Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Sônia Querino dos Santos e
Publication Date: 2008
Other Authors: Machado, Vera Lúcia de Carvalho
Format: Article
Language: por
Source: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Download full: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/553
Summary: O artigo "Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (lei 10.639) e novos desafios" tem por base a dissertação de mestrado "População negra, relacoes inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)", defendida por Sônia Querino dos Santos e Santos na PUC-Campinas em dezembro de 2007. Pretende considerar como o processo de identificação e construido no plano simbolico, nas opcoes curriculares, nas metaforas interditas que permeiam as ideias pre-concebidas que carregamos, pois nem sempre o diferente que vemos nos encanta, pelo contrario, muitas vezes, nos desafia e nos faz revisar nossas opcoes individuais e nossos valores.
id CESGRANRIO_eb699ac39d4f374997491a1e31548b68
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/553
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafiosPertencimento; Diversidade etnico-racial; Praticas pedagogicas emancipatorias; Formação de educadoras/esO artigo "Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (lei 10.639) e novos desafios" tem por base a dissertação de mestrado "População negra, relacoes inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)", defendida por Sônia Querino dos Santos e Santos na PUC-Campinas em dezembro de 2007. Pretende considerar como o processo de identificação e construido no plano simbolico, nas opcoes curriculares, nas metaforas interditas que permeiam as ideias pre-concebidas que carregamos, pois nem sempre o diferente que vemos nos encanta, pelo contrario, muitas vezes, nos desafia e nos faz revisar nossas opcoes individuais e nossos valores.Fundação CesgranrioSantos, Sônia Querino dos Santos eMachado, Vera Lúcia de Carvalho2008-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/553Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 16, n. 58 (2008): Revista Ensaio - Jan./Mar.; 95-1121809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-07-09T18:47:54Zoai:ojs.localhost:article/553Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-07-09T18:47:54Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios
title Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios
spellingShingle Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios
Santos, Sônia Querino dos Santos e
Pertencimento; Diversidade etnico-racial; Praticas pedagogicas emancipatorias; Formação de educadoras/es
title_short Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios
title_full Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios
title_fullStr Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios
title_full_unstemmed Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios
title_sort Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios
author Santos, Sônia Querino dos Santos e
author_facet Santos, Sônia Querino dos Santos e
Machado, Vera Lúcia de Carvalho
author_role author
author2 Machado, Vera Lúcia de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sônia Querino dos Santos e
Machado, Vera Lúcia de Carvalho
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Pertencimento; Diversidade etnico-racial; Praticas pedagogicas emancipatorias; Formação de educadoras/es
topic Pertencimento; Diversidade etnico-racial; Praticas pedagogicas emancipatorias; Formação de educadoras/es
description O artigo "Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (lei 10.639) e novos desafios" tem por base a dissertação de mestrado "População negra, relacoes inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)", defendida por Sônia Querino dos Santos e Santos na PUC-Campinas em dezembro de 2007. Pretende considerar como o processo de identificação e construido no plano simbolico, nas opcoes curriculares, nas metaforas interditas que permeiam as ideias pre-concebidas que carregamos, pois nem sempre o diferente que vemos nos encanta, pelo contrario, muitas vezes, nos desafia e nos faz revisar nossas opcoes individuais e nossos valores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/553
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 16, n. 58 (2008): Revista Ensaio - Jan./Mar.; 95-112
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034723790848