Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ianne Claudine de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9408
Resumo: Os gestores ou líderes de uma empresa necessitam continuamente atualizar a maneira como atuam em seus cargos devido às rápidas mudanças socioeconômicas e culturais do século XXI que impactam diretamente nas organizações. O presente trabalho busca identificar quais competências gerenciais propostos por Robert Quinn et. al em seu livro “Competências gerenciais: princípios e aplicações”, são desempenhadas pelos administradores de uma agência franqueada dos Correios do Distrito Federal e quais precisam ser desenvolvidas para alcançar eficiência organizacional. São 24 competências propostas associadas a oito papéis gerenciais: produtor, diretor, coordenador, monitor, facilitador, mentor, inovador e negociador. Para tal, foi realizada uma entrevista com os dois gestores da agência e depois analisadas à luz da teoria de Quinn. O tipo de pesquisa foi descritiva e a abordagem foi de natureza qualitativa. Ao término, constatou-se que o primeiro entrevistado desempenha 16 competências e a segunda entrevistada 19 na gestão vigente na qual se utiliza mais do modelo das relações humanas contendo os papéis de mentor e facilitador, sendo necessário aprimoramento da terceira competência do papel de facilitador por parte do primeiro entrevistado.
id CEUB_1590e24140e077f1e6b1f1629d3beed9
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9408
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Reis, Ianne Claudine de OliveiraGagliardi, Érika2016-11-21T18:12:47Z2016-11-21T18:12:47Z20162016-11REIS, Ianne Claudine de Oliveira. Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios. 2016. 42 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9408Os gestores ou líderes de uma empresa necessitam continuamente atualizar a maneira como atuam em seus cargos devido às rápidas mudanças socioeconômicas e culturais do século XXI que impactam diretamente nas organizações. O presente trabalho busca identificar quais competências gerenciais propostos por Robert Quinn et. al em seu livro “Competências gerenciais: princípios e aplicações”, são desempenhadas pelos administradores de uma agência franqueada dos Correios do Distrito Federal e quais precisam ser desenvolvidas para alcançar eficiência organizacional. São 24 competências propostas associadas a oito papéis gerenciais: produtor, diretor, coordenador, monitor, facilitador, mentor, inovador e negociador. Para tal, foi realizada uma entrevista com os dois gestores da agência e depois analisadas à luz da teoria de Quinn. O tipo de pesquisa foi descritiva e a abordagem foi de natureza qualitativa. Ao término, constatou-se que o primeiro entrevistado desempenha 16 competências e a segunda entrevistada 19 na gestão vigente na qual se utiliza mais do modelo das relações humanas contendo os papéis de mentor e facilitador, sendo necessário aprimoramento da terceira competência do papel de facilitador por parte do primeiro entrevistado.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-11-21T18:08:56Z No. of bitstreams: 1 21000163.pdf: 874370 bytes, checksum: 8169e442924d69dc0703995834a5c6af (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-21T18:12:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21000163.pdf: 874370 bytes, checksum: 8169e442924d69dc0703995834a5c6af (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-21T18:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21000163.pdf: 874370 bytes, checksum: 8169e442924d69dc0703995834a5c6af (MD5) Previous issue date: 2016-11Competência gerencialLiderançaModelo de gestãoCompetências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21000163.pdf21000163.pdfapplication/pdf874370https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9408/1/21000163.pdf8169e442924d69dc0703995834a5c6afMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9408/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21000163.pdf.txt21000163.pdf.txtExtracted texttext/plain73006https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9408/3/21000163.pdf.txt0eec4d7e0af083f2fab480f4cdfd48a7MD53235/94082019-05-09 13:23:43.752oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-09T13:23:43Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios
title Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios
spellingShingle Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios
Reis, Ianne Claudine de Oliveira
Competência gerencial
Liderança
Modelo de gestão
title_short Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios
title_full Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios
title_fullStr Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios
title_full_unstemmed Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios
title_sort Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios
author Reis, Ianne Claudine de Oliveira
author_facet Reis, Ianne Claudine de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ianne Claudine de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gagliardi, Érika
contributor_str_mv Gagliardi, Érika
dc.subject.por.fl_str_mv Competência gerencial
Liderança
Modelo de gestão
topic Competência gerencial
Liderança
Modelo de gestão
description Os gestores ou líderes de uma empresa necessitam continuamente atualizar a maneira como atuam em seus cargos devido às rápidas mudanças socioeconômicas e culturais do século XXI que impactam diretamente nas organizações. O presente trabalho busca identificar quais competências gerenciais propostos por Robert Quinn et. al em seu livro “Competências gerenciais: princípios e aplicações”, são desempenhadas pelos administradores de uma agência franqueada dos Correios do Distrito Federal e quais precisam ser desenvolvidas para alcançar eficiência organizacional. São 24 competências propostas associadas a oito papéis gerenciais: produtor, diretor, coordenador, monitor, facilitador, mentor, inovador e negociador. Para tal, foi realizada uma entrevista com os dois gestores da agência e depois analisadas à luz da teoria de Quinn. O tipo de pesquisa foi descritiva e a abordagem foi de natureza qualitativa. Ao término, constatou-se que o primeiro entrevistado desempenha 16 competências e a segunda entrevistada 19 na gestão vigente na qual se utiliza mais do modelo das relações humanas contendo os papéis de mentor e facilitador, sendo necessário aprimoramento da terceira competência do papel de facilitador por parte do primeiro entrevistado.
publishDate 2016
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-21T18:12:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-21T18:12:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REIS, Ianne Claudine de Oliveira. Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios. 2016. 42 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9408
identifier_str_mv REIS, Ianne Claudine de Oliveira. Competências gerenciais: um estudo com gestores de uma franquia dos Correios. 2016. 42 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9408/1/21000163.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9408/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9408/3/21000163.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8169e442924d69dc0703995834a5c6af
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
0eec4d7e0af083f2fab480f4cdfd48a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903893283340288