A tecnocultura e a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werneck, Vera Rudge
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/797
Resumo: O artigo pretende analisar de uma perspectiva filosofico-pedagogico a relação entre a tecnocultura e a educação. Toma como referencial metodologico os pressupostos da Teoria de Valores conceituando a educação como processo de apreensao e de hierarquização de valores de modo proprio e adequado à realização humana enquanto "personalidade". Admitindo que a apreensao dos valores se de pela sensibilidade analisa o papel da midia em geral que apela especialmente para esta faculdade, como agente educador. Entende entao, ser a hoje chamado multimidia uma instância de educação tendo como funcao nao apenas comunicar mas propor uma hierarquia de valores que leve ao aprimoramento do sujeito. Analisa as caracteristicas da multimidia, a denotação e conotação de suas mensagens, o imaginario e o sentido de sua linguagem. Mostra que nao sendo neutra a produção da tecnologia a sua ação pedagogica da-se nao propriamente pelos conteúdos que transmite mas pelo sentido com que sao apresentados. Aborda ainda a questao da censura e da etica na produção da midia. Conclui pela necessidade do aprofundamento da reflexão sobre os conceitos de cultura, de tecnocultura e de educação passando pela etica.
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