(Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franca, Tânia Maria Rodrigues de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/80
Resumo: O estudo visa fazer uma comparação da primeira (2008) e da segunda avaliação (2009) realizada no Programa de Pos-Graduação em Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) a partir da otica discente. Ressaltamos que a segunda avaliação em questao foi realizada com o objetivo de tambem compor o Relatorio Anual a ser enviado à Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes). Foi desenvolvida uma avaliação quantiqualitativa concebida pelo principio formativo e centrada nos participantes, como proposto por Scriven e Stake (apud WORTHEN; SANDERS; FITZPATRICK, 2004), respectivamente. Foi possivel identificar os pontos fortes e as fragilidades do Programa para melhoria de sua qualidade. Os criterios de avaliação praticados pela Capes, no trienio 2004-2007, para a Grande Area das Ciencias da Saúde, no que diz respeito ao Programa, às suas linhas de pesquisa, disciplinas e organização foram a base para dimensionar as 14 categorias avaliadas. Nas duas avaliações a satisfação dos discentes centrou-se na qualidade do corpo docente, nas disciplinas oferecidas e nos servicos prestados pela secretaria. A insatisfação, nas disciplinas e na infraestrutura das salas de aula e de estudo. A ausencia das categorias Comunicação e Criterios da avaliação, considerados como ponto forte e fragilidade, na primeira avaliação, respectivamente, podem indicar que estas questoes nao e mais preocupação dos discentes, apesar de que parte dos participantes da segunda avaliação nao foi respondente da primeira, como tambem o momento foi diferente.
id CESGRAN-1_efd1c9e48edd00f439d165c747720db2
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/80
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling (Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação(Re)evaluating the Post Graduation Program in Neurology at Unirio: the students amplify the evaluation(Re) evaluando el Programa de Posgrado en Neurologia de la UNIRIO: los estudiantes amplian su evaluacionAvaliação InternaAvaliação; Avaliação interna; Autoavaliação; UnirioEvaluation; Internal Evaluation; Self Evaluation; UNIRIOEvaluacion; Evaluacion interna; Autoevaluacion UNIRIOO estudo visa fazer uma comparação da primeira (2008) e da segunda avaliação (2009) realizada no Programa de Pos-Graduação em Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) a partir da otica discente. Ressaltamos que a segunda avaliação em questao foi realizada com o objetivo de tambem compor o Relatorio Anual a ser enviado à Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes). Foi desenvolvida uma avaliação quantiqualitativa concebida pelo principio formativo e centrada nos participantes, como proposto por Scriven e Stake (apud WORTHEN; SANDERS; FITZPATRICK, 2004), respectivamente. Foi possivel identificar os pontos fortes e as fragilidades do Programa para melhoria de sua qualidade. Os criterios de avaliação praticados pela Capes, no trienio 2004-2007, para a Grande Area das Ciencias da Saúde, no que diz respeito ao Programa, às suas linhas de pesquisa, disciplinas e organização foram a base para dimensionar as 14 categorias avaliadas. Nas duas avaliações a satisfação dos discentes centrou-se na qualidade do corpo docente, nas disciplinas oferecidas e nos servicos prestados pela secretaria. A insatisfação, nas disciplinas e na infraestrutura das salas de aula e de estudo. A ausencia das categorias Comunicação e Criterios da avaliação, considerados como ponto forte e fragilidade, na primeira avaliação, respectivamente, podem indicar que estas questoes nao e mais preocupação dos discentes, apesar de que parte dos participantes da segunda avaliação nao foi respondente da primeira, como tambem o momento foi diferente.El estudio compara la primera (2008) y la segunda evaluacion (2009) realizada en el Programa deL Posgrado en Neurologia de la Universidad Federal del Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO) a partir del punto de vista discente. Se subraya que la segunda evaluacion se realizo con el objeto de poder realizar tambien el Informe Anual que se enviara a la Coordinacion de Perfeccionamiento de P ersonal de Nivel Superior (CAPES). Se hizo una evaluacion cuanticualitativa orientada por el principio formativo y centrada en los participantes, como lo propone Scriven y Stake (apud WORTHEN; SANDERS; FITZPATRICK, 2004), respectivamente. Se identificaron los puntos fuertes y las fragilidades del Programa para poder mejorar su calidad. Los criterios de evaluacion practicados por la CAPES, en el trienio 2004 -2007 para la Gran Area de las Ciencias de la Salud, que se refieren al Programa, a sus lineas de estudio, asignaturas y organizacion sirvieron de base para dimensionar las 14 categorias evaluadas. En las dos evaluaciones la satisfaccion de los discentes se concentro en la calidad del cuerpo docente, en las asignaturas y en los servicios ofrecidos por la secretaria. La insatisfaccion, en las asignaturas y en la infraestructura del aula y del estudio. La ausencia de las categorias Comunicacion y Criterios de la Evaluacion, considerados como punto fuerte y fragilidad, en la primera evaluacion, respectivamente, pueden señalar que estas cuestiones no preocupan mas a los discentes, a pesar de que parte de los participantes de la segunda evaluacion no participo de la primera, asi como tambien es bueno recordar que el momento es otro.The study aims to compare the first (2008) and the second evaluation (2009) carried out in the Program of Post graduation in Neurology of the Federal University of the State of the Rio of Janeiro-UNIRIO from the students point of view. We emphasize that the second evaluation open