Distúrbios os teomusculares relacionados ao trabalho do professor de escola pública em Luziânia-GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernanda de Freitas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: http://www.repositorio.uniceub.br/handle/123456789/4503
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/4503
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar os principais distúrbios osteomusculares que acometem os professores de escolas públicas em Luziânia-GO e a freqüência com que eles ocorrem. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo, que obteve como amostra 35 professores. Para avaliação dos sintomas osteomusculares foi utilizado o questionário Nórdico, acrescentado de perguntas referentes aos dados pessoais e demográficos dos participantes. Para análise estatística, utilizou-se de análise descritiva dos dados e o teste do qui-quadrado, com nível de significância adotado de 5% (p<0,05). Resultados: As regiões corporais de maior sintomatologia foram: cervical, ombro, região dorsal e região lombar. Sintomas esses, freqüentes tanto nos últimos 7 dias quanto nos útlimos 12 meses. Conclusão: A grande maioria dos professores acreditam que os sintomas podem estar relacionados ao trabalho que realizam. Entretanto, a literatura a respeito da saúde do professor ainda é escassa, necessitando de novos estudos.
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