Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/917 |
Resumo: | O número de egressos do ensino superior aumentou de cerca de 480 mil, em 2002, para mais de um milhao, em 2012. O panorama do mercado de trabalho para o profissional formado nas instituicoes de Ensino Superior brasileiras, gerado a partir da consulta a dados públicos no periodo de 2002 a 2012, indica desvalorização da mao de obra qualificada, decrescimo no número de empregos de maior remuneração, e um deficit de mais de 450 mil empregos de nivel superior. Esses dados deixam claro que o nivel de profissionalização dos trabalhadores deve crescer concomitantemente a acoes que permitam o acesso desses profissionais ao mercado de trabalho. Nesse contexto, a importância dos projetos do governo e da universidade sao inquestionaveis, sendo necessario o aprimoramento dos mecanismos de interação entre universidade, empresa e governo, de forma a viabilizar o sucesso dos programas do governo que ja estao em andamento, e possibilitar o desenvolvimento econômico e social. |
id |
CESGRANRIO_cbc79c1c775bd6ea4b484cdf8440bf6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/917 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalhoOverview of opportunities for graduates of higher education in Brazil: the role of innovation in the creation of new job marketsPanorama de oportunidades para los graduados de educacion superior en Brasil: el papel de la innovacion en la creacion de nuevos mercados de trabajoTriple helice; El espiritu empresarial; Incubadoras de negocios; ReunionTriplice helice; Empreendedorismo; Incubadoras de empresas; REUNITriple helix; Unemployment; Entrepreneurship; Business incubatorsO número de egressos do ensino superior aumentou de cerca de 480 mil, em 2002, para mais de um milhao, em 2012. O panorama do mercado de trabalho para o profissional formado nas instituicoes de Ensino Superior brasileiras, gerado a partir da consulta a dados públicos no periodo de 2002 a 2012, indica desvalorização da mao de obra qualificada, decrescimo no número de empregos de maior remuneração, e um deficit de mais de 450 mil empregos de nivel superior. Esses dados deixam claro que o nivel de profissionalização dos trabalhadores deve crescer concomitantemente a acoes que permitam o acesso desses profissionais ao mercado de trabalho. Nesse contexto, a importância dos projetos do governo e da universidade sao inquestionaveis, sendo necessario o aprimoramento dos mecanismos de interação entre universidade, empresa e governo, de forma a viabilizar o sucesso dos programas do governo que ja estao em andamento, e possibilitar o desenvolvimento econômico e social.The number of students that conclude higher education in Brazil increased from 480 thousand in 2002 to more than one million in 2012. Analysis of public data collected from 2002 to 2012, reveals an overview of opportunities for these new professionals. Public data reflect a devaluation of skilled labor, with a decrease in the number of jobs with higher wages, and a deficit of more than 450 thousand jobs. This analysis appoints that the level of professionalism of workers cannot grow separately; and that the stimuli of vocational qualification must concurrently come to actions that allow the absorption of these professionals to the labor market, or to actions that stimulate the emergence of new labor markets. In this context, the importance and the participation of the university is unquestioned, so new mechanisms of interaction between university companies and government should be constantly reviewed and improved in order to enable economic and social development. El número de graduados de educacion superior aumento de alrededor de 480.000 en 2002 a mas de un millon en 2012. El panorama del mercado de trabajo para el professional capacitado en las instituciones de educacion superior de Brasil, generado a partir de los datos de la consulta pública en el periodo 2002-2012, indica la devaluacion de mano de obra cualificada, la disminucion en el número de empleos de salarios mas altos, y el deficit de mas de 450.000 puestos de trabajo de nivel superior. Estos datos ponen de manifiesto que el nivel profesional de los trabajadores deberia crecer de forma concomitante com acciones que permitan a estos profesionales el acceso al mercado de trabajo. En este contexto, la importancia de los proyectos del gobierno y la universidad son incuestionables, y es necesario mejorar los mecanismos de interaccion entre la universidad, la empresa y el gobierno, a fin de asegurar el exito de los programas de gobierno que ya estan en curso y de potencializar el desarrollo economico y social. Fundação CesgranrioPereira, Giveldna Maria CostaCastro, Felipe NalonLanza, Luciana Nunes MenolliLanza, Daniel Carlos Ferreira2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91710.1590/S0104-40362016000100008Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 179-1981809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/917/446https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/917/447https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/917/448Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-16T22:01:48Zoai:ojs.localhost:article/917Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-05-16T22:01:48Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho Overview of opportunities for graduates of higher education in Brazil: the role of innovation in the creation of new job markets Panorama de oportunidades para los graduados de educacion superior en Brasil: el papel de la innovacion en la creacion de nuevos mercados de trabajo |
title |
Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho |
spellingShingle |
Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho Pereira, Giveldna Maria Costa Triple helice; El espiritu empresarial; Incubadoras de negocios; Reunion Triplice helice; Empreendedorismo; Incubadoras de empresas; REUNI Triple helix; Unemployment; Entrepreneurship; Business incubators |
title_short |
Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho |
title_full |
Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho |
title_fullStr |
Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho |
title_full_unstemmed |
Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho |
title_sort |
Panorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalho |
author |
Pereira, Giveldna Maria Costa |
author_facet |
Pereira, Giveldna Maria Costa Castro, Felipe Nalon Lanza, Luciana Nunes Menolli Lanza, Daniel Carlos Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Felipe Nalon Lanza, Luciana Nunes Menolli Lanza, Daniel Carlos Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Giveldna Maria Costa Castro, Felipe Nalon Lanza, Luciana Nunes Menolli Lanza, Daniel Carlos Ferreira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Triple helice; El espiritu empresarial; Incubadoras de negocios; Reunion Triplice helice; Empreendedorismo; Incubadoras de empresas; REUNI Triple helix; Unemployment; Entrepreneurship; Business incubators |
topic |
Triple helice; El espiritu empresarial; Incubadoras de negocios; Reunion Triplice helice; Empreendedorismo; Incubadoras de empresas; REUNI Triple helix; Unemployment; Entrepreneurship; Business incubators |
description |
O número de egressos do ensino superior aumentou de cerca de 480 mil, em 2002, para mais de um milhao, em 2012. O panorama do mercado de trabalho para o profissional formado nas instituicoes de Ensino Superior brasileiras, gerado a partir da consulta a dados públicos no periodo de 2002 a 2012, indica desvalorização da mao de obra qualificada, decrescimo no número de empregos de maior remuneração, e um deficit de mais de 450 mil empregos de nivel superior. Esses dados deixam claro que o nivel de profissionalização dos trabalhadores deve crescer concomitantemente a acoes que permitam o acesso desses profissionais ao mercado de trabalho. Nesse contexto, a importância dos projetos do governo e da universidade sao inquestionaveis, sendo necessario o aprimoramento dos mecanismos de interação entre universidade, empresa e governo, de forma a viabilizar o sucesso dos programas do governo que ja estao em andamento, e possibilitar o desenvolvimento econômico e social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/917 10.1590/S0104-40362016000100008 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/917 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-40362016000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/917/446 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/917/447 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/917/448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 179-198 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034279194624 |