Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grohmann, Marcia Zampieri
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nascimento, Zulmar Belmonte, Radons, Daiane Lindner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218
Resumo: A partir do crescimento da globalização, a avaliação da qualidade do servico prestado pelas Instituicoes de Ensino Superior tornou-se imperativa. O artigo teve como objetivos: verificar como os docentes percebem o processo de Auto Avaliação Institucional utilizado na Universidade e identificar a influencia do perfil do respondente na percepcao do processo de Auto Avaliação Institucional. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de questionarios aos docentes, elaborados com base no estudo de Morales (2001). Os resultados mostram que ha concordância, por parte dos docentes, com a estrategia adotada para implantar a avaliação institucional na Universidade. Por outro lado, os docentes apresentam percepcao menos favoravel em relação ao processo de comunicação, especialmente nas questoes sobre o nivel de conhecimento da comunidade universitaria. A interferencia do perfil dos docentes na avaliação das dimensoes e fraca (15%), sendo que a dimensao mais afetada e a da lideranca (27%) e a menos afetada e a da participação e comprometimento (6%).
id CESGRAN-1_f53fce0073706cf8abc57cb20adc5c16
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/218
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docenteAvaliaçãoAvaliação, Docente; Instituicao Ensino SuperiorA partir do crescimento da globalização, a avaliação da qualidade do servico prestado pelas Instituicoes de Ensino Superior tornou-se imperativa. O artigo teve como objetivos: verificar como os docentes percebem o processo de Auto Avaliação Institucional utilizado na Universidade e identificar a influencia do perfil do respondente na percepcao do processo de Auto Avaliação Institucional. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de questionarios aos docentes, elaborados com base no estudo de Morales (2001). Os resultados mostram que ha concordância, por parte dos docentes, com a estrategia adotada para implantar a avaliação institucional na Universidade. Por outro lado, os docentes apresentam percepcao menos favoravel em relação ao processo de comunicação, especialmente nas questoes sobre o nivel de conhecimento da comunidade universitaria. A interferencia do perfil dos docentes na avaliação das dimensoes e fraca (15%), sendo que a dimensao mais afetada e a da lideranca (27%) e a menos afetada e a da participação e comprometimento (6%).Fundação CesgranrioGrohmann, Marcia ZampieriNascimento, Zulmar BelmonteRadons, Daiane Lindner2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/21810.22347/2175-2753v6i17.218Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 118-1442175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218/pdf_1Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:58:57Zoai:ojs.localhost:article/218Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:58:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente
title Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente
spellingShingle Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente
Grohmann, Marcia Zampieri
Avaliação
Avaliação, Docente; Instituicao Ensino Superior
title_short Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente
title_full Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente
title_fullStr Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente
title_full_unstemmed Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente
title_sort Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente
author Grohmann, Marcia Zampieri
author_facet Grohmann, Marcia Zampieri
Nascimento, Zulmar Belmonte
Radons, Daiane Lindner
author_role author
author2 Nascimento, Zulmar Belmonte
Radons, Daiane Lindner
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Grohmann, Marcia Zampieri
Nascimento, Zulmar Belmonte
Radons, Daiane Lindner
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Avaliação, Docente; Instituicao Ensino Superior
topic Avaliação
Avaliação, Docente; Instituicao Ensino Superior
description A partir do crescimento da globalização, a avaliação da qualidade do servico prestado pelas Instituicoes de Ensino Superior tornou-se imperativa. O artigo teve como objetivos: verificar como os docentes percebem o processo de Auto Avaliação Institucional utilizado na Universidade e identificar a influencia do perfil do respondente na percepcao do processo de Auto Avaliação Institucional. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de questionarios aos docentes, elaborados com base no estudo de Morales (2001). Os resultados mostram que ha concordância, por parte dos docentes, com a estrategia adotada para implantar a avaliação institucional na Universidade. Por outro lado, os docentes apresentam percepcao menos favoravel em relação ao processo de comunicação, especialmente nas questoes sobre o nivel de conhecimento da comunidade universitaria. A interferencia do perfil dos docentes na avaliação das dimensoes e fraca (15%), sendo que a dimensao mais afetada e a da lideranca (27%) e a menos afetada e a da participação e comprometimento (6%).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-09
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218
10.22347/2175-2753v6i17.218
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v6i17.218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 118-144
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671802798080