A tecnocultura e a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/797 |
Resumo: | O artigo pretende analisar de uma perspectiva filosofico-pedagogico a relação entre a tecnocultura e a educação. Toma como referencial metodologico os pressupostos da Teoria de Valores conceituando a educação como processo de apreensao e de hierarquização de valores de modo proprio e adequado à realização humana enquanto "personalidade". Admitindo que a apreensao dos valores se de pela sensibilidade analisa o papel da midia em geral que apela especialmente para esta faculdade, como agente educador. Entende entao, ser a hoje chamado multimidia uma instância de educação tendo como funcao nao apenas comunicar mas propor uma hierarquia de valores que leve ao aprimoramento do sujeito. Analisa as caracteristicas da multimidia, a denotação e conotação de suas mensagens, o imaginario e o sentido de sua linguagem. Mostra que nao sendo neutra a produção da tecnologia a sua ação pedagogica da-se nao propriamente pelos conteúdos que transmite mas pelo sentido com que sao apresentados. Aborda ainda a questao da censura e da etica na produção da midia. Conclui pela necessidade do aprofundamento da reflexão sobre os conceitos de cultura, de tecnocultura e de educação passando pela etica. |
id |
CESGRANRIO_3c92f7837a3873799890cb719279af5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/797 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A tecnocultura e a educaçãoTechnoculture and educationTecnocultura e educacionTecnocultura; Cultura; Media; Educacion; Etica Ensaio; AvalTecnocultura; Cultura; Midia; Educação; EticaTechno-Culture; Culture; Media; Education; EthicsO artigo pretende analisar de uma perspectiva filosofico-pedagogico a relação entre a tecnocultura e a educação. Toma como referencial metodologico os pressupostos da Teoria de Valores conceituando a educação como processo de apreensao e de hierarquização de valores de modo proprio e adequado à realização humana enquanto "personalidade". Admitindo que a apreensao dos valores se de pela sensibilidade analisa o papel da midia em geral que apela especialmente para esta faculdade, como agente educador. Entende entao, ser a hoje chamado multimidia uma instância de educação tendo como funcao nao apenas comunicar mas propor uma hierarquia de valores que leve ao aprimoramento do sujeito. Analisa as caracteristicas da multimidia, a denotação e conotação de suas mensagens, o imaginario e o sentido de sua linguagem. Mostra que nao sendo neutra a produção da tecnologia a sua ação pedagogica da-se nao propriamente pelos conteúdos que transmite mas pelo sentido com que sao apresentados. Aborda ainda a questao da censura e da etica na produção da midia. Conclui pela necessidade do aprofundamento da reflexão sobre os conceitos de cultura, de tecnocultura e de educação passando pela etica.This article aims at analyzing from a phylosophical-pedagogiacal perspective the relationship between techno-culture and education. It lakes as methodological reference principies from the Theory of Values, conceptualizing education as a process of apprehension and hierarchical arrangement in a proper and adequate way for te human one's sensitive, it analyses the role of media in general, which especially appeals lo this educational resort that functions not only lo communicate, but also lo propose a hierarchy of values that leads lo one´s development. It analyses the characteristics of multimedia, the denotation and connotation of its massages, the imaginary and the meaning of its language. It demonstrates that as the technological production is not neutral, its pedagogical action occurs through the way it is presented, and not through the content it conveys. Il also approaches questions of censorship and ethics in the media production. It sums up stating the necessity of a deeper reflection over concepts like culture, techno-culture and education concerning ethics.EI artículo intenta analizar de una perspectiva filosofico-pedagogica la relacion entre la tecnocultura y la educacion. El referencial metodologico esta basado en la Teoria de Los Valores que conceptúa la educacion como el proceso de aprehension y de escalonamiento de valores de modo propio y adecuado a las aspiraciones humanas. Admitiendo que la aprehension de valores se da por la sensibilidad, analiza el papel de a media en general que apela especialmente para esta facultad como agente educador. Entiende que los multimedia son una instancia de la educacion que tienen como funcion comunicar y proponer una escala de valores que leva al desarrollo del suieto. Analiza las caracteristicas de las multimedia, la denotacion y la connotacion de sus mensajes, el imaginario y el sentido de su lenguaje. La produccion de tecnologia no es neutra y la accion pedagogica se realiza por el sentido que es presentado y no propiamente por los contenidos que transmite. Trata, aún, de la censura y de la etica en La media. Conclui pro la necesidad de mas reflexiones sobre los conceptos de cultura, de tecnocultura y de educacion etica.Fundação CesgranrioWerneck, Vera Rudge2015-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/797Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 12, n. 44 (2004): Revista Ensaio - Jul./Set.; 844-8631809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/797/350Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-09T20:42:55Zoai:ojs.localhost:article/797Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-09-09T20:42:55Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnocultura e a educação Technoculture and education Tecnocultura e educacion |
title |
A tecnocultura e a educação |
spellingShingle |
A tecnocultura e a educação Werneck, Vera Rudge Tecnocultura; Cultura; Media; Educacion; Etica Ensaio; Aval Tecnocultura; Cultura; Midia; Educação; Etica Techno-Culture; Culture; Media; Education; Ethics |
title_short |
A tecnocultura e a educação |
title_full |
A tecnocultura e a educação |
title_fullStr |
A tecnocultura e a educação |
title_full_unstemmed |
A tecnocultura e a educação |
title_sort |
A tecnocultura e a educação |
author |
Werneck, Vera Rudge |
author_facet |
Werneck, Vera Rudge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Werneck, Vera Rudge |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnocultura; Cultura; Media; Educacion; Etica Ensaio; Aval Tecnocultura; Cultura; Midia; Educação; Etica Techno-Culture; Culture; Media; Education; Ethics |
topic |
Tecnocultura; Cultura; Media; Educacion; Etica Ensaio; Aval Tecnocultura; Cultura; Midia; Educação; Etica Techno-Culture; Culture; Media; Education; Ethics |
description |
O artigo pretende analisar de uma perspectiva filosofico-pedagogico a relação entre a tecnocultura e a educação. Toma como referencial metodologico os pressupostos da Teoria de Valores conceituando a educação como processo de apreensao e de hierarquização de valores de modo proprio e adequado à realização humana enquanto "personalidade". Admitindo que a apreensao dos valores se de pela sensibilidade analisa o papel da midia em geral que apela especialmente para esta faculdade, como agente educador. Entende entao, ser a hoje chamado multimidia uma instância de educação tendo como funcao nao apenas comunicar mas propor uma hierarquia de valores que leve ao aprimoramento do sujeito. Analisa as caracteristicas da multimidia, a denotação e conotação de suas mensagens, o imaginario e o sentido de sua linguagem. Mostra que nao sendo neutra a produção da tecnologia a sua ação pedagogica da-se nao propriamente pelos conteúdos que transmite mas pelo sentido com que sao apresentados. Aborda ainda a questao da censura e da etica na produção da midia. Conclui pela necessidade do aprofundamento da reflexão sobre os conceitos de cultura, de tecnocultura e de educação passando pela etica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/797 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/797/350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 12, n. 44 (2004): Revista Ensaio - Jul./Set.; 844-863 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034131345408 |