Gênero como fator significativo na educação parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Isabella Alves Alencar de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11480
Resumo: A presente pesquisa visou analisar se existem diferenças significativas na criação das crianças, a partir da percepção dos pais, e se o gênero é um fator significativo na educação de suas/seus filhas/os. A partir da Psicologia Cultural e dos conhecimentos desta sobre como ocorre a construção das subjetividades, é aprofundado concomitantemente temas como família, feminilidades e masculinidades. Quanto à metodologia, foi utilizado o método qualitativo de pesquisa. Para tanto, foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas, com três mães e três pais que possuem filhas/os de ambos os gêneros, para que fosse aprofundado o tema de pesquisa proposto e analisado em conjunto com a perspectiva destas/es. Para analisar as informações construídas nas entrevistas, os resultados foram divididos em três categorias analíticas: 1) A educação das/os filhas/os: articulando passado, presente e futuro; 2) Crenças das/os participantes em relação às questões de gênero na família e na sociedade em geral; 3) Há, ou não, diferenças na educação dos meninos e das meninas na perspectiva das/os participantes. Foi possível observar como em diferentes gerações há a transmissão dos estereótipos de gênero, como são reproduzidos e questionados; a diferença na educação transmitida para as mães e pais em comparação com a das/os filhas/os; valores e crenças difundidas ainda no cotidiano; e a tentativa da promoção da igualdade e equidade de gênero para as/os participantes. Esse trabalho demonstrou que, como sujeitos ativos, podemos introduzir mudanças significativas nas relações de gênero.
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Para tanto, foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas, com três mães e três pais que possuem filhas/os de ambos os gêneros, para que fosse aprofundado o tema de pesquisa proposto e analisado em conjunto com a perspectiva destas/es. Para analisar as informações construídas nas entrevistas, os resultados foram divididos em três categorias analíticas: 1) A educação das/os filhas/os: articulando passado, presente e futuro; 2) Crenças das/os participantes em relação às questões de gênero na família e na sociedade em geral; 3) Há, ou não, diferenças na educação dos meninos e das meninas na perspectiva das/os participantes. Foi possível observar como em diferentes gerações há a transmissão dos estereótipos de gênero, como são reproduzidos e questionados; a diferença na educação transmitida para as mães e pais em comparação com a das/os filhas/os; valores e crenças difundidas ainda no cotidiano; e a tentativa da promoção da igualdade e equidade de gênero para as/os participantes. Esse trabalho demonstrou que, como sujeitos ativos, podemos introduzir mudanças significativas nas relações de gênero.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-09T17:26:43Z No. of bitstreams: 1 21268693.pdf: 3113382 bytes, checksum: b5c2d931684dc6a1002cf858ca780e11 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-09T18:07:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21268693.pdf: 3113382 bytes, checksum: b5c2d931684dc6a1002cf858ca780e11 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-09T18:07:18Z (GMT). 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