Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7066 |
Resumo: | O presente trabalho busca apresentar a ópera como um objeto de estudo da criminologia cultural. A criminologia cultural nasceu na Inglaterra, a partir do estudo de imagens e símbolos de violência que circulavam no âmbito da mídia e a reação do público comum a estes estímulos. A criminologia cultural busca entender a construção do significado do crime para a socidedade-receptora e para a mídia-preceptora. Neste contexto, a ópera pode ser vista, em uma aproximação inicial, como uma cultura elitista e não uma cultura de massas; mas, no desenrolar deste segmento cultural, o público tem se tornado cada vez mais receptivo e maior em realção a este tipo de arte. A ópera pode então ser o objeto de estudo da criminologia cultural por conter em diversas de suas obras cenas de violência e desvio, que transitam por séculos na arte mundial. Para confirmar tal hipótese, analisar-se-á a ópera “Carmen”, de Georges Bizet, afim de comprovar a riqueza de símbolos e imagens de desvio e violência em óperas famosas. |
id |
CEUB_167f4145dfb0ae01198e0e3684cc2d14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/7066 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Andrade, Beatriz Lima da SilvaFerreira, Carolina Costa2015-08-12T14:46:45Z2015-08-12T14:46:45Z20152015-08-12https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7066O presente trabalho busca apresentar a ópera como um objeto de estudo da criminologia cultural. A criminologia cultural nasceu na Inglaterra, a partir do estudo de imagens e símbolos de violência que circulavam no âmbito da mídia e a reação do público comum a estes estímulos. A criminologia cultural busca entender a construção do significado do crime para a socidedade-receptora e para a mídia-preceptora. Neste contexto, a ópera pode ser vista, em uma aproximação inicial, como uma cultura elitista e não uma cultura de massas; mas, no desenrolar deste segmento cultural, o público tem se tornado cada vez mais receptivo e maior em realção a este tipo de arte. A ópera pode então ser o objeto de estudo da criminologia cultural por conter em diversas de suas obras cenas de violência e desvio, que transitam por séculos na arte mundial. Para confirmar tal hipótese, analisar-se-á a ópera “Carmen”, de Georges Bizet, afim de comprovar a riqueza de símbolos e imagens de desvio e violência em óperas famosas.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-12T14:46:45Z No. of bitstreams: 1 21104543.pdf: 763498 bytes, checksum: 9d25b76eedb7358972a50cd14ad8dfc4 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-12T14:46:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21104543.pdf: 763498 bytes, checksum: 9d25b76eedb7358972a50cd14ad8dfc4 (MD5)CriminologiaCriminologia culturalÓperaCultura popularCarmenGeorges BizetCriminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21104543.pdf21104543.pdfapplication/pdf763498https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7066/1/21104543.pdf9d25b76eedb7358972a50cd14ad8dfc4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7066/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21104543.pdf.txt21104543.pdf.txtExtracted texttext/plain131848https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7066/3/21104543.pdf.txtf18c7f5f8b420f3731cb0434a4587f9bMD53235/70662019-03-28 12:16:14.132oai:repositorio.uniceub.br:235/7066Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-28T12:16:14Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet |
title |
Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet |
spellingShingle |
Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet Andrade, Beatriz Lima da Silva Criminologia Criminologia cultural Ópera Cultura popular Carmen Georges Bizet |
title_short |
Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet |
title_full |
Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet |
title_fullStr |
Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet |
title_full_unstemmed |
Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet |
title_sort |
Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet |
author |
Andrade, Beatriz Lima da Silva |
author_facet |
Andrade, Beatriz Lima da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Beatriz Lima da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Carolina Costa |
contributor_str_mv |
Ferreira, Carolina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criminologia Criminologia cultural Ópera Cultura popular Carmen Georges Bizet |
topic |
Criminologia Criminologia cultural Ópera Cultura popular Carmen Georges Bizet |
description |
O presente trabalho busca apresentar a ópera como um objeto de estudo da criminologia cultural. A criminologia cultural nasceu na Inglaterra, a partir do estudo de imagens e símbolos de violência que circulavam no âmbito da mídia e a reação do público comum a estes estímulos. A criminologia cultural busca entender a construção do significado do crime para a socidedade-receptora e para a mídia-preceptora. Neste contexto, a ópera pode ser vista, em uma aproximação inicial, como uma cultura elitista e não uma cultura de massas; mas, no desenrolar deste segmento cultural, o público tem se tornado cada vez mais receptivo e maior em realção a este tipo de arte. A ópera pode então ser o objeto de estudo da criminologia cultural por conter em diversas de suas obras cenas de violência e desvio, que transitam por séculos na arte mundial. Para confirmar tal hipótese, analisar-se-á a ópera “Carmen”, de Georges Bizet, afim de comprovar a riqueza de símbolos e imagens de desvio e violência em óperas famosas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2015-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-12T14:46:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-08-12T14:46:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7066 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7066/1/21104543.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7066/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7066/3/21104543.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d25b76eedb7358972a50cd14ad8dfc4 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 f18c7f5f8b420f3731cb0434a4587f9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801209477543755776 |