Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/902 |
Resumo: | O objetivo do trabalho foi identificar quais acoes sao desenvolvidas pelas Instituicoes Federais de Educação Superior (IFES) no Brasil no que tange à formação docente para atuação na Educação Superior. Para tanto, foi aplicado por um grupo de trabalho no âmbito do Cograd um questionario junto às pro-reitorias de graduação que buscou identificar a existencia de uma politica institucional de formação continuada para seus docentes. Verifica-se uma tendencia crescente de que a formação continuada e mais uma nova forma de regulação profissional do que promocao da profissionalização docente. Sao pontuados indicativos de acoes de formação continuada, possiveis incentivos governamentais ou politicas públicas que possam impulsionar os programas de formação docente e que a realize interlocução com o governo federal, com as associacoes de professores, de tecnicos-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral, indicando acoes de uma politica de formação docente. |
id |
CESGRANRIO_7e4beb5631fd253ecb82ef2fc0dfaddf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/902 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação SuperiorProfessional development in the higher education of brazilian federal institutions contextFormacion del profesorado en el contexto de las instituciones de educacion superior de BrasilEducação;Formação docente; Educação superior; Instituicoes federais; BrasilTeacher education; Higher education; Federal institutions; BrazilFormacion del profesorado; Educacion superior; Instituciones Federales; BrasilO objetivo do trabalho foi identificar quais acoes sao desenvolvidas pelas Instituicoes Federais de Educação Superior (IFES) no Brasil no que tange à formação docente para atuação na Educação Superior. Para tanto, foi aplicado por um grupo de trabalho no âmbito do Cograd um questionario junto às pro-reitorias de graduação que buscou identificar a existencia de uma politica institucional de formação continuada para seus docentes. Verifica-se uma tendencia crescente de que a formação continuada e mais uma nova forma de regulação profissional do que promocao da profissionalização docente. Sao pontuados indicativos de acoes de formação continuada, possiveis incentivos governamentais ou politicas públicas que possam impulsionar os programas de formação docente e que a realize interlocução com o governo federal, com as associacoes de professores, de tecnicos-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral, indicando acoes de uma politica de formação docente.The objective of this study was to identify which actions are developed by the Federal Institutions of Higher Education (IFES) in Brazil regarding continuing teacher education for Higher Education. For this, an instrument (questionnaire) was applied to collect information that sought to identify the existence of an institutional policy of continuing education for teachers in the Federal Institutions of Higher Education. To this end, a questionnaire was drafted by a group of professors in the ambit of the College of Graduating Pro-Rectors (COGRAD), which sought to identify the existence of an institutional policy of continuing education for its teachers. There is a growing trend that continuing education is a new form of professional regulation rather than promotion of teacher professionalization. Indications are given for continuing education actions, possible government incentives or public policies that can boost teacher training programs and that carry out dialogue with the federal government, teachers’ associations, technical-administrative associations, students and society in general, indicating actions of a teacher professional development policy.El objetivo de este estudio fue identificar cuales son las medidas adoptadas por las Instituciones Federales de Enseñanza Superior - IFES en Brasil con respecto a la formacion de docentes para la educacion superior. Para ello se aplico un instrumento (cuestionario) para recoger información que buscaba identificar la existencia de una politica institucional de formacion de profesores en IFES. Una tendencia creciente que siguio la formacion es mas una nueva forma de regulacion profesional para promover la profesionalizacion Se encontraron continuas acciones de educacion por IFES, posibles incentivos de politica gubernamental o pública que pueden impulsar programas de formacion del profesorado en la IFES y sus vicerrectores sugieren que ANDIFES debe sostener dialogos con el gobierno federal, con las asociaciones de profesores, estudiantes tecnicos y administrativos, y la sociedad en general, indicando acciones de una politica de formacion docente.Fundação CesgranrioJúnior, Ailton Paulo de OliveiraPrata-Linhares, Martha MariaKarwoski, Acir Mario2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/90210.1590/s0104-40362018002600902Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 98 (2018): Revista Ensaio Jan./Mar.; 52-901809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/902/762https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/902/763https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/902/764https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/902/89Americas2014IntencionalDireitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T14:41:22Zoai:ojs.localhost:article/902Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2020-02-20T14:41:22Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação Superior Professional development in the higher education of brazilian federal institutions context Formacion del profesorado en el contexto de las instituciones de educacion superior de Brasil |
title |
Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação Superior |
spellingShingle |
Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação Superior Júnior, Ailton Paulo de Oliveira Educação; Formação docente; Educação superior; Instituicoes federais; Brasil Teacher education; Higher education; Federal institutions; Brazil Formacion del profesorado; Educacion superior; Instituciones Federales; Brasil |
title_short |
Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação Superior |
title_full |
Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação Superior |
title_fullStr |
Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação Superior |
title_full_unstemmed |
Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação Superior |
title_sort |
Formação docente no contexto brasileiro das Instituicoes Federais de Educação Superior |
author |
Júnior, Ailton Paulo de Oliveira |
author_facet |
Júnior, Ailton Paulo de Oliveira Prata-Linhares, Martha Maria Karwoski, Acir Mario |
author_role |
author |
author2 |
Prata-Linhares, Martha Maria Karwoski, Acir Mario |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Ailton Paulo de Oliveira Prata-Linhares, Martha Maria Karwoski, Acir Mario |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação docente; Educação superior; Instituicoes federais; Brasil Teacher education; Higher education; Federal institutions; Brazil Formacion del profesorado; Educacion superior; Instituciones Federales; Brasil |
topic |
Educação; Formação docente; Educação superior; Instituicoes federais; Brasil Teacher education; Higher education; Federal institutions; Brazil Formacion del profesorado; Educacion superior; Instituciones Federales; Brasil |
description |
O objetivo do trabalho foi identificar quais acoes sao desenvolvidas pelas Instituicoes Federais de Educação Superior (IFES) no Brasil no que tange à formação docente para atuação na Educação Superior. Para tanto, foi aplicado por um grupo de trabalho no âmbito do Cograd um questionario junto às pro-reitorias de graduação que buscou identificar a existencia de uma politica institucional de formação continuada para seus docentes. Verifica-se uma tendencia crescente de que a formação continuada e mais uma nova forma de regulação profissional do que promocao da profissionalização docente. Sao pontuados indicativos de acoes de formação continuada, possiveis incentivos governamentais ou politicas públicas que possam impulsionar os programas de formação docente e que a realize interlocução com o governo federal, com as associacoes de professores, de tecnicos-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral, indicando acoes de uma politica de formação docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/902 10.1590/s0104-40362018002600902 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/902 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362018002600902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/902/762 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/902/763 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/902/764 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/902/89 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas 2014 Intencional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 98 (2018): Revista Ensaio Jan./Mar.; 52-90 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032859422720 |