Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomas, Isabel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Jorge Adelino
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/413
Resumo: O modelo de avaliação de professores da escola pública portuguesa sofreu, a partir de 2007, profundas alteracoes. As mudancas ocorridas, numa logica politica de intensificação dos processos de avaliação entendidos como elementos estrategicos para a implementação da qualidade na administração pública, em geral, e nos sistemas educativos, em particular, foram objecto de muita contestação por parte da classe docente portuguesa. Esta contestação levou a que o poder politico fosse introduzindo varias modificacoes no modelo de avaliação de desempenho docente inicialmente proposto. Sao os tracos gerais que caracterizam este modelo, tendo em conta as alteracoes introduzidas nos últimos quatro anos, bem como algumas apreciacoes sobre o modo como o processo decorreu, que pretendemos descrever no presente artigo.
id CESGRANRIO_42d2144d5e163e6712314d37d1431a18
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/413
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesasEvaluation of teachers in Portuguese public schoolsEvaluacion de los profesores portugueses en las escuelas públicasEvaluacion de profesores; Escuela pública; PortugalAvaliação de professores; Escola pública; PortugalTeacher evaluation; Public school; PortugalO modelo de avaliação de professores da escola pública portuguesa sofreu, a partir de 2007, profundas alteracoes. As mudancas ocorridas, numa logica politica de intensificação dos processos de avaliação entendidos como elementos estrategicos para a implementação da qualidade na administração pública, em geral, e nos sistemas educativos, em particular, foram objecto de muita contestação por parte da classe docente portuguesa. Esta contestação levou a que o poder politico fosse introduzindo varias modificacoes no modelo de avaliação de desempenho docente inicialmente proposto. Sao os tracos gerais que caracterizam este modelo, tendo em conta as alteracoes introduzidas nos últimos quatro anos, bem como algumas apreciacoes sobre o modo como o processo decorreu, que pretendemos descrever no presente artigo.The model of Portuguese public school teachers’ evaluation has, since 2007, undergone deep changes. The alterations that have occurred were the reflex of a political logic of strengthening of the evaluation processes as strategic elements for the implementation of quality in public administration and, in particular, in public educational systems. These changes were the subject of great contestation from the Portuguese teachers. This contestation led to the introduction of several changes in the model of teacher evaluation that was initially enforced by the political power. In this article we intend to present the broad features that characterize this model, taking into account the modifications occurred in the last four years, as well as some reflections on the development of the process of implementation of this model of teacher evaluation.El modelo de evaluacion para los maestros de escuelas públicas en Portugal ha experimentado, desde 2007, cambios profundos. Los cambios, en una logica politica de la intensificacion de los procedimientos de evaluacion,  son entendidos como elementos estrategicos para la implementacion de la calidad en la administracion pública en general y en los sistemas educativos, en particular,  y han sido muy cuestionados por los maestros portugueses. Esta pelea ha llevado el poder politico a la introduccion de varias modificaciones en el modelo de evaluacion del desempeño docente propuesto inicialmente. Son los rasgos generales que caracterizan a este modelo, teniendo en cuenta los cambios en los últimos cuatro años, y algunas consideraciones de como el proceso se desarrollo, que se pretende describir en este artículo.Fundação CesgranrioTomas, IsabelCosta, Jorge Adelino2011-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/413Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 19, n. 72 (2011): Revista Ensaio - Jul./Set.; 457-4841809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2pt; es; enDireitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T21:24:18Zoai:ojs.localhost:article/413Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-08-14T21:24:18Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas
Evaluation of teachers in Portuguese public schools
Evaluacion de los profesores portugueses en las escuelas públicas
title Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas
spellingShingle Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas
Tomas, Isabel
Evaluacion de profesores; Escuela pública; Portugal
Avaliação de professores; Escola pública; Portugal
Teacher evaluation; Public school; Portugal
title_short Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas
title_full Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas
title_fullStr Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas
title_full_unstemmed Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas
title_sort Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas
author Tomas, Isabel
author_facet Tomas, Isabel
Costa, Jorge Adelino
author_role author
author2 Costa, Jorge Adelino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Tomas, Isabel
Costa, Jorge Adelino
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Evaluacion de profesores; Escuela pública; Portugal
Avaliação de professores; Escola pública; Portugal
Teacher evaluation; Public school; Portugal
topic Evaluacion de profesores; Escuela pública; Portugal
Avaliação de professores; Escola pública; Portugal
Teacher evaluation; Public school; Portugal
description O modelo de avaliação de professores da escola pública portuguesa sofreu, a partir de 2007, profundas alteracoes. As mudancas ocorridas, numa logica politica de intensificação dos processos de avaliação entendidos como elementos estrategicos para a implementação da qualidade na administração pública, em geral, e nos sistemas educativos, em particular, foram objecto de muita contestação por parte da classe docente portuguesa. Esta contestação levou a que o poder politico fosse introduzindo varias modificacoes no modelo de avaliação de desempenho docente inicialmente proposto. Sao os tracos gerais que caracterizam este modelo, tendo em conta as alteracoes introduzidas nos últimos quatro anos, bem como algumas apreciacoes sobre o modo como o processo decorreu, que pretendemos descrever no presente artigo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/413
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/413
dc.language.iso.fl_str_mv pt; es; en
language_invalid_str_mv pt; es; en
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 19, n. 72 (2011): Revista Ensaio - Jul./Set.; 457-484
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832032877248512