Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120 |
Resumo: | Este ensaio discute as relacoes entre os niveis educacionais e a macroeconomia de uma regiao, passando pela formação de professores. O modelo educacional atual tem demonstrado falhas em educar individuos para as novas necessidades econômicas que requerem profissionais criativos e com capacidade de resolução de problemas. Defende-se aqui a ideia de identificação e promocao do desenvolvimento de habilidades naturais, o que, por fim, otimizaria o retorno econômico dos investimentos em educação. Propoe-se que seja ampliado, nos curriculos de formação de professores, o ensino de neurociencias. Assim, educadores poderao utilizar esse conhecimento para adequar seus metodos de ensino considerando o funcionamento neural. A mudanca no sistema educacional, que se inicia com a formação dos educadores, poderia aumentar a eficiencia do ensino e preparar melhor novos profissionais para as necessidades do mercado de trabalho, gerando ganhos à economia e à equidade de uma regiao. |
id |
CESGRANRIO_0a65ca8d448edbf061e62b171561ffe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1120 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economiaNeuroscience and teacher’s training: impacts on education and economicsNeurociencia y formacion de profesores: reflejos em la educacion y economiaEducação; Formação de Professores; NeurocienciasEducação; Economia; Neurociencias; Formação de professoresEducation; Economy; Neuroscience; Teacher’s trainingEducacion; Economia; Neurociencia; Formacion de profesoresEste ensaio discute as relacoes entre os niveis educacionais e a macroeconomia de uma regiao, passando pela formação de professores. O modelo educacional atual tem demonstrado falhas em educar individuos para as novas necessidades econômicas que requerem profissionais criativos e com capacidade de resolução de problemas. Defende-se aqui a ideia de identificação e promocao do desenvolvimento de habilidades naturais, o que, por fim, otimizaria o retorno econômico dos investimentos em educação. Propoe-se que seja ampliado, nos curriculos de formação de professores, o ensino de neurociencias. Assim, educadores poderao utilizar esse conhecimento para adequar seus metodos de ensino considerando o funcionamento neural. A mudanca no sistema educacional, que se inicia com a formação dos educadores, poderia aumentar a eficiencia do ensino e preparar melhor novos profissionais para as necessidades do mercado de trabalho, gerando ganhos à economia e à equidade de uma regiao.This essay aims to discuss the relation between educational levels and macroeconomics within a region, taking into consideration the academic training of teachers in any level. The current educational model, developed during the Industrial Revolution, has shown flaws in preparing professionals to the new economic needs that require creativity and problem-solving working force. We support the idea that individual abilities should be identified and stimulated by educators in order to develop natural skills in students, thus leading to maximization of profit generated by individual investment on education. For that, we propose an approach in which basic neuroscience should be included in the basic training of teachers. Therefore, teachers could be able to take advantage of features of the nervous system to improve their teaching methods. This change in the educational system, which begins by properly instructing teachers, could lead to improvements in preparing professionals to the new needs of society, improving economic return and social equity within a region.Este ensayo discute la relacion entre los niveles educativos y la macroeconomia de una region, pasando a la formacion de profesores. El modelo educativo actual ha mostrado errores en la educacion de las personas a las nuevas necesidades economicas que requieren profesionales creativos y con capacidad para resolver problemas. Se argumenta aqui la idea de que las capacidades de los estudiantes deben ser identificadas con el fin de promover el desarrollo de sus capacidades naturales, culminando en la optimizacion de la rentabilidad economica. Se propone un enfoque en que se inserta en los programas de formacion del profesorado las bases de neurociencia. Asi, los educadores podran utilizar este conocimiento para adaptar sus metodos de enseñanza de acuerdo con el funcionamiento neural. Este cambio en el sistema educativo, a partir de la formacion de profesores, podria aumentar la eficácia de la educacion y preparar a los profesionales a las necesidades del mercado de trabajo actual, generando beneficios reales para la economia y la equidad de una region.Fundação CesgranrioCapesFapespCarvalho, Diego deVillas-Boas, Cyrus Antonio2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/112010.1590/s0104-40362018002601120Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 98 (2018): Revista Ensaio Jan./Mar.; 231-2471809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/780https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/781https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/782Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T14:41:22Zoai:ojs.localhost:article/1120Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-02-20T14:41:22Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia Neuroscience and teacher’s training: impacts on education and economics Neurociencia y formacion de profesores: reflejos em la educacion y economia |
title |
Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia |
spellingShingle |
Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia Carvalho, Diego de Educação; Formação de Professores; Neurociencias Educação; Economia; Neurociencias; Formação de professores Education; Economy; Neuroscience; Teacher’s training Educacion; Economia; Neurociencia; Formacion de profesores |
title_short |
Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia |
title_full |
Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia |
title_fullStr |
Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia |
title_full_unstemmed |
Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia |
title_sort |
Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia |
author |
Carvalho, Diego de |
author_facet |
Carvalho, Diego de Villas-Boas, Cyrus Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Villas-Boas, Cyrus Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes Fapesp |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Diego de Villas-Boas, Cyrus Antonio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação de Professores; Neurociencias Educação; Economia; Neurociencias; Formação de professores Education; Economy; Neuroscience; Teacher’s training Educacion; Economia; Neurociencia; Formacion de profesores |
topic |
Educação; Formação de Professores; Neurociencias Educação; Economia; Neurociencias; Formação de professores Education; Economy; Neuroscience; Teacher’s training Educacion; Economia; Neurociencia; Formacion de profesores |
description |
Este ensaio discute as relacoes entre os niveis educacionais e a macroeconomia de uma regiao, passando pela formação de professores. O modelo educacional atual tem demonstrado falhas em educar individuos para as novas necessidades econômicas que requerem profissionais criativos e com capacidade de resolução de problemas. Defende-se aqui a ideia de identificação e promocao do desenvolvimento de habilidades naturais, o que, por fim, otimizaria o retorno econômico dos investimentos em educação. Propoe-se que seja ampliado, nos curriculos de formação de professores, o ensino de neurociencias. Assim, educadores poderao utilizar esse conhecimento para adequar seus metodos de ensino considerando o funcionamento neural. A mudanca no sistema educacional, que se inicia com a formação dos educadores, poderia aumentar a eficiencia do ensino e preparar melhor novos profissionais para as necessidades do mercado de trabalho, gerando ganhos à economia e à equidade de uma regiao. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120 10.1590/s0104-40362018002601120 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362018002601120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/780 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/781 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 98 (2018): Revista Ensaio Jan./Mar.; 231-247 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832030122639360 |