Avaliação dos Efeitos da Estimulação Cortical Durante Realização de Tarefa Estimulo Resposta em Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nilceia Padilha de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Alisson Padilha de, Silva, Iris Lima e, Cardoso, Fabricio Bruno, Beresford, Heron
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/142
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da utilização da estimulação cortical para realização de tarefa que exige atencao e resposta apos um estimulo recebido. Utilizou-se a metodologia de trabalho experimental, com uma amostra de 80 escolares de ambos os sexos com idade entre 10 e 14 anos foram divididos em dois grupos para realização do teste de Stroop. O grupo experimental realizou os testes utilizando-se da estimulação cortical, o grupo controle realizou os testes sem estimulação cortical. Os resultados demonstraram que estudantes pertencentes ao grupo experimental tiveram melhor resultado nos testes de atencao. Pôde-se inferir que a estimulação cortical propiciou melhor estado de atencao nos estudantes do grupo experimental, traduzidos, principalmente, pelo menor tempo que estes apresentaram para execução das tarefas propostas.
id CESGRAN-1_f7372ceeb46646676cf1f2adfc79cf7f
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/142
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação dos Efeitos da Estimulação Cortical Durante Realização de Tarefa Estimulo Resposta em Escolaresavaliação, estimulação cortical e escolares.O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da utilização da estimulação cortical para realização de tarefa que exige atencao e resposta apos um estimulo recebido. Utilizou-se a metodologia de trabalho experimental, com uma amostra de 80 escolares de ambos os sexos com idade entre 10 e 14 anos foram divididos em dois grupos para realização do teste de Stroop. O grupo experimental realizou os testes utilizando-se da estimulação cortical, o grupo controle realizou os testes sem estimulação cortical. Os resultados demonstraram que estudantes pertencentes ao grupo experimental tiveram melhor resultado nos testes de atencao. Pôde-se inferir que a estimulação cortical propiciou melhor estado de atencao nos estudantes do grupo experimental, traduzidos, principalmente, pelo menor tempo que estes apresentaram para execução das tarefas propostas.Fundação CesgranrioLima, Nilceia Padilha deLima, Alisson Padilha deSilva, Iris Lima eCardoso, Fabricio BrunoBeresford, Heron2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/14210.22347/2175-2753v7i21.142Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 294-3052175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/142/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/142/pdfDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:23:54Zoai:ojs.localhost:article/142Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:23:54Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos Efeitos da Estimulação Cortical Durante Realização de Tarefa Estimulo Resposta em Escolares
title Avaliação dos Efeitos da Estimulação Cortical Durante Realização de Tarefa Estimulo Resposta em Escolares
spellingShingle Avaliação dos Efeitos da Estimulação Cortical Durante Realização de Tarefa Estimulo Resposta em Escolares
Lima, Nilceia Padilha de
avaliação, estimulação cortical e escolares.
title_short Avaliação dos Efeitos da Estimulação Cortical Durante Realização de Tarefa Estimulo Resposta em Escolares
title_full Avaliação dos Efeitos da Estimulação Cortical Durante Realização de Tarefa Estimulo Resposta em Escolares
title_fullStr Avaliação dos Efeitos da Estimulação Cortical Durante Realização de Tarefa Estimulo Resposta em Escolares
title_full_unstemmed Avaliação dos Efeitos da Estimulação Cortical Durante Realização de Tarefa Estimulo Resposta em Escolares
title_sort Avaliação dos Efeitos da Estimulação Cortical Durante Realização de Tarefa Estimulo Resposta em Escolares
author Lima, Nilceia Padilha de
author_facet Lima, Nilceia Padilha de
Lima, Alisson Padilha de
Silva, Iris Lima e
Cardoso, Fabricio Bruno
Beresford, Heron
author_role author
author2 Lima, Alisson Padilha de
Silva, Iris Lima e
Cardoso, Fabricio Bruno
Beresford, Heron
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Nilceia Padilha de
Lima, Alisson Padilha de
Silva, Iris Lima e
Cardoso, Fabricio Bruno
Beresford, Heron
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação, estimulação cortical e escolares.
topic avaliação, estimulação cortical e escolares.
description O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da utilização da estimulação cortical para realização de tarefa que exige atencao e resposta apos um estimulo recebido. Utilizou-se a metodologia de trabalho experimental, com uma amostra de 80 escolares de ambos os sexos com idade entre 10 e 14 anos foram divididos em dois grupos para realização do teste de Stroop. O grupo experimental realizou os testes utilizando-se da estimulação cortical, o grupo controle realizou os testes sem estimulação cortical. Os resultados demonstraram que estudantes pertencentes ao grupo experimental tiveram melhor resultado nos testes de atencao. Pôde-se inferir que a estimulação cortical propiciou melhor estado de atencao nos estudantes do grupo experimental, traduzidos, principalmente, pelo menor tempo que estes apresentaram para execução das tarefas propostas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/142
10.22347/2175-2753v7i21.142
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/142
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v7i21.142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/142/pdf1
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/142/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 294-305
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671896121344