Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/413 |
Resumo: | O modelo de avaliação de professores da escola pública portuguesa sofreu, a partir de 2007, profundas alteracoes. As mudancas ocorridas, numa logica politica de intensificação dos processos de avaliação entendidos como elementos estrategicos para a implementação da qualidade na administração pública, em geral, e nos sistemas educativos, em particular, foram objecto de muita contestação por parte da classe docente portuguesa. Esta contestação levou a que o poder politico fosse introduzindo varias modificacoes no modelo de avaliação de desempenho docente inicialmente proposto. Sao os tracos gerais que caracterizam este modelo, tendo em conta as alteracoes introduzidas nos últimos quatro anos, bem como algumas apreciacoes sobre o modo como o processo decorreu, que pretendemos descrever no presente artigo. |
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Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesasEvaluation of teachers in Portuguese public schoolsEvaluacion de los profesores portugueses en las escuelas públicasEvaluacion de profesores; Escuela pública; PortugalAvaliação de professores; Escola pública; PortugalTeacher evaluation; Public school; PortugalO modelo de avaliação de professores da escola pública portuguesa sofreu, a partir de 2007, profundas alteracoes. As mudancas ocorridas, numa logica politica de intensificação dos processos de avaliação entendidos como elementos estrategicos para a implementação da qualidade na administração pública, em geral, e nos sistemas educativos, em particular, foram objecto de muita contestação por parte da classe docente portuguesa. Esta contestação levou a que o poder politico fosse introduzindo varias modificacoes no modelo de avaliação de desempenho docente inicialmente proposto. Sao os tracos gerais que caracterizam este modelo, tendo em conta as alteracoes introduzidas nos últimos quatro anos, bem como algumas apreciacoes sobre o modo como o processo decorreu, que pretendemos descrever no presente artigo.The model of Portuguese public school teachers’ evaluation has, since 2007, undergone deep changes. The alterations that have occurred were the reflex of a political logic of strengthening of the evaluation processes as strategic elements for the implementation of quality in public administration and, in particular, in public educational systems. These changes were the subject of great contestation from the Portuguese teachers. This contestation led to the introduction of several changes in the model of teacher evaluation that was initially enforced by the political power. In this article we intend to present the broad features that characterize this model, taking into account the modifications occurred in the last four years, as well as some reflections on the development of the process of implementation of this model of teacher evaluation.El modelo de evaluacion para los maestros de escuelas públicas en Portugal ha experimentado, desde 2007, cambios profundos. Los cambios, en una logica politica de la intensificacion de los procedimientos de evaluacion, son entendidos como elementos estrategicos para la implementacion de la calidad en la administracion pública en general y en los sistemas educativos, en particular, y han sido muy cuestionados por los maestros portugueses. Esta pelea ha llevado el poder politico a la introduccion de varias modificaciones en el modelo de evaluacion del desempeño docente propuesto inicialmente. Son los rasgos generales que caracterizan a este modelo, teniendo en cuenta los cambios en los últimos cuatro años, y algunas consideraciones de como el proceso se desarrollo, que se pretende describir en este artículo.Fundação CesgranrioTomas, IsabelCosta, Jorge Adelino2011-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/413Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 19, n. 72 (2011): Revista Ensaio - Jul./Set.; 457-4841809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2pt; es; enDireitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T21:24:18Zoai:ojs.localhost:article/413Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-08-14T21:24:18Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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