Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciatura
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913 |
Resumo: | O presente artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo analisar fatores de atratividade e rejeicao da carreira docente por parte de uma coorte de alunos ingressantes, concluintes e egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matematica de uma instituicao privada de ensino superior no Distrito Federal. Para tanto, foram aplicados questionarios e conduzidos grupos focais e entrevistas individuais. Os dados foram analisados por meio da analise tematica de conteúdo. Os resultados revelam que grande parte dos fatores de atração do magisterio foram aqueles intrinsecos à profissao (gratificação emocional, aprendizagem reciproca), enquanto os fatores de rejeicao foram majoritariamente extrinsecos a ela, tais como recompensas financeiras, valorização social, carga de trabalho, violencias escolares, mal-estar, entre outros. O trabalho conclui que o magisterio, apesar de oferecer baixos salarios, passa a ser uma carreira atrativa aos candidatos menos aquinhoados social, econômica e culturalmente. |
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Fatores de Atratividade e Rejeicao da Carreira do Magisterio: uma analise a partir de estudantes e egressos de licenciaturaTeaching Career’s Attraction and Rejection Factors: analysis of students and graduates perceptions in teacher education programsFactores de Atraccion y de Repulsa a la Carrera le Magisterio: un analisis de estudiantes y egressos de cursos de educacionEducacion superior; Magisterio; Seleccion de profesiones; Formacion de maestros y profesoresHigher education; Teaching career; Career choice; Teacher educationEducação superior; Magisterio; Escolha profissional; Formação de professoresO presente artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo analisar fatores de atratividade e rejeicao da carreira docente por parte de uma coorte de alunos ingressantes, concluintes e egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matematica de uma instituicao privada de ensino superior no Distrito Federal. Para tanto, foram aplicados questionarios e conduzidos grupos focais e entrevistas individuais. Os dados foram analisados por meio da analise tematica de conteúdo. Os resultados revelam que grande parte dos fatores de atração do magisterio foram aqueles intrinsecos à profissao (gratificação emocional, aprendizagem reciproca), enquanto os fatores de rejeicao foram majoritariamente extrinsecos a ela, tais como recompensas financeiras, valorização social, carga de trabalho, violencias escolares, mal-estar, entre outros. O trabalho conclui que o magisterio, apesar de oferecer baixos salarios, passa a ser uma carreira atrativa aos candidatos menos aquinhoados social, econômica e culturalmente.This article presents part of the results of a research project aimed at analyzing factors of attraction and rejection associated to a teaching career in the perceptions of a cohort of undergraduate, finalist and graduate students of the teaching degree courses in Pedagogy and Mathematics of a private higher education institution in the Federal District. To that end the study administered questionnaires and conducted focal group sessions and individual interviews. Thematic Analysis of content was used for data analysis. The results show that some of the factors of attraction associated to a teaching career were those intrinsic to the profession (emotional gratification, reciprocal learning), while the factors of rejection were mostly extrinsic, such as financial rewards, social devaluation, work load, violence in schools, teacher malaise and others. The paper concludes that, in spite of offering low salaries, teaching is an attractive career for candidates socially, economically and culturally less well off.Este artículo reporta parte de los resultados de una investigación que objetivo el analisis de factores de atraccion, asi como de repulsa a la carrera docente, en relacion a una cohorte de estudiantes ingresantes, concluyentes y egresos de cursos de Pedagogia y Matematica de una institucion privada de educacion superior en la Capital de la República. Fueron aplicados cuestionarios y realizados grupos focales, utilizandose el analisis de contenido para analisis de los datos. Sus resultados revelan que los mas fuertes factores de atraccion del magisterio fueron intrinsecos a la profesion (gratificacion emocional, aprendizaje reciproco), mientras los factores de repulsion fueron mayoritariamente extrinsecos, tales como recompensas financieras, valorizacion social, carga de trabajo, violencias escolares y mal estar. Este trabajo concluye que el magisterio, a pesar de los bajos salarios, paso a ser una carrera atractiva de candidatos en su mayoria, menos favorecidos desde los puntos de vista social, economica y cultural.Fundação CesgranrioGomes, Candido Alberto da CostaPalazzo, Janete2017-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91310.1590/s0104-40362017000100004Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 94 (2017): Revista Ensaio Jan./Mar.; 90-1131809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913/618https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913/619https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/913/620Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-20T20:17:26Zoai:ojs.localhost:article/913Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2017-02-20T20:17:26Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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