Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012 |
Resumo: | O presente estudo apresenta as especificidades da EaD que se constituem em desafios para que essa modalidade de ensino se institucionalize nas Instituicoes de Ensino Superior. Realizou-se um levantamento dos gestores academicos associados aos cursos de graduação em oferta na UFRN, tracando um perfil destes por meio da identificação dos cargos que exercem, unidades de lotação e tempo de servico. O presente estudo assume uma natureza qualitativa, por meio de pesquisa participante, considerando tratar-se de amostra nao probabilistica intencional. Os resultados apontam que o processo de institucionalização ainda se encontra num estagio embrionario, embora se reconhecam os esforcos dos gestores academicos em compreender a importância da modalidade a distância no momento atual, com a insercao das tecnologias de informação e comunicação. |
id |
CESGRANRIO_a8993a80d0629110d9dec1ae859e4d2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1012 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federalInstitutionalization the challenges of higher education in distance mode: the vision of managers of a federal universityInstitucionalizacion los retos de la educacion superior en modo distancia: la vision de los gerentes de una universidad federalEducacion a distancia; Educacion superior; InstitucionalizacionEducação a Distância; Ensino Superior; InstitucionalizaçãoDistance education; Higher education; InstitutionalizationO presente estudo apresenta as especificidades da EaD que se constituem em desafios para que essa modalidade de ensino se institucionalize nas Instituicoes de Ensino Superior. Realizou-se um levantamento dos gestores academicos associados aos cursos de graduação em oferta na UFRN, tracando um perfil destes por meio da identificação dos cargos que exercem, unidades de lotação e tempo de servico. O presente estudo assume uma natureza qualitativa, por meio de pesquisa participante, considerando tratar-se de amostra nao probabilistica intencional. Os resultados apontam que o processo de institucionalização ainda se encontra num estagio embrionario, embora se reconhecam os esforcos dos gestores academicos em compreender a importância da modalidade a distância no momento atual, com a insercao das tecnologias de informação e comunicação.This study presents the specifics of de that constitute challenges for this type of education is institutionalized in higher education institutions. We conducted a survey of academic managers associated with undergraduate courses on offer in UFRN by establishing a profile of these through the identification of their roles, units of capacity and service time. This study takes a qualitative nature, through participatory research, considering that it was intentional non-probabilistic sample. The results indicate that the process of institutionalization is still in an embryonic stage, although they acknowledge the efforts of academic managers in understanding the importance of distance mode at the moment, with the inclusion of information and communication technologies.Este estudio presenta los detalles de de que constituyen retos para este tipo de educacion esta institucionalizada en instituciones de educacion superior. Hemos llevado a cabo una encuesta de gerentes academicos asociados con los cursos de pregrado que se ofrecen en UFRN mediante el establecimiento de un perfil de estos a traves de la identificacion de sus funciones, unidades de capacidad y tiempo de servicio. este estudio tiene un caracter cualitativo, a traves de la investigación participativa, teniendo en cuenta que fue intencional muestra no probabilistica. Los resultados indican que el proceso de institucionalizacion se encuentra todavia en una fase embrionaria, aunque reconocen los esfuerzos de los responsables academicos en la comprension de la importancia de la modalidad a distancia en el momento, con la inclusion de tecnologias de la información y de la comunicacion.Fundação CesgranrioNascimento, Joao Paulo Rodrigues doVieira, Maria das Gracas2016-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/101210.1590/S0104-40362016000200003Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 308-3361809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/467https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/468https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/469Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-28T15:18:12Zoai:ojs.localhost:article/1012Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-07-28T15:18:12Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal Institutionalization the challenges of higher education in distance mode: the vision of managers of a federal university Institucionalizacion los retos de la educacion superior en modo distancia: la vision de los gerentes de una universidad federal |
title |
Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal |
spellingShingle |
Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal Nascimento, Joao Paulo Rodrigues do Educacion a distancia; Educacion superior; Institucionalizacion Educação a Distância; Ensino Superior; Institucionalização Distance education; Higher education; Institutionalization |
title_short |
Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal |
title_full |
Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal |
title_fullStr |
Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal |
title_full_unstemmed |
Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal |
title_sort |
Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visao dos gestores de uma universidade federal |
author |
Nascimento, Joao Paulo Rodrigues do |
author_facet |
Nascimento, Joao Paulo Rodrigues do Vieira, Maria das Gracas |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Maria das Gracas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Joao Paulo Rodrigues do Vieira, Maria das Gracas |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacion a distancia; Educacion superior; Institucionalizacion Educação a Distância; Ensino Superior; Institucionalização Distance education; Higher education; Institutionalization |
topic |
Educacion a distancia; Educacion superior; Institucionalizacion Educação a Distância; Ensino Superior; Institucionalização Distance education; Higher education; Institutionalization |
description |
O presente estudo apresenta as especificidades da EaD que se constituem em desafios para que essa modalidade de ensino se institucionalize nas Instituicoes de Ensino Superior. Realizou-se um levantamento dos gestores academicos associados aos cursos de graduação em oferta na UFRN, tracando um perfil destes por meio da identificação dos cargos que exercem, unidades de lotação e tempo de servico. O presente estudo assume uma natureza qualitativa, por meio de pesquisa participante, considerando tratar-se de amostra nao probabilistica intencional. Os resultados apontam que o processo de institucionalização ainda se encontra num estagio embrionario, embora se reconhecam os esforcos dos gestores academicos em compreender a importância da modalidade a distância no momento atual, com a insercao das tecnologias de informação e comunicação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012 10.1590/S0104-40362016000200003 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-40362016000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/467 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/468 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1012/469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 308-336 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032086622208 |