Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Ovidio Orlando
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sa, Virginio Isidro Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011
Resumo: Este artigo objetiva analisar reflexivamente os impactos ocasionados pela avaliação externa da gestao escolar, do Programa Nova Escola, implementada na rede pública de Ensino Basico do Estado do Rio de Janeiro. Para consecução da investigação realizada, foi dada voz aos atores participantes do contexto investigado, avaliados e avaliadores, de forma a identificar as possiveis mudancas no modo de pensar e praticar a gestao nas escolas componentes da rede considerada, induzidas pela avaliação externa do eixo gestao escolar em seu primeiro ciclo de realização (2000-2003). O tema abordado e apresentado por meio de uma breve descricao do processo avaliativo realizado; de uma exposicao concisa da estrutura organizacional montada para a implementação da avaliação; da explicitação da metodologia utilizada para a consecução da pesquisa; e por uma apresentação dos principais resultados da pesquisa realizada.
id CESGRANRIO_fc53e34ba02f07f104cb92391274772f
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1011
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementaçãoSchool management external assessment of Rio de Janeiro state’s the “Programa Nova Escola”: a reflective study on its first performance cycle (2000–2003), after 15 years of its implementationEvaluacion externa de la gestion escolar del “Programa Nova Escola” en Rio de Janeiro: un estudio reflexivo del primer ciclo de realizacion (2000–2003), pasados 15 años de su implementacionEvaluacion; Gestion escolar; Nova EscolaAvaliação; Gestao escolar; Nova EscolaEvaluation; School management; Nova EscolaEste artigo objetiva analisar reflexivamente os impactos ocasionados pela avaliação externa da gestao escolar, do Programa Nova Escola, implementada na rede pública de Ensino Basico do Estado do Rio de Janeiro. Para consecução da investigação realizada, foi dada voz aos atores participantes do contexto investigado, avaliados e avaliadores, de forma a identificar as possiveis mudancas no modo de pensar e praticar a gestao nas escolas componentes da rede considerada, induzidas pela avaliação externa do eixo gestao escolar em seu primeiro ciclo de realização (2000-2003). O tema abordado e apresentado por meio de uma breve descricao do processo avaliativo realizado; de uma exposicao concisa da estrutura organizacional montada para a implementação da avaliação; da explicitação da metodologia utilizada para a consecução da pesquisa; e por uma apresentação dos principais resultados da pesquisa realizada.This article aims to reflexively analyze the impacts associated to the school management external assessment, known as the Programa Nova Escola, implemented in the public basic education in Rio de Janeiro State. To achieve the research’s goal, participating actors (those being assessed and those conducting the assessment) were given a voice in the investigated context, in order to identify possible changes – induced by the first cycle (2000–2003) of the external assessment of the “school management axis” – in thinking and practicing management in the schools being part of the network. The topic is presented through a short description of the assessment process performed; a concise presentation of the organizational structure set up for the implementation of the assessment; the explanation of the methodology used to achieve the research; and a presentation of the main results of the survey.Este artículo tiene como objetivo analizar reflexivamente los impactos causados por la evaluacion externa de la gestion escolar, denominada Programa Nova Escola, implementada en la educacion basica pública del Estado de Rio de Janeiro. Para el desarrollo de la investigación, se dio voz a los actores que participan en el contexto investigado, tanto a evaluados como a evaluadores, con el fin de identificar los posibles cambios – inducidos por la evaluacion externa del eje de gestion escolar en el primer ciclo de conduccion (2000–2003) en el pensamiento y la gestion de la practica en las escuelas que componen la red propuesta. El tema se presenta a traves de una breve descripcion del proceso de evaluacion realizado; una presentacion concisa de la estructura organizacional establecida para la aplicacion de la evaluacion; la explicacion de la metodologia utilizada para desarrollar la investigación; y una presentacion de los principales resultados de la encuesta.Fundação CesgranrioFilho, Ovidio OrlandoSa, Virginio Isidro Martins2016-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/101110.1590/S0104-40362016000200002Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 275-3071809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/464https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/466https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/465Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-28T15:18:12Zoai:ojs.localhost:article/1011Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-07-28T15:18:12Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação
School management external assessment of Rio de Janeiro state’s the “Programa Nova Escola”: a reflective study on its first performance cycle (2000–2003), after 15 years of its implementation
Evaluacion externa de la gestion escolar del “Programa Nova Escola” en Rio de Janeiro: un estudio reflexivo del primer ciclo de realizacion (2000–2003), pasados 15 años de su implementacion
title Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação
spellingShingle Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação
Filho, Ovidio Orlando
Evaluacion; Gestion escolar; Nova Escola
Avaliação; Gestao escolar; Nova Escola
Evaluation; School management; Nova Escola
title_short Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação
title_full Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação
title_fullStr Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação
title_full_unstemmed Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação
title_sort Avaliação externa da gestao escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação
author Filho, Ovidio Orlando
author_facet Filho, Ovidio Orlando
Sa, Virginio Isidro Martins
author_role author
author2 Sa, Virginio Isidro Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Ovidio Orlando
Sa, Virginio Isidro Martins
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Evaluacion; Gestion escolar; Nova Escola
Avaliação; Gestao escolar; Nova Escola
Evaluation; School management; Nova Escola
topic Evaluacion; Gestion escolar; Nova Escola
Avaliação; Gestao escolar; Nova Escola
Evaluation; School management; Nova Escola
description Este artigo objetiva analisar reflexivamente os impactos ocasionados pela avaliação externa da gestao escolar, do Programa Nova Escola, implementada na rede pública de Ensino Basico do Estado do Rio de Janeiro. Para consecução da investigação realizada, foi dada voz aos atores participantes do contexto investigado, avaliados e avaliadores, de forma a identificar as possiveis mudancas no modo de pensar e praticar a gestao nas escolas componentes da rede considerada, induzidas pela avaliação externa do eixo gestao escolar em seu primeiro ciclo de realização (2000-2003). O tema abordado e apresentado por meio de uma breve descricao do processo avaliativo realizado; de uma exposicao concisa da estrutura organizacional montada para a implementação da avaliação; da explicitação da metodologia utilizada para a consecução da pesquisa; e por uma apresentação dos principais resultados da pesquisa realizada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011
10.1590/S0104-40362016000200002
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362016000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/464
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/466
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1011/465
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 91 (2016): Revista Ensaio Abr./Jun.; 275-307
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832030643781632