avaliativosEnem; Linguagens especializadas; Orações gerundivasItens de provas são elaborados segundo critérios de diversas naturezas. Conciliar esses critérios é um desafio, sobretudo em uma prova com a abrangência do Enem. Neste texto, descreve-se e analisa-se um tipo de oração muito comum nos comandos de itens: as orações gerundivas, como “Considerando X, faça Y”. Para tanto, foi constituído o corpus com provas do Enem, realizadas de 2010 a 2019, das quais foram extraídas as ocorrências de orações gerundivas. A partir desse levantamento, verificou-se se os comandos assim formulados estão adequados às normas do português padrão prescritas pelas gramáticas tradicionais. Nos casos em que se encontram desvios, se discute se uma simples revisão gramatical resolveria o problema, já que, na elaboração de itens, correção gramatical é um critério técnico indissociável.Fundação CesgranrioRocha, Ana Paula AntunesLima, Bruno Assis Freire2021-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/317410.22347/2175-2753v13i38.3174Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 38 (2021): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 149 - 1752175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3174/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/3174/48010.22347/2175-2753v13i38.3174.s480BrasilDireitos autorais 2021 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-05T15:02:20Zoai:ojs.localhost:article/3174Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2021-04-05T15:02:20Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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