A Educação no entardecer da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Aparecida da Silva Xavier
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Thelma Panerai, Luiz, Márcia Karina da Silva, Souza, Elicia Barros Guerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2496
Resumo: Nesse artigo, abordamos o acesso da população idosa à Educação Formal no Brasil, uma reflexão de grande importância, uma vez que ainda é bastante significativa a parcela dessa população que tem sido privada do bem simbólico que a Educação constitui. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta documental e bibliográfica de dados e de informações. Os resultados obtidos apontam que, com o aumento da expectativa de vida no país, cresce a necessidade de políticas e programas educacionais permanentes e presentes em todo o território nacional, que deem conta de atender às necessidades e às singularidades dos idosos.
id CESGRANRIO_875b56ff88f8aeed61ef21baaef8cd2a
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2496
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A Educação no entardecer da vidaEducaçãoDireito; Políticas; Educação; Vida; Pessoas IdosasNesse artigo, abordamos o acesso da população idosa à Educação Formal no Brasil, uma reflexão de grande importância, uma vez que ainda é bastante significativa a parcela dessa população que tem sido privada do bem simbólico que a Educação constitui. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta documental e bibliográfica de dados e de informações. Os resultados obtidos apontam que, com o aumento da expectativa de vida no país, cresce a necessidade de políticas e programas educacionais permanentes e presentes em todo o território nacional, que deem conta de atender às necessidades e às singularidades dos idosos.Fundação CesgranrioBarros, Aparecida da Silva XavierAlves, Thelma PaneraiLuiz, Márcia Karina da SilvaSouza, Elicia Barros Guerra2021-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/249610.1590/S0104-403620210002902496Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez.; 1115-11351809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2496/1498https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2496/1499https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2496/1500AméricaDireitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-09T20:55:26Zoai:ojs.localhost:article/2496Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2021-11-09T20:55:26Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação no entardecer da vida
title A Educação no entardecer da vida
spellingShingle A Educação no entardecer da vida
Barros, Aparecida da Silva Xavier
Educação
Direito; Políticas; Educação; Vida; Pessoas Idosas
title_short A Educação no entardecer da vida
title_full A Educação no entardecer da vida
title_fullStr A Educação no entardecer da vida
title_full_unstemmed A Educação no entardecer da vida
title_sort A Educação no entardecer da vida
author Barros, Aparecida da Silva Xavier
author_facet Barros, Aparecida da Silva Xavier
Alves, Thelma Panerai
Luiz, Márcia Karina da Silva
Souza, Elicia Barros Guerra
author_role author
author2 Alves, Thelma Panerai
Luiz, Márcia Karina da Silva
Souza, Elicia Barros Guerra
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Aparecida da Silva Xavier
Alves, Thelma Panerai
Luiz, Márcia Karina da Silva
Souza, Elicia Barros Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Direito; Políticas; Educação; Vida; Pessoas Idosas
topic Educação
Direito; Políticas; Educação; Vida; Pessoas Idosas
description Nesse artigo, abordamos o acesso da população idosa à Educação Formal no Brasil, uma reflexão de grande importância, uma vez que ainda é bastante significativa a parcela dessa população que tem sido privada do bem simbólico que a Educação constitui. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta documental e bibliográfica de dados e de informações. Os resultados obtidos apontam que, com o aumento da expectativa de vida no país, cresce a necessidade de políticas e programas educacionais permanentes e presentes em todo o território nacional, que deem conta de atender às necessidades e às singularidades dos idosos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2496
10.1590/S0104-403620210002902496
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2496
identifier_str_mv 10.1590/S0104-403620210002902496
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2496/1498
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2496/1499
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2496/1500
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv América


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez.; 1115-1135
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832030150950912