Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Candido Alberto da Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Palazzo, Janete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913
Resumo: O presente artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo analisar fatores de atratividade e rejeicao da carreira docente por parte de uma coorte de alunos ingressantes, concluintes e egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matematica de uma instituicao privada de ensino superior no Distrito Federal. Para tanto, foram aplicados questionarios e conduzidos grupos focais e entrevistas individuais. Os dados foram analisados por meio da analise tematica de conteúdo. Os resultados revelam que grande parte dos fatores de atração do magisterio foram aqueles intrinsecos à profissao (gratificação emocional, aprendizagem reciproca), enquanto os fatores de rejeicao foram majoritariamente extrinsecos a ela, tais como recompensas financeiras, valorização social, carga de trabalho, violencias escolares, mal-estar, entre outros. O trabalho conclui que o magisterio, apesar de oferecer baixos salarios, passa a ser uma carreira atrativa aos candidatos menos aquinhoados social, econômica e culturalmente.
id CESGRANRIO_d321f2055dc65df5239dc7e7ee89e944
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/913
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciaturaTeaching Career’s Attraction and Rejection Factors: analysis of students and graduates perceptions in teacher education programsFactores de Atraccion y de Repulsa a la Carrera le Magisterio: un analisis de estudiantes y egressos de cursos de educacionEducacion superior; Magisterio; Seleccion de profesiones; Formacion de maestros y profesoresHigher education; Teaching career; Career choice; Teacher educationEducação superior; Magisterio; Escolha profissional; Formação de professoresO presente artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo analisar fatores de atratividade e rejeicao da carreira docente por parte de uma coorte de alunos ingressantes, concluintes e egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matematica de uma instituicao privada de ensino superior no Distrito Federal. Para tanto, foram aplicados questionarios e conduzidos grupos focais e entrevistas individuais. Os dados foram analisados por meio da analise tematica de conteúdo. Os resultados revelam que grande parte dos fatores de atração do magisterio foram aqueles intrinsecos à profissao (gratificação emocional, aprendizagem reciproca), enquanto os fatores de rejeicao foram majoritariamente extrinsecos a ela, tais como recompensas financeiras, valorização social, carga de trabalho, violencias escolares, mal-estar, entre outros. O trabalho conclui que o magisterio, apesar de oferecer baixos salarios, passa a ser uma carreira atrativa aos candidatos menos aquinhoados social, econômica e culturalmente.This article presents part of the results of a research project aimed at analyzing factors of attraction and rejection associated to a teaching career in the perceptions of a cohort of undergraduate, finalist and graduate students of the teaching degree courses in Pedagogy and Mathematics of a private higher education institution in the Federal District. To that end the study administered questionnaires and conducted focal group sessions and individual interviews. Thematic Analysis of content was used for data analysis. The results show that some of the factors of attraction associated to a teaching career were those intrinsic to the profession (emotional gratification, reciprocal learning), while the factors of rejection were mostly extrinsic, such as financial rewards, social devaluation, work load, violence in schools, teacher malaise and others. The paper concludes that, in spite of offering low salaries, teaching is an attractive career for candidates socially, economically and culturally less well off.Este artículo reporta parte de los resultados de una investigación que objetivo el analisis de factores de atraccion, asi como de repulsa a la carrera docente, en relacion a una cohorte de estudiantes ingresantes, concluyentes y egresos de cursos de Pedagogia y Matematica de una institucion privada de educacion superior en la Capital de la República. Fueron aplicados cuestionarios y realizados grupos focales, utilizandose el analisis de contenido para analisis de los datos. Sus resultados revelan que los mas fuertes factores de atraccion del magisterio fueron intrinsecos a la profesion (gratificacion emocional, aprendizaje reciproco), mientras los factores de repulsion fueron mayoritariamente extrinsecos, tales como recompensas financieras, valorizacion social, carga de trabajo, violencias escolares y mal estar. Este trabajo concluye que el magisterio, a pesar de los bajos salarios, paso a ser una carrera atractiva de candidatos en su mayoria, menos favorecidos desde los puntos de vista social, economica y cultural.Fundação CesgranrioGomes, Candido Alberto da CostaPalazzo, Janete2017-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91310.1590/s0104-40362017000100004Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 94 (2017): Revista Ensaio Jan./Mar.; 90-1131809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913/618https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913/619https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913/620Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-20T20:17:26Zoai:ojs.localhost:article/913Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2017-02-20T20:17:26Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciatura
Teaching Career’s Attraction and Rejection Factors: analysis of students and graduates perceptions in teacher education programs
Factores de Atraccion y de Repulsa a la Carrera le Magisterio: un analisis de estudiantes y egressos de cursos de educacion
title Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciatura
spellingShingle Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciatura
Gomes, Candido Alberto da Costa
Educacion superior; Magisterio; Seleccion de profesiones; Formacion de maestros y profesores
Higher education; Teaching career; Career choice; Teacher education
Educação superior; Magisterio; Escolha profissional; Formação de professores
title_short Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciatura
title_full Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciatura
title_fullStr Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciatura
title_full_unstemmed Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciatura
title_sort Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciatura
author Gomes, Candido Alberto da Costa
author_facet Gomes, Candido Alberto da Costa
Palazzo, Janete
author_role author
author2 Palazzo, Janete
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Candido Alberto da Costa
Palazzo, Janete
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educacion superior; Magisterio; Seleccion de profesiones; Formacion de maestros y profesores
Higher education; Teaching career; Career choice; Teacher education
Educação superior; Magisterio; Escolha profissional; Formação de professores
topic Educacion superior; Magisterio; Seleccion de profesiones; Formacion de maestros y profesores
Higher education; Teaching career; Career choice; Teacher education
Educação superior; Magisterio; Escolha profissional; Formação de professores
description O presente artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo analisar fatores de atratividade e rejeicao da carreira docente por parte de uma coorte de alunos ingressantes, concluintes e egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matematica de uma instituicao privada de ensino superior no Distrito Federal. Para tanto, foram aplicados questionarios e conduzidos grupos focais e entrevistas individuais. Os dados foram analisados por meio da analise tematica de conteúdo. Os resultados revelam que grande parte dos fatores de atração do magisterio foram aqueles intrinsecos à profissao (gratificação emocional, aprendizagem reciproca), enquanto os fatores de rejeicao foram majoritariamente extrinsecos a ela, tais como recompensas financeiras, valorização social, carga de trabalho, violencias escolares, mal-estar, entre outros. O trabalho conclui que o magisterio, apesar de oferecer baixos salarios, passa a ser uma carreira atrativa aos candidatos menos aquinhoados social, econômica e culturalmente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913
10.1590/s0104-40362017000100004
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362017000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913/618
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913/619
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913/620
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 94 (2017): Revista Ensaio Jan./Mar.; 90-113
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832032926531584