to question was carried out by the objective to also compose the Annual Report being sent to CAPES. A qualitative and quantitative evaluation was developed on the formative principle and centered on the participants, as proposed by Scriven and Stake, respectively. It was possible to identify the strong and weak points of the Program for improvement of its quality. The evaluation criteria used by CAPES, in the three-year period 2004-2007, for the Great Area of the Sciences of Health, in what concerns the Program, to his lines of inquiry, disciplines and organization were the basis to calculate the size of 14 evaluated categories. In two evaluations the satisfaction of the pupils was centered in the capacity of the faculty, in the offered disciplines and in the services given by the general office. The dissatisfaction, in the disciplines and in the infrastructure of the classrooms and of study rooms. The absence of the Communication and Criteria categories of the evaluation, considered strong and weak points, in the first evaluation, respectively, can indicate that these questions are not any more a preoccupation of the pupils, in spite of the fact that part of the participants of the second evaluation was not respondent of the first one and also the moment it was different.Fundação CesgranrioUNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroFranca, Tânia Maria Rodrigues de2012-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/8010.22347/2175-2753v4i10.80Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 10 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 56-672175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/80/176https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/80/189Rio de JaneirocontemporâneaTodos matriculadosDireitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-19T11:47:39Zoai:ojs.localhost:article/80Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-07-19T11:47:39Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação
(Re)evaluating the Post Graduation Program in Neurology at Unirio: the students amplify the evaluation
(Re) evaluando el Programa de Posgrado en Neurologia de la UNIRIO: los estudiantes amplian su evaluacion
title (Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação
spellingShingle (Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação
Franca, Tânia Maria Rodrigues de
Avaliação Interna
Avaliação; Avaliação interna; Autoavaliação; Unirio
Evaluation; Internal Evaluation; Self Evaluation; UNIRIO
Evaluacion; Evaluacion interna; Autoevaluacion UNIRIO
title_short (Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação
title_full (Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação
title_fullStr (Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação
title_full_unstemmed (Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação
title_sort (Re)avaliando o Programa de Pos-graduação em Neurologia da UNIRIO: os estudantes ampliam sua avaliação
author Franca, Tânia Maria Rodrigues de
author_facet Franca, Tânia Maria Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro


dc.contributor.author.fl_str_mv Franca, Tânia Maria Rodrigues de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Interna
Avaliação; Avaliação interna; Autoavaliação; Unirio
Evaluation; Internal Evaluation; Self Evaluation; UNIRIO
Evaluacion; Evaluacion interna; Autoevaluacion UNIRIO
topic Avaliação Interna
Avaliação; Avaliação interna; Autoavaliação; Unirio
Evaluation; Internal Evaluation; Self Evaluation; UNIRIO
Evaluacion; Evaluacion interna; Autoevaluacion UNIRIO
description O estudo visa fazer uma comparação da primeira (2008) e da segunda avaliação (2009) realizada no Programa de Pos-Graduação em Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) a partir da otica discente. Ressaltamos que a segunda avaliação em questao foi realizada com o objetivo de tambem compor o Relatorio Anual a ser enviado à Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes). Foi desenvolvida uma avaliação quantiqualitativa concebida pelo principio formativo e centrada nos participantes, como proposto por Scriven e Stake (apud WORTHEN; SANDERS; FITZPATRICK, 2004), respectivamente. Foi possivel identificar os pontos fortes e as fragilidades do Programa para melhoria de sua qualidade. Os criterios de avaliação praticados pela Capes, no trienio 2004-2007, para a Grande Area das Ciencias da Saúde, no que diz respeito ao Programa, às suas linhas de pesquisa, disciplinas e organização foram a base para dimensionar as 14 categorias avaliadas. Nas duas avaliações a satisfação dos discentes centrou-se na qualidade do corpo docente, nas disciplinas oferecidas e nos servicos prestados pela secretaria. A insatisfação, nas disciplinas e na infraestrutura das salas de aula e de estudo. A ausencia das categorias Comunicação e Criterios da avaliação, considerados como ponto forte e fragilidade, na primeira avaliação, respectivamente, podem indicar que estas questoes nao e mais preocupação dos discentes, apesar de que parte dos participantes da segunda avaliação nao foi respondente da primeira, como tambem o momento foi diferente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-11
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/80
10.22347/2175-2753v4i10.80
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/80
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v4i10.80
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/80/176
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/80/189
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio de Janeiro
contemporânea
Todos matriculados






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 4, n. 10 (2012): Revista Meta: Avaliacao; 56-67
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671920238592