Criminologia cultural e ópera: uma análise da obra “Carmen” de Georges Bizet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Beatriz Lima da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7066
Resumo: O presente trabalho busca apresentar a ópera como um objeto de estudo da criminologia cultural. A criminologia cultural nasceu na Inglaterra, a partir do estudo de imagens e símbolos de violência que circulavam no âmbito da mídia e a reação do público comum a estes estímulos. A criminologia cultural busca entender a construção do significado do crime para a socidedade-receptora e para a mídia-preceptora. Neste contexto, a ópera pode ser vista, em uma aproximação inicial, como uma cultura elitista e não uma cultura de massas; mas, no desenrolar deste segmento cultural, o público tem se tornado cada vez mais receptivo e maior em realção a este tipo de arte. A ópera pode então ser o objeto de estudo da criminologia cultural por conter em diversas de suas obras cenas de violência e desvio, que transitam por séculos na arte mundial. Para confirmar tal hipótese, analisar-se-á a ópera “Carmen”, de Georges Bizet, afim de comprovar a riqueza de símbolos e imagens de desvio e violência em óperas famosas.
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