Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218 |
Resumo: | A partir do crescimento da globalização, a avaliação da qualidade do servico prestado pelas Instituicoes de Ensino Superior tornou-se imperativa. O artigo teve como objetivos: verificar como os docentes percebem o processo de Auto Avaliação Institucional utilizado na Universidade e identificar a influencia do perfil do respondente na percepcao do processo de Auto Avaliação Institucional. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de questionarios aos docentes, elaborados com base no estudo de Morales (2001). Os resultados mostram que ha concordância, por parte dos docentes, com a estrategia adotada para implantar a avaliação institucional na Universidade. Por outro lado, os docentes apresentam percepcao menos favoravel em relação ao processo de comunicação, especialmente nas questoes sobre o nivel de conhecimento da comunidade universitaria. A interferencia do perfil dos docentes na avaliação das dimensoes e fraca (15%), sendo que a dimensao mais afetada e a da lideranca (27%) e a menos afetada e a da participação e comprometimento (6%). |
id |
CESGRAN-1_f53fce0073706cf8abc57cb20adc5c16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/218 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docenteAvaliaçãoAvaliação, Docente; Instituicao Ensino SuperiorA partir do crescimento da globalização, a avaliação da qualidade do servico prestado pelas Instituicoes de Ensino Superior tornou-se imperativa. O artigo teve como objetivos: verificar como os docentes percebem o processo de Auto Avaliação Institucional utilizado na Universidade e identificar a influencia do perfil do respondente na percepcao do processo de Auto Avaliação Institucional. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de questionarios aos docentes, elaborados com base no estudo de Morales (2001). Os resultados mostram que ha concordância, por parte dos docentes, com a estrategia adotada para implantar a avaliação institucional na Universidade. Por outro lado, os docentes apresentam percepcao menos favoravel em relação ao processo de comunicação, especialmente nas questoes sobre o nivel de conhecimento da comunidade universitaria. A interferencia do perfil dos docentes na avaliação das dimensoes e fraca (15%), sendo que a dimensao mais afetada e a da lideranca (27%) e a menos afetada e a da participação e comprometimento (6%).Fundação CesgranrioGrohmann, Marcia ZampieriNascimento, Zulmar BelmonteRadons, Daiane Lindner2015-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/21810.22347/2175-2753v6i17.218Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 118-1442175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218/pdf_1Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T16:58:57Zoai:ojs.localhost:article/218Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T16:58:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente |
title |
Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente |
spellingShingle |
Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente Grohmann, Marcia Zampieri Avaliação Avaliação, Docente; Instituicao Ensino Superior |
title_short |
Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente |
title_full |
Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente |
title_fullStr |
Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente |
title_full_unstemmed |
Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente |
title_sort |
Auto Avaliação Institucional em uma Instituicao Federal de Ensino Superior: um olhar sob a perspectiva docente |
author |
Grohmann, Marcia Zampieri |
author_facet |
Grohmann, Marcia Zampieri Nascimento, Zulmar Belmonte Radons, Daiane Lindner |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Zulmar Belmonte Radons, Daiane Lindner |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grohmann, Marcia Zampieri Nascimento, Zulmar Belmonte Radons, Daiane Lindner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Avaliação, Docente; Instituicao Ensino Superior |
topic |
Avaliação Avaliação, Docente; Instituicao Ensino Superior |
description |
A partir do crescimento da globalização, a avaliação da qualidade do servico prestado pelas Instituicoes de Ensino Superior tornou-se imperativa. O artigo teve como objetivos: verificar como os docentes percebem o processo de Auto Avaliação Institucional utilizado na Universidade e identificar a influencia do perfil do respondente na percepcao do processo de Auto Avaliação Institucional. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de questionarios aos docentes, elaborados com base no estudo de Morales (2001). Os resultados mostram que ha concordância, por parte dos docentes, com a estrategia adotada para implantar a avaliação institucional na Universidade. Por outro lado, os docentes apresentam percepcao menos favoravel em relação ao processo de comunicação, especialmente nas questoes sobre o nivel de conhecimento da comunidade universitaria. A interferencia do perfil dos docentes na avaliação das dimensoes e fraca (15%), sendo que a dimensao mais afetada e a da lideranca (27%) e a menos afetada e a da participação e comprometimento (6%). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218 10.22347/2175-2753v6i17.218 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v6i17.218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/218/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 6, n. 17 (2014): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 118-144 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671802798080 |