Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5389 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar o nível de satisfação no trabalho dos funcionários de uma empresa de tecnologia localizada no Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e aplicado um questionário de satisfação onde participaram 31 funcionários. Contudo foram apresentados artigos científicos sobre satisfação no trabalho e as dimensões de satisfação no trabalho. O método de pesquisa utilizado foi à EST (Escala de Satisfação no Trabalho) indicado por Siqueira (2008) com um total de vinte e cinco perguntas, composto por cinco dimensões: satisfação com a chefia, satisfação com o salário, satisfação com os colegas, satisfação com a natureza no trabalho, satisfação com as promoções. Para analise dos dados foi utilizado o programa Excel para tabulação e calculado os escores médios de cada uma das dimensões com o objetivo de analise a luz da teoria conforme o referencial teórico e o nível de satisfação dos colaboradores. No total os resultados mostraram que os colaboradores da empresa estudada se sentem indiferente em relação à satisfação no trabalho, nem insatisfeito e nem satisfeito com seu trabalho. Contudo percebe-se que a dimensão que não demonstraram satisfação na empresa estudada foi à dimensão promoção, seguida a dimensão salário. Portanto verifica-se que a dimensão colegas seguida da dimensão chefia foram as que mais demonstraram satisfação no trabalho. |
id |
CEUB_16787559b634a1220fef087d7011a1a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/5389 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Serejo, Lucia da SilvaGagliardi, Érika Costa Vieira2014-09-05T14:10:21Z2014-09-05T14:10:21Z20142014-09-05https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5389O objetivo deste trabalho foi identificar o nível de satisfação no trabalho dos funcionários de uma empresa de tecnologia localizada no Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e aplicado um questionário de satisfação onde participaram 31 funcionários. Contudo foram apresentados artigos científicos sobre satisfação no trabalho e as dimensões de satisfação no trabalho. O método de pesquisa utilizado foi à EST (Escala de Satisfação no Trabalho) indicado por Siqueira (2008) com um total de vinte e cinco perguntas, composto por cinco dimensões: satisfação com a chefia, satisfação com o salário, satisfação com os colegas, satisfação com a natureza no trabalho, satisfação com as promoções. Para analise dos dados foi utilizado o programa Excel para tabulação e calculado os escores médios de cada uma das dimensões com o objetivo de analise a luz da teoria conforme o referencial teórico e o nível de satisfação dos colaboradores. No total os resultados mostraram que os colaboradores da empresa estudada se sentem indiferente em relação à satisfação no trabalho, nem insatisfeito e nem satisfeito com seu trabalho. Contudo percebe-se que a dimensão que não demonstraram satisfação na empresa estudada foi à dimensão promoção, seguida a dimensão salário. Portanto verifica-se que a dimensão colegas seguida da dimensão chefia foram as que mais demonstraram satisfação no trabalho.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-05T14:10:21Z No. of bitstreams: 1 21050378.pdf: 500608 bytes, checksum: 3acffb5211a837c411d35f35264e7176 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-05T14:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21050378.pdf: 500608 bytes, checksum: 3acffb5211a837c411d35f35264e7176 (MD5)Satisfação no trabalhoDimensões da satisfaçãoEscala de satisfaçãoSatisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21050378.pdf21050378.pdfapplication/pdf500608https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/1/21050378.pdf3acffb5211a837c411d35f35264e7176MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21050378.pdf.txt21050378.pdf.txtExtracted texttext/plain51317https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/3/21050378.pdf.txtfaf86a7f6331b0dd0e9904811eb5b351MD53235/53892019-04-04 19:14:39.787oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-04T19:14:39Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal |
title |
Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal |
spellingShingle |
Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal Serejo, Lucia da Silva Satisfação no trabalho Dimensões da satisfação Escala de satisfação |
title_short |
Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal |
title_full |
Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal |
title_fullStr |
Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal |
title_sort |
Satisfação no trabalho: um estudo em uma empresa de tecnologia do Distrito Federal |
author |
Serejo, Lucia da Silva |
author_facet |
Serejo, Lucia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serejo, Lucia da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gagliardi, Érika Costa Vieira |
contributor_str_mv |
Gagliardi, Érika Costa Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação no trabalho Dimensões da satisfação Escala de satisfação |
topic |
Satisfação no trabalho Dimensões da satisfação Escala de satisfação |
description |
O objetivo deste trabalho foi identificar o nível de satisfação no trabalho dos funcionários de uma empresa de tecnologia localizada no Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e aplicado um questionário de satisfação onde participaram 31 funcionários. Contudo foram apresentados artigos científicos sobre satisfação no trabalho e as dimensões de satisfação no trabalho. O método de pesquisa utilizado foi à EST (Escala de Satisfação no Trabalho) indicado por Siqueira (2008) com um total de vinte e cinco perguntas, composto por cinco dimensões: satisfação com a chefia, satisfação com o salário, satisfação com os colegas, satisfação com a natureza no trabalho, satisfação com as promoções. Para analise dos dados foi utilizado o programa Excel para tabulação e calculado os escores médios de cada uma das dimensões com o objetivo de analise a luz da teoria conforme o referencial teórico e o nível de satisfação dos colaboradores. No total os resultados mostraram que os colaboradores da empresa estudada se sentem indiferente em relação à satisfação no trabalho, nem insatisfeito e nem satisfeito com seu trabalho. Contudo percebe-se que a dimensão que não demonstraram satisfação na empresa estudada foi à dimensão promoção, seguida a dimensão salário. Portanto verifica-se que a dimensão colegas seguida da dimensão chefia foram as que mais demonstraram satisfação no trabalho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2014-09-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-05T14:10:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-05T14:10:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5389 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/1/21050378.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5389/3/21050378.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3acffb5211a837c411d35f35264e7176 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 faf86a7f6331b0dd0e9904811eb5b351 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903872831913984 |