Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serejo, Lucia da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5389
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar o nível de satisfação no trabalho dos funcionários de uma empresa de tecnologia localizada no Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e aplicado um questionário de satisfação onde participaram 31 funcionários. Contudo foram apresentados artigos científicos sobre satisfação no trabalho e as dimensões de satisfação no trabalho. O método de pesquisa utilizado foi à EST (Escala de Satisfação no Trabalho) indicado por Siqueira (2008) com um total de vinte e cinco perguntas, composto por cinco dimensões: satisfação com a chefia, satisfação com o salário, satisfação com os colegas, satisfação com a natureza no trabalho, satisfação com as promoções. Para analise dos dados foi utilizado o programa Excel para tabulação e calculado os escores médios de cada uma das dimensões com o objetivo de analise a luz da teoria conforme o referencial teórico e o nível de satisfação dos colaboradores. No total os resultados mostraram que os colaboradores da empresa estudada se sentem indiferente em relação à satisfação no trabalho, nem insatisfeito e nem satisfeito com seu trabalho. Contudo percebe-se que a dimensão que não demonstraram satisfação na empresa estudada foi à dimensão promoção, seguida a dimensão salário. Portanto verifica-se que a dimensão colegas seguida da dimensão chefia foram as que mais demonstraram satisfação no trabalho.
id CEUB_16787559b634a1220fef087d7011a1a6
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/5389
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Serejo, Lucia da SilvaGagliardi, Érika Costa Vieira2014-09-05T14:10:21Z2014-09-05T14:10:21Z20142014-09-05https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5389O objetivo deste trabalho foi identificar o nível de satisfação no trabalho dos funcionários de uma empresa de tecnologia localizada no Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e aplicado um questionário de satisfação onde participaram 31 funcionários. Contudo foram apresentados artigos científicos sobre satisfação no trabalho e as dimensões de satisfação no trabalho. O método de pesquisa utilizado foi à EST (Escala de Satisfação no Trabalho) indicado por Siqueira (2008) com um total de vinte e cinco perguntas, composto por cinco dimensões: satisfação com a chefia, satisfação com o salário, satisfação com os colegas, satisfação com a natureza no trabalho, satisfação com as promoções. Para analise dos dados foi utilizado o programa Excel para tabulação e calculado os escores médios de cada uma das dimensões com o objetivo de analise a luz da teoria conforme o referencial teórico e o nível de satisfação dos colaboradores. No total os resultados mostraram que os colaboradores da empresa estudada se sentem indiferente em relação à satisfação no trabalho, nem insatisfeito e nem satisfeito com seu trabalho. Contudo percebe-se que a dimensão que não demonstraram satisfação na empresa estudada foi à dimensão promoção, seguida a dimensão salário. Portanto verifica-se que a dimensão colegas seguida da dimensão chefia foram as que mais demonstraram satisfação no trabalho.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-05T14:10:21Z No. of bitstreams: 1 21050378.pdf: 500608 bytes, checksum: 3acffb5211a837c411d35f35264e7176 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-05T14:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21050378.pdf: 500608 bytes, checksum: 3acffb5211a837c411d35f35264e7176 (MD5)Satisfação no trabalhoDimensões da satisfaçãoEscala de satisfaçãoSatisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21050378.pdf21050378.pdfapplication/pdf500608https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/1/21050378.pdf3acffb5211a837c411d35f35264e7176MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21050378.pdf.txt21050378.pdf.txtExtracted texttext/plain51317https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/3/21050378.pdf.txtfaf86a7f6331b0dd0e9904811eb5b351MD53235/53892019-04-04 19:14:39.787oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-04T19:14:39Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal
title Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal
spellingShingle Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal
Serejo, Lucia da Silva
Satisfação no trabalho
Dimensões da satisfação
Escala de satisfação
title_short Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal
title_full Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal
title_fullStr Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal
title_full_unstemmed Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal
title_sort Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal
author Serejo, Lucia da Silva
author_facet Serejo, Lucia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serejo, Lucia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gagliardi, Érika Costa Vieira
contributor_str_mv Gagliardi, Érika Costa Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação no trabalho
Dimensões da satisfação
Escala de satisfação
topic Satisfação no trabalho
Dimensões da satisfação
Escala de satisfação
description O objetivo deste trabalho foi identificar o nível de satisfação no trabalho dos funcionários de uma empresa de tecnologia localizada no Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e aplicado um questionário de satisfação onde participaram 31 funcionários. Contudo foram apresentados artigos científicos sobre satisfação no trabalho e as dimensões de satisfação no trabalho. O método de pesquisa utilizado foi à EST (Escala de Satisfação no Trabalho) indicado por Siqueira (2008) com um total de vinte e cinco perguntas, composto por cinco dimensões: satisfação com a chefia, satisfação com o salário, satisfação com os colegas, satisfação com a natureza no trabalho, satisfação com as promoções. Para analise dos dados foi utilizado o programa Excel para tabulação e calculado os escores médios de cada uma das dimensões com o objetivo de analise a luz da teoria conforme o referencial teórico e o nível de satisfação dos colaboradores. No total os resultados mostraram que os colaboradores da empresa estudada se sentem indiferente em relação à satisfação no trabalho, nem insatisfeito e nem satisfeito com seu trabalho. Contudo percebe-se que a dimensão que não demonstraram satisfação na empresa estudada foi à dimensão promoção, seguida a dimensão salário. Portanto verifica-se que a dimensão colegas seguida da dimensão chefia foram as que mais demonstraram satisfação no trabalho.
publishDate 2014
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2014-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-05T14:10:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-05T14:10:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5389
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/1/21050378.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/3/21050378.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3acffb5211a837c411d35f35264e7176
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
faf86a7f6331b0dd0e9904811eb5b351
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903872831913984