Educação, Institucionalização e Legitimação: novas arquiteturas educativas à luz do modelo neo-institucional em Portugal
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1177 |
Resumo: | Na alvorada do novo milenio esbocou-se em Portugal uma nova arquitetura na promocao do direito à educação destinada aos adultos: os processos de reconhecimento, validação e certificação de competencias (RVCC), conferindo aos adultos certificação escolar e profissional. Neste artigo, pretendemos refletir sobre a) a importância das dimensoes simbolicas no seio da sociologia organizacional, tendo em conta os contributos teoricos do modelo neo-institucional; b) o papel do avaliador externo no júri de certificação no processo de RVCC a partir do olhar dos diferentes atores num Centro Novas Oportunidades (CNO), do distrito de Braga e da aplicação de um questionario aos diretores/coordenadores dos CNO do norte de Portugal. Os dados obtidos na investigação denunciam que a figura do avaliador externo nos processos de RVCC e relevante sociologicamente sobretudo pela sua dimensao simbolica. |
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Educação, Institucionalização e Legitimação: novas arquiteturas educativas à luz do modelo neo-institucional em PortugalEducation, Institutionalization and Legitimation: new educational architecture in the light of the neo-institutional model in PortugalEducación, Institucionalización y Legitimación: nueva arquitectura educativa a la luz del modelo neo-institucional en PortugalEducModelo neo-institucional; Certificação escolar; AvaliadorNeo-institutional model; School certification; EvaluatorModelo neo-institucional; La certificación de la escuela; EvaluadorNa alvorada do novo milenio esbocou-se em Portugal uma nova arquitetura na promocao do direito à educação destinada aos adultos: os processos de reconhecimento, validação e certificação de competencias (RVCC), conferindo aos adultos certificação escolar e profissional. Neste artigo, pretendemos refletir sobre a) a importância das dimensoes simbolicas no seio da sociologia organizacional, tendo em conta os contributos teoricos do modelo neo-institucional; b) o papel do avaliador externo no júri de certificação no processo de RVCC a partir do olhar dos diferentes atores num Centro Novas Oportunidades (CNO), do distrito de Braga e da aplicação de um questionario aos diretores/coordenadores dos CNO do norte de Portugal. Os dados obtidos na investigação denunciam que a figura do avaliador externo nos processos de RVCC e relevante sociologicamente sobretudo pela sua dimensao simbolica.In the new millennium was drafted in Portugal a new architecture promoting the right to education for adults: the processes of recognition, validation and certification of competences (RVCC), giving to adult people school and professional certification. The aims of this article are: to reflect on a) the importance of the symbolic dimensions within the organizational sociology from the theoretical contributions of the neo-institutional model, b) the role of the external evaluator in the RVCC process by the view of different actors of New Opportunities Centers (CNO) of Braga, Portugal and the application of a questionnaire to directors / coordinators of the CNO. The research results report that the figure of the external evaluator in RVCC processes is sociologically relevant mainly for their symbolic dimension.En nuevo milenio fue redactado en Portugal una nueva arquitectura en la promocion del derecho a la educacion para todos los adultos: los procesos de reconocimiento, validacion y certificacion de competencias (RVCC), dando el certificado de la escuela y profesional. En este artículo, se reflexiona sobre a) la importancia de las dimensiones simbolicas dentro de la sociologia organizacional a partir de las aportaciones teoricas del modelo neo-institucional; b) el papel del evaluador externo en el proceso RVCC traves de los ojos de los diferentes actores de un Centro de Nuevas Oportunidades (CNO), de Braga, Portugal y la aplicacion de un cuestionario a los directores/coordinadores de CNO. Los dados obtenidos en el informe de la investigación que la figura del evaluador externo en el proceso de RVCC es sociologicamente relevante sobre todo por su dimension simbolica.Fundação CesgranrioCIEdSilva, Daniela Vilaverde e2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/117710.1590/s0104-403620180026001177Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez.; 1197-12191809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1177/948https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1177/949https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1177/950EuropaDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-03T12:43:02Zoai:ojs.localhost:article/1177Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-12-03T12:43:02Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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