A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pott, Eveline Tonelotto Barbosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Junior, Henrique Pott
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2430
Resumo: As reflexões acerca da formação médica vêm ganhando destaque nos últimos anos, em especial pelo desafio de formar um profissional que seja capaz de atender as demandas sociais e técnicas. Neste cenário, um tema que não pode ser deixado de lado é a importância da avaliação discente como aspecto fundamental no processo de formação. Sendo assim, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura, buscando sintetizar as evidências encontradas sobre a avaliação discente na graduação médica, destacando suas possibilidades e tendências pedagógicas. Na análise apresentada, é possível considerar que a temática da avaliação na área médica é recente, mas vem ganhando destaque no âmbito científico. No entanto, necessita-se de maiores investigações, em especial com relação ao impacto da implementação de novas propostas avaliativas sobre alunos e professores.Palavras-chave: Avaliação educacional. Educação médica. Educação de graduação em medicina.
id CESGRAN-1_f176701e6124f4eb15e126bb4d28265f
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2430
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafiosavaliação educacional; educação médica; educação de graduação em medicina.As reflexões acerca da formação médica vêm ganhando destaque nos últimos anos, em especial pelo desafio de formar um profissional que seja capaz de atender as demandas sociais e técnicas. Neste cenário, um tema que não pode ser deixado de lado é a importância da avaliação discente como aspecto fundamental no processo de formação. Sendo assim, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura, buscando sintetizar as evidências encontradas sobre a avaliação discente na graduação médica, destacando suas possibilidades e tendências pedagógicas. Na análise apresentada, é possível considerar que a temática da avaliação na área médica é recente, mas vem ganhando destaque no âmbito científico. No entanto, necessita-se de maiores investigações, em especial com relação ao impacto da implementação de novas propostas avaliativas sobre alunos e professores.Palavras-chave: Avaliação educacional. Educação médica. Educação de graduação em medicina.Fundação CesgranrioPott, Eveline Tonelotto BarbosaJunior, Henrique Pott2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/243010.22347/2175-2753v12i35.2430Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 308-3352175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2430/pdfBrasil.Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-02T00:30:39Zoai:ojs.localhost:article/2430Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-02T00:30:39Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios
title A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios
spellingShingle A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios
Pott, Eveline Tonelotto Barbosa
avaliação educacional; educação médica; educação de graduação em medicina.
title_short A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios
title_full A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios
title_fullStr A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios
title_full_unstemmed A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios
title_sort A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios
author Pott, Eveline Tonelotto Barbosa
author_facet Pott, Eveline Tonelotto Barbosa
Junior, Henrique Pott
author_role author
author2 Junior, Henrique Pott
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pott, Eveline Tonelotto Barbosa
Junior, Henrique Pott
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação educacional; educação médica; educação de graduação em medicina.
topic avaliação educacional; educação médica; educação de graduação em medicina.
description As reflexões acerca da formação médica vêm ganhando destaque nos últimos anos, em especial pelo desafio de formar um profissional que seja capaz de atender as demandas sociais e técnicas. Neste cenário, um tema que não pode ser deixado de lado é a importância da avaliação discente como aspecto fundamental no processo de formação. Sendo assim, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura, buscando sintetizar as evidências encontradas sobre a avaliação discente na graduação médica, destacando suas possibilidades e tendências pedagógicas. Na análise apresentada, é possível considerar que a temática da avaliação na área médica é recente, mas vem ganhando destaque no âmbito científico. No entanto, necessita-se de maiores investigações, em especial com relação ao impacto da implementação de novas propostas avaliativas sobre alunos e professores.Palavras-chave: Avaliação educacional. Educação médica. Educação de graduação em medicina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-02
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2430
10.22347/2175-2753v12i35.2430
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2430
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v12i35.2430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2430/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil.


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 308-335
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672767488000