Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/553 |
Resumo: | O artigo "Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (lei 10.639) e novos desafios" tem por base a dissertação de mestrado "População negra, relacoes inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)", defendida por Sônia Querino dos Santos e Santos na PUC-Campinas em dezembro de 2007. Pretende considerar como o processo de identificação e construido no plano simbolico, nas opcoes curriculares, nas metaforas interditas que permeiam as ideias pre-concebidas que carregamos, pois nem sempre o diferente que vemos nos encanta, pelo contrario, muitas vezes, nos desafia e nos faz revisar nossas opcoes individuais e nossos valores. |
id |
CESGRANRIO_eb699ac39d4f374997491a1e31548b68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/553 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafiosPertencimento; Diversidade etnico-racial; Praticas pedagogicas emancipatorias; Formação de educadoras/esO artigo "Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (lei 10.639) e novos desafios" tem por base a dissertação de mestrado "População negra, relacoes inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)", defendida por Sônia Querino dos Santos e Santos na PUC-Campinas em dezembro de 2007. Pretende considerar como o processo de identificação e construido no plano simbolico, nas opcoes curriculares, nas metaforas interditas que permeiam as ideias pre-concebidas que carregamos, pois nem sempre o diferente que vemos nos encanta, pelo contrario, muitas vezes, nos desafia e nos faz revisar nossas opcoes individuais e nossos valores.Fundação CesgranrioSantos, Sônia Querino dos Santos eMachado, Vera Lúcia de Carvalho2008-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/553Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 16, n. 58 (2008): Revista Ensaio - Jan./Mar.; 95-1121809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-07-09T18:47:54Zoai:ojs.localhost:article/553Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-07-09T18:47:54Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios |
title |
Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios |
spellingShingle |
Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios Santos, Sônia Querino dos Santos e Pertencimento; Diversidade etnico-racial; Praticas pedagogicas emancipatorias; Formação de educadoras/es |
title_short |
Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios |
title_full |
Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios |
title_fullStr |
Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios |
title_full_unstemmed |
Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios |
title_sort |
Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios |
author |
Santos, Sônia Querino dos Santos e |
author_facet |
Santos, Sônia Querino dos Santos e Machado, Vera Lúcia de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Vera Lúcia de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sônia Querino dos Santos e Machado, Vera Lúcia de Carvalho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pertencimento; Diversidade etnico-racial; Praticas pedagogicas emancipatorias; Formação de educadoras/es |
topic |
Pertencimento; Diversidade etnico-racial; Praticas pedagogicas emancipatorias; Formação de educadoras/es |
description |
O artigo "Politicas públicas educacionais: antigas reivindicacoes, conquistas (lei 10.639) e novos desafios" tem por base a dissertação de mestrado "População negra, relacoes inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)", defendida por Sônia Querino dos Santos e Santos na PUC-Campinas em dezembro de 2007. Pretende considerar como o processo de identificação e construido no plano simbolico, nas opcoes curriculares, nas metaforas interditas que permeiam as ideias pre-concebidas que carregamos, pois nem sempre o diferente que vemos nos encanta, pelo contrario, muitas vezes, nos desafia e nos faz revisar nossas opcoes individuais e nossos valores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/553 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 16, n. 58 (2008): Revista Ensaio - Jan./Mar.; 95-112 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034723790848 |