Adult educators in Portugal: fragmented policies, diverse identities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimaraes, Paula
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/464
Resumo: The discussion held in this paper is the result of several researches made by the author recently on adult education public policies as well as of her participation in the Adult Learning Practitioners in Europe (ALPINE) project (2007-2008) coordinated by Research voor Beleid (The Netherlands) and funded by the European Commission. The analysis presented here stresses challenges faced by adult educators in Portugal in the frame of adult education public policy in observance. Among these challenges one may find the difficulties in building a profession, the dilemmas of continuing education, the increasing instrumentation and technification of adult educators' work.
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spelling Adult educators in Portugal: fragmented policies, diverse identitiesEducadores de adultos en Portugal: politicas fragmentadas, identidades hacia el cambioEducadores de adultos em Portugal: politicas fragmentadas, identidades em mudancaAdult education; Public policies; Professional identitiesEducacion de adultos; Politicas públicas; Identidades profesionalesEducação de adultos; Politicas públicas; Identidades profissionaisThe discussion held in this paper is the result of several researches made by the author recently on adult education public policies as well as of her participation in the Adult Learning Practitioners in Europe (ALPINE) project (2007-2008) coordinated by Research voor Beleid (The Netherlands) and funded by the European Commission. The analysis presented here stresses challenges faced by adult educators in Portugal in the frame of adult education public policy in observance. Among these challenges one may find the difficulties in building a profession, the dilemmas of continuing education, the increasing instrumentation and technification of adult educators' work.Debido al caracter discontinuo y fragmentado de las politicas de educacion de adultos en Portugal, desde 1974 hasta la actualidad, se registro la emersion de diferentes perfiles, lo que impidio el reconocimiento social de los profesionales. Sin embargo, desde 1999, en el ambito de la adopcion de la politica pública de educacion y formacion de adultos, surgieron nuevos profesionales. Estos pasaron a ejecutar tareas de educacion orientadas hacia la conformidad y la competitividad, desvalorizando otras de educacion critica. Este texto fue incluido en el proyecto ALPINE (2007-2008) y tiene como tecnicas de colecta de datos el analisis documental y la entrevista efectuada a profesionales de la educacion de adultos. Su investigación permitio la discusion de algunos desafios a que se enfrentan los educadores de adultos, tales como las dificultades de construcción de una profesion, los dilemas de la formalizacion continua y la progresiva formalizacion y tecnicizacion del trabajo realizado.Devido ao carater descontinuo e fragmentado das politicas de educação de adultos em Portugal, desde 1974 ate os dias de hoje, registrou-se a emergencia de varios perfis profissionais que nao permitiram o reconhecimento dos mesmos. Todavia, desde 1999, no âmbito da adocao da politica de educação e formação de adultos, surgiram novos profissionais. Estes passaram a levar a cabo tarefas de educação para a conformidade e para a competitividade, desvalorizando outras de educação critica. Este texto foi incluido no projeto ALPINE (2007-2008). Tendo como tecnicas de coleta de dados a analise documental e a entrevista efetuada com profissionais da educação de adultos, esta pesquisa permitiu a discussao de alguns desafios com os quais os educadores de adultos se confrontavam, nomeadamente as dificuldades de construção de uma profissao, os dilemas da formação continua e a crescente formalização e tecnicização do trabalho realizado.Fundação CesgranrioGuimaraes, Paula2010-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/464Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 18, n. 69 (2010): Revista Ensaio - Out./Dez.; 775-7941809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2pt; en; esDireitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T21:24:20Zoai:ojs.localhost:article/464Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-08-14T21:24:20Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
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