A avaliação no Ensino de Ciencias Naturais nos documentos oficiais e na literatura academica: uma tematica com muitas questoes em aberto
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/807 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma revisao da literatura e da legislação sobre a avaliação da aprendizagem focalizando o Ensino de Ciencias Naturais. Foram examinadas criticamente a legislação do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul e artigos de revistas da area da Educação e do Ensino de Ciencias. O estudo1 revela que ha certo consenso na literatura sobre o predominio da avaliação tradicional, centrada em provas escritas, atrelada ao modelo de busca de resultados. A legislação reconhece que a avaliação da aprendizagem utilizada na escola distancia-se das orientacoes oficiais, que enfatizam os aspectos qualitativos e formativos sobre os quantitativos. Literatura e legislação convergem com a orientação de que os professores precisam diversificar seus instrumentos visando alcancar uma avaliação formativa. Reflete-se tambem o debate acerca das possibilidades e limitacoes das avaliações externas e proposta do Plano Nacional da Educação de 2014 para englobar o Ensino de Ciencias no Sistema de Avaliação da Educação Basica (SAEB), mas percebe-se que muito pouco desse debate chega efetivamente nas salas de aula. |
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A avaliação no Ensino de Ciencias Naturais nos documentos oficiais e na literatura academica: uma tematica com muitas questoes em abertoEducaçãoAvaliação da Aprendizagem; Ensino de Ciencias; Avaliação do Sistema EducacionalEste trabalho consiste em uma revisao da literatura e da legislação sobre a avaliação da aprendizagem focalizando o Ensino de Ciencias Naturais. Foram examinadas criticamente a legislação do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul e artigos de revistas da area da Educação e do Ensino de Ciencias. O estudo1 revela que ha certo consenso na literatura sobre o predominio da avaliação tradicional, centrada em provas escritas, atrelada ao modelo de busca de resultados. A legislação reconhece que a avaliação da aprendizagem utilizada na escola distancia-se das orientacoes oficiais, que enfatizam os aspectos qualitativos e formativos sobre os quantitativos. Literatura e legislação convergem com a orientação de que os professores precisam diversificar seus instrumentos visando alcancar uma avaliação formativa. Reflete-se tambem o debate acerca das possibilidades e limitacoes das avaliações externas e proposta do Plano Nacional da Educação de 2014 para englobar o Ensino de Ciencias no Sistema de Avaliação da Educação Basica (SAEB), mas percebe-se que muito pouco desse debate chega efetivamente nas salas de aula.Fundação CesgranrioUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGSCAPES:Comissao de Aperfeicoamento de Pessoal do Nivel SuperiorDantas, Claudio Rejane da SilvaMassoni, Neusa TeresinhaSantos, Flavia Maria Teixeira dos2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/80710.1590/S0104-40362017002500807Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun.; 440-4821809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/807/643https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/807/644https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/807/645Americas2000-2014Documentos Oficiais e artigos academicosDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-08T13:12:46Zoai:ojs.localhost:article/807Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2017-08-08T13:12:46Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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