Iniciação Cientifica Júnior: desafios à materialização de um circulo virtuoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriano de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bianchetti, Lucidio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/952
Resumo: Este artigo tem por finalidade analisar a trajetoria da institucionalização da Iniciação Cientifica e da Iniciação Cientifica Júnior no pais e, particularmente, na Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, metodologicamente, realizamos a analise documental de leis, indicadores e relatorios do CNPq e da UFSC. As razoes para a politica de aproximação entre a Educação Superior e a Educação Basica estao na melhoria dos niveis de permanencia e no sucesso dos estudantes; no desenvolvimento do gosto pela ciencia. Na Instituicao onde foi realizada a pesquisa a nao utilização de todas as bolsas do Programa Institucional de Iniciação Cientifica do Ensino Medio, como parte desta modalidade de Iniciação Cientifica, aponta a tendencia de refluxo do Programa.
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spelling Iniciação Cientifica Júnior: desafios à materialização de um circulo virtuosoJunior Scientific Initiation: challenges to the materialization of a virtuous circleIniciacion Cientifica Júnior: retos a la materializacion de un circulo virtuosoEducaçãoICJ/Pibic-EM; Politica cientifica e educacional; Aproximação escola-universidadeICJ/Pibic-EM; Scientific and educational policy; School-university approximationICJ/Pibic-EM; Politica cientifica y educacional; Aproximacion escuela-universidadEste artigo tem por finalidade analisar a trajetoria da institucionalização da Iniciação Cientifica e da Iniciação Cientifica Júnior no pais e, particularmente, na Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, metodologicamente, realizamos a analise documental de leis, indicadores e relatorios do CNPq e da UFSC. As razoes para a politica de aproximação entre a Educação Superior e a Educação Basica estao na melhoria dos niveis de permanencia e no sucesso dos estudantes; no desenvolvimento do gosto pela ciencia. Na Instituicao onde foi realizada a pesquisa a nao utilização de todas as bolsas do Programa Institucional de Iniciação Cientifica do Ensino Medio, como parte desta modalidade de Iniciação Cientifica, aponta a tendencia de refluxo do Programa.The purpose of this article is to analyze the trajectory of the institutionalization of Scientific Initiation and Junior Scientific Initiation grant programs in the country and, particularly at Federal University of Santa Catarina, Brazil. To do so, methodologically, we conducted a document analysis of laws, indicators and reports from CNPq and from the institution of higher education where the study was conducted. The reasons for the policy to approximate higher education (IES) and basic education are to improve levels of permanence and the success of students and to develop a taste for science. At the IES where the study was conducted, the failure to use all of the Scientific Initiation Grants for High School as part of the Junior Scientific Initiation program points to a reflux in the program.Este artículo tiene por finalidad analizar la trayectoria de la institucionalizacion de la Iniciacion Cientifica (IC) y de la Iniciacion Cientifica Júnior (ICJ) en el pais y, particularmente, en la Universidad Federal de Santa Catarina, Brasil. Para ello, metodologicamente realizamos el analisis documental de leyes, indicadores e informes del CNPq y de la Institucion de Enseñanza Superior (IES) donde fue efectuada la investigación. Las razones para la politica de aproximacion entre la Educacion Superior y la Educacion Basica estan: en la mejora de los niveles de permanencia y en el exito de los estudiantes; y en el desarrollo del gusto por la ciencia. En la IES donde fue realizada la investigación, la no utilizacion de todas las becas del Programa Institucional de Iniciacion Cientifica de la Enseñanza Media, como parte de la ICJ, señala la tendencia de reflujo del Programa.Fundação CesgranrioFundo de Apoio à Manutencao e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES/SC)Oliveira, Adriano deBianchetti, Lucidio2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/95210.1590/s0104-40362018002600952Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 98 (2018): Revista Ensaio Jan./Mar.; 133-1621809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2Americashistoricateorico-empiricoDireitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-20T14:41:22Zoai:ojs.localhost:article/952Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-02-20T14:41:22Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
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