Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Joao Paulo Rodrigues do
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vieira, Maria das Gracas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012
Resumo: O presente estudo apresenta as especificidades da EaD que se constituem em desafios para que essa modalidade de ensino se institucionalize nas Instituicoes de Ensino Superior. Realizou-se um levantamento dos gestores academicos associados aos cursos de graduação em oferta na UFRN, tracando um perfil destes por meio da identificação dos cargos que exercem, unidades de lotação e tempo de servico. O presente estudo assume uma natureza qualitativa, por meio de pesquisa participante, considerando tratar-se de amostra nao probabilistica intencional. Os resultados apontam que o processo de institucionalização ainda se encontra num estagio embrionario, embora se reconhecam os esforcos dos gestores academicos em compreender a importância da modalidade a distância no momento atual, com a insercao das tecnologias de informação e comunicação.
id CESGRANRIO_a8993a80d0629110d9dec1ae859e4d2e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1012
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federalInstitutionalization the challenges of higher education in distance mode: the vision of managers of a federal universityInstitucionalizacion los retos de la educacion superior en modo distancia: la vision de los gerentes de una universidad federalEducacion a distancia; Educacion superior; InstitucionalizacionEducação a Distância; Ensino Superior; InstitucionalizaçãoDistance education; Higher education; InstitutionalizationO presente estudo apresenta as especificidades da EaD que se constituem em desafios para que essa modalidade de ensino se institucionalize nas Instituicoes de Ensino Superior. Realizou-se um levantamento dos gestores academicos associados aos cursos de graduação em oferta na UFRN, tracando um perfil destes por meio da identificação dos cargos que exercem, unidades de lotação e tempo de servico. O presente estudo assume uma natureza qualitativa, por meio de pesquisa participante, considerando tratar-se de amostra nao probabilistica intencional. Os resultados apontam que o processo de institucionalização ainda se encontra num estagio embrionario, embora se reconhecam os esforcos dos gestores academicos em compreender a importância da modalidade a distância no momento atual, com a insercao das tecnologias de informação e comunicação.This study presents the specifics of de that constitute challenges for this type of education is institutionalized in higher education institutions. We conducted a survey of academic managers associated with undergraduate courses on offer in UFRN by establishing a profile of these through the identification of their roles, units of capacity and service time. This study takes a qualitative nature, through participatory research, considering that it was intentional non-probabilistic sample. The results indicate that the process of institutionalization is still in an embryonic stage, although they acknowledge the efforts of academic managers in understanding the importance of distance mode at the moment, with the inclusion of information and communication technologies.Este estudio presenta los detalles de de que constituyen retos para este tipo de educacion esta institucionalizada en instituciones de educacion superior. Hemos llevado a cabo una encuesta de gerentes academicos asociados con los cursos de pregrado que se ofrecen en UFRN mediante el establecimiento de un perfil de estos a traves de la identificacion de sus funciones, unidades de capacidad y tiempo de servicio. este estudio tiene un caracter cualitativo, a traves de la investigación participativa, teniendo en cuenta que fue intencional muestra no probabilistica. Los resultados indican que el proceso de institucionalizacion se encuentra todavia en una fase embrionaria, aunque reconocen los esfuerzos de los responsables academicos en la comprension de la importancia de la modalidad a distancia en el momento, con la inclusion de tecnologias de la información y de la comunicacion.Fundação CesgranrioNascimento, Joao Paulo Rodrigues doVieira, Maria das Gracas2016-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/101210.1590/S0104-40362016000200003Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 308-3361809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/467https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/468https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/469Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-28T15:18:12Zoai:ojs.localhost:article/1012Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-07-28T15:18:12Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal
Institutionalization the challenges of higher education in distance mode: the vision of managers of a federal university
Institucionalizacion los retos de la educacion superior en modo distancia: la vision de los gerentes de una universidad federal
title Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal
spellingShingle Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal
Nascimento, Joao Paulo Rodrigues do
Educacion a distancia; Educacion superior; Institucionalizacion
Educação a Distância; Ensino Superior; Institucionalização
Distance education; Higher education; Institutionalization
title_short Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal
title_full Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal
title_fullStr Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal
title_full_unstemmed Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal
title_sort Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal
author Nascimento, Joao Paulo Rodrigues do
author_facet Nascimento, Joao Paulo Rodrigues do
Vieira, Maria das Gracas
author_role author
author2 Vieira, Maria das Gracas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Joao Paulo Rodrigues do
Vieira, Maria das Gracas
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educacion a distancia; Educacion superior; Institucionalizacion
Educação a Distância; Ensino Superior; Institucionalização
Distance education; Higher education; Institutionalization
topic Educacion a distancia; Educacion superior; Institucionalizacion
Educação a Distância; Ensino Superior; Institucionalização
Distance education; Higher education; Institutionalization
description O presente estudo apresenta as especificidades da EaD que se constituem em desafios para que essa modalidade de ensino se institucionalize nas Instituicoes de Ensino Superior. Realizou-se um levantamento dos gestores academicos associados aos cursos de graduação em oferta na UFRN, tracando um perfil destes por meio da identificação dos cargos que exercem, unidades de lotação e tempo de servico. O presente estudo assume uma natureza qualitativa, por meio de pesquisa participante, considerando tratar-se de amostra nao probabilistica intencional. Os resultados apontam que o processo de institucionalização ainda se encontra num estagio embrionario, embora se reconhecam os esforcos dos gestores academicos em compreender a importância da modalidade a distância no momento atual, com a insercao das tecnologias de informação e comunicação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012
10.1590/S0104-40362016000200003
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362016000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/467
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/468
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/469
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 308-336
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832032086622208