Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diego de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Villas-Boas, Cyrus Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120
Resumo: Este ensaio discute as relacoes entre os niveis educacionais e a macroeconomia de uma regiao, passando pela formação de professores. O modelo educacional atual tem demonstrado falhas em educar individuos para as novas necessidades econômicas que requerem profissionais criativos e com capacidade de resolução de problemas. Defende-se aqui a ideia de identificação e promocao do desenvolvimento de habilidades naturais, o que, por fim, otimizaria o retorno econômico dos investimentos em educação. Propoe-se que seja ampliado, nos curriculos de formação de professores, o ensino de neurociencias. Assim, educadores poderao utilizar esse conhecimento para adequar seus metodos de ensino considerando o funcionamento neural. A mudanca no sistema educacional, que se inicia com a formação dos educadores, poderia aumentar a eficiencia do ensino e preparar melhor novos profissionais para as necessidades do mercado de trabalho, gerando ganhos à economia e à equidade de uma regiao.
id CESGRANRIO_0a65ca8d448edbf061e62b171561ffe7
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1120
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economiaNeuroscience and teacher’s training: impacts on education and economicsNeurociencia y formacion de profesores: reflejos em la educacion y economiaEducação; Formação de Professores; NeurocienciasEducação; Economia; Neurociencias; Formação de professoresEducation; Economy; Neuroscience; Teacher’s trainingEducacion; Economia; Neurociencia; Formacion de profesoresEste ensaio discute as relacoes entre os niveis educacionais e a macroeconomia de uma regiao, passando pela formação de professores. O modelo educacional atual tem demonstrado falhas em educar individuos para as novas necessidades econômicas que requerem profissionais criativos e com capacidade de resolução de problemas. Defende-se aqui a ideia de identificação e promocao do desenvolvimento de habilidades naturais, o que, por fim, otimizaria o retorno econômico dos investimentos em educação. Propoe-se que seja ampliado, nos curriculos de formação de professores, o ensino de neurociencias. Assim, educadores poderao utilizar esse conhecimento para adequar seus metodos de ensino considerando o funcionamento neural. A mudanca no sistema educacional, que se inicia com a formação dos educadores, poderia aumentar a eficiencia do ensino e preparar melhor novos profissionais para as necessidades do mercado de trabalho, gerando ganhos à economia e à equidade de uma regiao.This essay aims to discuss the relation between educational levels and macroeconomics within a region, taking into consideration the academic training of teachers in any level. The current educational model, developed during the Industrial Revolution, has shown flaws in preparing professionals to the new economic needs that require creativity and problem-solving working force. We support the idea that individual abilities should be identified and stimulated by educators in order to develop natural skills in students, thus leading to maximization of profit generated by individual investment on education. For that, we propose an approach in which basic neuroscience should be included in the basic training of teachers. Therefore, teachers could be able to take advantage of features of the nervous system to improve their teaching methods. This change in the educational system, which begins by properly instructing teachers, could lead to improvements in preparing professionals to the new needs of society, improving economic return and social equity within a region.Este ensayo discute la relacion entre los niveles educativos y la macroeconomia de una region, pasando a la formacion de profesores. El modelo educativo actual ha mostrado errores en la educacion de las personas a las nuevas necesidades economicas que requieren profesionales creativos y con capacidad para resolver problemas. Se argumenta aqui la idea de que las capacidades de los estudiantes deben ser identificadas con el fin de promover el desarrollo de sus capacidades naturales, culminando en la optimizacion de la rentabilidad economica. Se propone un enfoque en que se inserta en los programas de formacion del profesorado las bases de neurociencia. Asi, los educadores podran utilizar este conocimiento para adaptar sus metodos de enseñanza de acuerdo con el funcionamiento neural. Este cambio en el sistema educativo, a partir de la formacion de profesores, podria aumentar la eficácia de la educacion y preparar a los profesionales a las necesidades del mercado de trabajo actual, generando beneficios reales para la economia y la equidad de una region.Fundação CesgranrioCapesFapespCarvalho, Diego deVillas-Boas, Cyrus Antonio2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/112010.1590/s0104-40362018002601120Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 98 (2018): Revista Ensaio Jan./Mar.; 231-2471809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/780https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/781https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/782Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T14:41:22Zoai:ojs.localhost:article/1120Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-02-20T14:41:22Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia
Neuroscience and teacher’s training: impacts on education and economics
Neurociencia y formacion de profesores: reflejos em la educacion y economia
title Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia
spellingShingle Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia
Carvalho, Diego de
Educação; Formação de Professores; Neurociencias
Educação; Economia; Neurociencias; Formação de professores
Education; Economy; Neuroscience; Teacher’s training
Educacion; Economia; Neurociencia; Formacion de profesores
title_short Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia
title_full Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia
title_fullStr Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia
title_full_unstemmed Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia
title_sort Neurociencias e formação de professores: reflexos na educação e economia
author Carvalho, Diego de
author_facet Carvalho, Diego de
Villas-Boas, Cyrus Antonio
author_role author
author2 Villas-Boas, Cyrus Antonio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
Fapesp


dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Diego de
Villas-Boas, Cyrus Antonio
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de Professores; Neurociencias
Educação; Economia; Neurociencias; Formação de professores
Education; Economy; Neuroscience; Teacher’s training
Educacion; Economia; Neurociencia; Formacion de profesores
topic Educação; Formação de Professores; Neurociencias
Educação; Economia; Neurociencias; Formação de professores
Education; Economy; Neuroscience; Teacher’s training
Educacion; Economia; Neurociencia; Formacion de profesores
description Este ensaio discute as relacoes entre os niveis educacionais e a macroeconomia de uma regiao, passando pela formação de professores. O modelo educacional atual tem demonstrado falhas em educar individuos para as novas necessidades econômicas que requerem profissionais criativos e com capacidade de resolução de problemas. Defende-se aqui a ideia de identificação e promocao do desenvolvimento de habilidades naturais, o que, por fim, otimizaria o retorno econômico dos investimentos em educação. Propoe-se que seja ampliado, nos curriculos de formação de professores, o ensino de neurociencias. Assim, educadores poderao utilizar esse conhecimento para adequar seus metodos de ensino considerando o funcionamento neural. A mudanca no sistema educacional, que se inicia com a formação dos educadores, poderia aumentar a eficiencia do ensino e preparar melhor novos profissionais para as necessidades do mercado de trabalho, gerando ganhos à economia e à equidade de uma regiao.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120
10.1590/s0104-40362018002601120
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362018002601120
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/780
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/781
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1120/782
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 98 (2018): Revista Ensaio Jan./Mar.; 231-247
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832030122639360