Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar reflexivamente os impactos ocasionados pela avaliação externa da gestao escolar, do Programa Nova Escola, implementada na rede pública de Ensino Basico do Estado do Rio de Janeiro. Para consecução da investigação realizada, foi dada voz aos atores participantes do contexto investigado, avaliados e avaliadores, de forma a identificar as possiveis mudancas no modo de pensar e praticar a gestao nas escolas componentes da rede considerada, induzidas pela avaliação externa do eixo gestao escolar em seu primeiro ciclo de realização (2000-2003). O tema abordado e apresentado por meio de uma breve descricao do processo avaliativo realizado; de uma exposicao concisa da estrutura organizacional montada para a implementação da avaliação; da explicitação da metodologia utilizada para a consecução da pesquisa; e por uma apresentação dos principais resultados da pesquisa realizada. |
id |
CESGRANRIO_fc53e34ba02f07f104cb92391274772f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1011 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementaçãoSchool management external assessment of Rio de Janeiro state’s the “Programa Nova Escola”: a reflective study on its first performance cycle (2000–2003), after 15 years of its implementationEvaluacion externa de la gestion escolar del “Programa Nova Escola” en Rio de Janeiro: un estudio reflexivo del primer ciclo de realizacion (2000–2003), pasados 15 años de su implementacionEvaluacion; Gestion escolar; Nova EscolaAvaliação; Gestao escolar; Nova EscolaEvaluation; School management; Nova EscolaEste artigo objetiva analisar reflexivamente os impactos ocasionados pela avaliação externa da gestao escolar, do Programa Nova Escola, implementada na rede pública de Ensino Basico do Estado do Rio de Janeiro. Para consecução da investigação realizada, foi dada voz aos atores participantes do contexto investigado, avaliados e avaliadores, de forma a identificar as possiveis mudancas no modo de pensar e praticar a gestao nas escolas componentes da rede considerada, induzidas pela avaliação externa do eixo gestao escolar em seu primeiro ciclo de realização (2000-2003). O tema abordado e apresentado por meio de uma breve descricao do processo avaliativo realizado; de uma exposicao concisa da estrutura organizacional montada para a implementação da avaliação; da explicitação da metodologia utilizada para a consecução da pesquisa; e por uma apresentação dos principais resultados da pesquisa realizada.This article aims to reflexively analyze the impacts associated to the school management external assessment, known as the Programa Nova Escola, implemented in the public basic education in Rio de Janeiro State. To achieve the research’s goal, participating actors (those being assessed and those conducting the assessment) were given a voice in the investigated context, in order to identify possible changes – induced by the first cycle (2000–2003) of the external assessment of the “school management axis” – in thinking and practicing management in the schools being part of the network. The topic is presented through a short description of the assessment process performed; a concise presentation of the organizational structure set up for the implementation of the assessment; the explanation of the methodology used to achieve the research; and a presentation of the main results of the survey.Este artículo tiene como objetivo analizar reflexivamente los impactos causados por la evaluacion externa de la gestion escolar, denominada Programa Nova Escola, implementada en la educacion basica pública del Estado de Rio de Janeiro. Para el desarrollo de la investigación, se dio voz a los actores que participan en el contexto investigado, tanto a evaluados como a evaluadores, con el fin de identificar los posibles cambios – inducidos por la evaluacion externa del eje de gestion escolar en el primer ciclo de conduccion (2000–2003) en el pensamiento y la gestion de la practica en las escuelas que componen la red propuesta. El tema se presenta a traves de una breve descripcion del proceso de evaluacion realizado; una presentacion concisa de la estructura organizacional establecida para la aplicacion de la evaluacion; la explicacion de la metodologia utilizada para desarrollar la investigación; y una presentacion de los principales resultados de la encuesta.Fundação CesgranrioFilho, Ovidio OrlandoSa, Virginio Isidro Martins2016-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/101110.1590/S0104-40362016000200002Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 275-3071809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/464https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/466https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/465Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-28T15:18:12Zoai:ojs.localhost:article/1011Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-07-28T15:18:12Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação School management external assessment of Rio de Janeiro state’s the “Programa Nova Escola”: a reflective study on its first performance cycle (2000–2003), after 15 years of its implementation Evaluacion externa de la gestion escolar del “Programa Nova Escola” en Rio de Janeiro: un estudio reflexivo del primer ciclo de realizacion (2000–2003), pasados 15 años de su implementacion |
title |
Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação |
spellingShingle |
Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação Filho, Ovidio Orlando Evaluacion; Gestion escolar; Nova Escola Avaliação; Gestao escolar; Nova Escola Evaluation; School management; Nova Escola |
title_short |
Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação |
title_full |
Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação |
title_fullStr |
Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação |
title_full_unstemmed |
Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação |
title_sort |
Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação |
author |
Filho, Ovidio Orlando |
author_facet |
Filho, Ovidio Orlando Sa, Virginio Isidro Martins |
author_role |
author |
author2 |
Sa, Virginio Isidro Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Ovidio Orlando Sa, Virginio Isidro Martins |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evaluacion; Gestion escolar; Nova Escola Avaliação; Gestao escolar; Nova Escola Evaluation; School management; Nova Escola |
topic |
Evaluacion; Gestion escolar; Nova Escola Avaliação; Gestao escolar; Nova Escola Evaluation; School management; Nova Escola |
description |
Este artigo objetiva analisar reflexivamente os impactos ocasionados pela avaliação externa da gestao escolar, do Programa Nova Escola, implementada na rede pública de Ensino Basico do Estado do Rio de Janeiro. Para consecução da investigação realizada, foi dada voz aos atores participantes do contexto investigado, avaliados e avaliadores, de forma a identificar as possiveis mudancas no modo de pensar e praticar a gestao nas escolas componentes da rede considerada, induzidas pela avaliação externa do eixo gestao escolar em seu primeiro ciclo de realização (2000-2003). O tema abordado e apresentado por meio de uma breve descricao do processo avaliativo realizado; de uma exposicao concisa da estrutura organizacional montada para a implementação da avaliação; da explicitação da metodologia utilizada para a consecução da pesquisa; e por uma apresentação dos principais resultados da pesquisa realizada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011 10.1590/S0104-40362016000200002 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-40362016000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/464 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/466 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 275-307 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832030643781632 |