A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2430 |
Resumo: | As reflexões acerca da formação médica vêm ganhando destaque nos últimos anos, em especial pelo desafio de formar um profissional que seja capaz de atender as demandas sociais e técnicas. Neste cenário, um tema que não pode ser deixado de lado é a importância da avaliação discente como aspecto fundamental no processo de formação. Sendo assim, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura, buscando sintetizar as evidências encontradas sobre a avaliação discente na graduação médica, destacando suas possibilidades e tendências pedagógicas. Na análise apresentada, é possível considerar que a temática da avaliação na área médica é recente, mas vem ganhando destaque no âmbito científico. No entanto, necessita-se de maiores investigações, em especial com relação ao impacto da implementação de novas propostas avaliativas sobre alunos e professores.Palavras-chave: Avaliação educacional. Educação médica. Educação de graduação em medicina. |
id |
CESGRAN-1_f176701e6124f4eb15e126bb4d28265f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2430 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafiosavaliação educacional; educação médica; educação de graduação em medicina.As reflexões acerca da formação médica vêm ganhando destaque nos últimos anos, em especial pelo desafio de formar um profissional que seja capaz de atender as demandas sociais e técnicas. Neste cenário, um tema que não pode ser deixado de lado é a importância da avaliação discente como aspecto fundamental no processo de formação. Sendo assim, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura, buscando sintetizar as evidências encontradas sobre a avaliação discente na graduação médica, destacando suas possibilidades e tendências pedagógicas. Na análise apresentada, é possível considerar que a temática da avaliação na área médica é recente, mas vem ganhando destaque no âmbito científico. No entanto, necessita-se de maiores investigações, em especial com relação ao impacto da implementação de novas propostas avaliativas sobre alunos e professores.Palavras-chave: Avaliação educacional. Educação médica. Educação de graduação em medicina.Fundação CesgranrioPott, Eveline Tonelotto BarbosaJunior, Henrique Pott2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/243010.22347/2175-2753v12i35.2430Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 308-3352175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2430/pdfBrasil.Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-02T00:30:39Zoai:ojs.localhost:article/2430Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-02T00:30:39Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios |
title |
A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios |
spellingShingle |
A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios Pott, Eveline Tonelotto Barbosa avaliação educacional; educação médica; educação de graduação em medicina. |
title_short |
A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios |
title_full |
A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios |
title_fullStr |
A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios |
title_full_unstemmed |
A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios |
title_sort |
A avaliação discente na graduação médica: possibilidades e desafios |
author |
Pott, Eveline Tonelotto Barbosa |
author_facet |
Pott, Eveline Tonelotto Barbosa Junior, Henrique Pott |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Henrique Pott |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pott, Eveline Tonelotto Barbosa Junior, Henrique Pott |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação educacional; educação médica; educação de graduação em medicina. |
topic |
avaliação educacional; educação médica; educação de graduação em medicina. |
description |
As reflexões acerca da formação médica vêm ganhando destaque nos últimos anos, em especial pelo desafio de formar um profissional que seja capaz de atender as demandas sociais e técnicas. Neste cenário, um tema que não pode ser deixado de lado é a importância da avaliação discente como aspecto fundamental no processo de formação. Sendo assim, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura, buscando sintetizar as evidências encontradas sobre a avaliação discente na graduação médica, destacando suas possibilidades e tendências pedagógicas. Na análise apresentada, é possível considerar que a temática da avaliação na área médica é recente, mas vem ganhando destaque no âmbito científico. No entanto, necessita-se de maiores investigações, em especial com relação ao impacto da implementação de novas propostas avaliativas sobre alunos e professores.Palavras-chave: Avaliação educacional. Educação médica. Educação de graduação em medicina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2430 10.22347/2175-2753v12i35.2430 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2430 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v12i35.2430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2430/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 35 (2020): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 308-335 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672767488000 |