Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Ailton Paulo de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Prata-Linhares, Martha Maria, Karwoski, Acir Mario
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/902
Resumo: O objetivo do trabalho foi identificar quais acoes sao desenvolvidas pelas Instituicoes Federais de Educação Superior (IFES) no Brasil no que tange à formação docente para atuação na Educação Superior. Para tanto, foi aplicado por um grupo de trabalho no âmbito do Cograd um questionario junto às pro-reitorias de graduação que buscou identificar a existencia de uma politica institucional de formação continuada para seus docentes. Verifica-se uma tendencia crescente de que a formação continuada e mais uma nova forma de regulação profissional do que promocao da profissionalização docente. Sao pontuados indicativos de acoes de formação continuada, possiveis incentivos governamentais ou politicas públicas que possam impulsionar os programas de formação docente e que a realize interlocução com o governo federal, com as associacoes de professores, de tecnicos-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral, indicando acoes de uma politica de formação docente.
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