Crowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfunding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Renata Trompowsky Taulois de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6959
Resumo: Existem algumas opções de financiamento para o empreendedorismo. Estas podem se dividir em equity (aporte de capital através de investidores que por sua vez possuem parcela no novo empreendimento) ou dívida (vínculos externos de empréstimo de crédito). Este estudo examina o crowdfunding como uma opção de financiamento diferenciada, para empreendedores que tenham dificuldades de acesso ao crédito, desejam manter o risco baixo, e envolver o público para aporte de capital. Em particular, o estudo explora o crowdfunding através da percepção de quatro empreendedores brasileiros que utilizam ou já utilizaram plataformas de crowdfunding, compreendendo suas motivações de escolha, benefícios financeiros e não-financeiros, assim como as dificuldades impostas por este meio de financiamento. Implicações da pesquisa incluem tentativas anteriores de financiamento (por outros meios) sem sucesso, procura pelo engajamento de um público fiel, pré-vendas de um produto e a aproximação de futuros clientes. Outras decorrências incluem o medo da exposição e fracasso, o gasto de energia com divulgações online e off-line, e problemas na entrega efetiva das recompensas ao público (colaboradores do financiamento). O estudo engloba novos conhecimentos sobre um fenômeno que vem crescendo no mundo e no Brasil e apresenta um grande potencial no acesso ao crédito por empreendedores diversos.
id CEUB_04ca255922ea994915caa0b286e333ed
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/6959
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Azevedo, Renata Trompowsky Taulois deCordeiro, Marcelo Antônio Lisboa2015-08-06T18:21:58Z2015-08-06T18:21:58Z20152015-08-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6959Existem algumas opções de financiamento para o empreendedorismo. Estas podem se dividir em equity (aporte de capital através de investidores que por sua vez possuem parcela no novo empreendimento) ou dívida (vínculos externos de empréstimo de crédito). Este estudo examina o crowdfunding como uma opção de financiamento diferenciada, para empreendedores que tenham dificuldades de acesso ao crédito, desejam manter o risco baixo, e envolver o público para aporte de capital. Em particular, o estudo explora o crowdfunding através da percepção de quatro empreendedores brasileiros que utilizam ou já utilizaram plataformas de crowdfunding, compreendendo suas motivações de escolha, benefícios financeiros e não-financeiros, assim como as dificuldades impostas por este meio de financiamento. Implicações da pesquisa incluem tentativas anteriores de financiamento (por outros meios) sem sucesso, procura pelo engajamento de um público fiel, pré-vendas de um produto e a aproximação de futuros clientes. Outras decorrências incluem o medo da exposição e fracasso, o gasto de energia com divulgações online e off-line, e problemas na entrega efetiva das recompensas ao público (colaboradores do financiamento). O estudo engloba novos conhecimentos sobre um fenômeno que vem crescendo no mundo e no Brasil e apresenta um grande potencial no acesso ao crédito por empreendedores diversos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-06T18:21:58Z No. of bitstreams: 1 21476463.pdf: 226976 bytes, checksum: 84f076428c393e0ed3f64298cd40cfd3 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-06T18:21:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21476463.pdf: 226976 bytes, checksum: 84f076428c393e0ed3f64298cd40cfd3 (MD5)CrowdfundingFinanciamentoEmpreendedorismoCrowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfundinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21476463.pdf21476463.pdfapplication/pdf226976https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6959/1/21476463.pdf84f076428c393e0ed3f64298cd40cfd3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6959/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21476463.pdf.txt21476463.pdf.txtExtracted texttext/plain55938https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6959/3/21476463.pdf.txt3a1eba6829cc6ebf9c48ff895aaa5c60MD53235/69592022-07-30 17:31:13.19oai:repositorio.uniceub.br:235/6959Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612022-07-30T17:31:13Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfunding
title Crowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfunding
spellingShingle Crowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfunding
Azevedo, Renata Trompowsky Taulois de
Crowdfunding
Financiamento
Empreendedorismo
title_short Crowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfunding
title_full Crowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfunding
title_fullStr Crowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfunding
title_full_unstemmed Crowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfunding
title_sort Crowdfunding no Brasil: percepção do empreendedor na utilização do Crowdfunding
author Azevedo, Renata Trompowsky Taulois de
author_facet Azevedo, Renata Trompowsky Taulois de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Renata Trompowsky Taulois de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cordeiro, Marcelo Antônio Lisboa
contributor_str_mv Cordeiro, Marcelo Antônio Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Crowdfunding
Financiamento
Empreendedorismo
topic Crowdfunding
Financiamento
Empreendedorismo
description Existem algumas opções de financiamento para o empreendedorismo. Estas podem se dividir em equity (aporte de capital através de investidores que por sua vez possuem parcela no novo empreendimento) ou dívida (vínculos externos de empréstimo de crédito). Este estudo examina o crowdfunding como uma opção de financiamento diferenciada, para empreendedores que tenham dificuldades de acesso ao crédito, desejam manter o risco baixo, e envolver o público para aporte de capital. Em particular, o estudo explora o crowdfunding através da percepção de quatro empreendedores brasileiros que utilizam ou já utilizaram plataformas de crowdfunding, compreendendo suas motivações de escolha, benefícios financeiros e não-financeiros, assim como as dificuldades impostas por este meio de financiamento. Implicações da pesquisa incluem tentativas anteriores de financiamento (por outros meios) sem sucesso, procura pelo engajamento de um público fiel, pré-vendas de um produto e a aproximação de futuros clientes. Outras decorrências incluem o medo da exposição e fracasso, o gasto de energia com divulgações online e off-line, e problemas na entrega efetiva das recompensas ao público (colaboradores do financiamento). O estudo engloba novos conhecimentos sobre um fenômeno que vem crescendo no mundo e no Brasil e apresenta um grande potencial no acesso ao crédito por empreendedores diversos.
publishDate 2015
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2015-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-06T18:21:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-06T18:21:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6959
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6959/1/21476463.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6959/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6959/3/21476463.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 84f076428c393e0ed3f64298cd40cfd3
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3a1eba6829cc6ebf9c48ff895aaa5c60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209476784586752