Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostini, Leonardo Vidal
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10005
Resumo: O presente trabalho aborda a utilização do marketing esportivo no futebol. O objetivo principal é verificar as ações que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense realiza, no século XXI, no campo do marketing esportivo para atrair um maior número de sócios. Por intermédio de um método de abordagem dedutivo, fundamentado em uma ampla pesquisa bibliográfica com a visão de diversos autores sobre marketing esportivo, marketing de relacionamento, fidelização, indústria e consumidor do esporte, realizou-se um estudo de caso do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por se tratar de um dos clubes pioneiros no desenvolvimento de ações, no campo do marketing esportivo, para atrair e fidelizar um maior número de sócios. Buscando identificar se as ações de marketing esportivo utilizadas pelo Grêmio estão trazendo resultados na obtenção de sócios para o clube, o estudo apresenta os planos de sócios que o clube oferece, as ações de marketing esportivo feitas pelo clube e o potencial que ele possui para atrair mais sócios. O estudo permitiu comprovar que as ações desencadeadas pelo Grêmio tem atraído novos sócios e mantido os torcedores cúmplices do clube na caminhada para se tornar uma liderança permanente no cenário futebolístico mundial.
id CEUB_16840fc222fa5598eab06e9f5176b8d5
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/10005
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Agostini, Leonardo VidalNogueira, Alano2016-12-14T19:19:26Z2016-12-14T19:19:26Z20092009AGOSTINI, Leonardo Vidal. Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 2009. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10005O presente trabalho aborda a utilização do marketing esportivo no futebol. O objetivo principal é verificar as ações que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense realiza, no século XXI, no campo do marketing esportivo para atrair um maior número de sócios. Por intermédio de um método de abordagem dedutivo, fundamentado em uma ampla pesquisa bibliográfica com a visão de diversos autores sobre marketing esportivo, marketing de relacionamento, fidelização, indústria e consumidor do esporte, realizou-se um estudo de caso do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por se tratar de um dos clubes pioneiros no desenvolvimento de ações, no campo do marketing esportivo, para atrair e fidelizar um maior número de sócios. Buscando identificar se as ações de marketing esportivo utilizadas pelo Grêmio estão trazendo resultados na obtenção de sócios para o clube, o estudo apresenta os planos de sócios que o clube oferece, as ações de marketing esportivo feitas pelo clube e o potencial que ele possui para atrair mais sócios. O estudo permitiu comprovar que as ações desencadeadas pelo Grêmio tem atraído novos sócios e mantido os torcedores cúmplices do clube na caminhada para se tornar uma liderança permanente no cenário futebolístico mundial.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-25T18:24:10Z No. of bitstreams: 1 20550453.pdf: 202834 bytes, checksum: d757759c7a05cfe8d92414c049e22e10 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-14T19:19:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20550453.pdf: 202834 bytes, checksum: d757759c7a05cfe8d92414c049e22e10 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-14T19:19:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20550453.pdf: 202834 bytes, checksum: d757759c7a05cfe8d92414c049e22e10 (MD5) Previous issue date: 2009Marketing esportivoPlano de sócioSócioGrêmio Foot-Ball Porto AlegrenseUtilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20550453.pdf20550453.pdfapplication/pdf202834https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/1/20550453.pdfd757759c7a05cfe8d92414c049e22e10MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20550453.pdf.txt20550453.pdf.txtExtracted texttext/plain71775https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/3/20550453.pdf.txt4a58999683c52975459facdbc0e1aee4MD53235/100052019-05-20 19:37:30.464oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-20T19:37:30Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
title Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
spellingShingle Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Agostini, Leonardo Vidal
Marketing esportivo
Plano de sócio
Sócio
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
title_short Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
title_full Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
title_fullStr Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
title_full_unstemmed Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
title_sort Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
author Agostini, Leonardo Vidal
author_facet Agostini, Leonardo Vidal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostini, Leonardo Vidal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Alano
contributor_str_mv Nogueira, Alano
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Plano de sócio
Sócio
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
topic Marketing esportivo
Plano de sócio
Sócio
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
description O presente trabalho aborda a utilização do marketing esportivo no futebol. O objetivo principal é verificar as ações que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense realiza, no século XXI, no campo do marketing esportivo para atrair um maior número de sócios. Por intermédio de um método de abordagem dedutivo, fundamentado em uma ampla pesquisa bibliográfica com a visão de diversos autores sobre marketing esportivo, marketing de relacionamento, fidelização, indústria e consumidor do esporte, realizou-se um estudo de caso do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por se tratar de um dos clubes pioneiros no desenvolvimento de ações, no campo do marketing esportivo, para atrair e fidelizar um maior número de sócios. Buscando identificar se as ações de marketing esportivo utilizadas pelo Grêmio estão trazendo resultados na obtenção de sócios para o clube, o estudo apresenta os planos de sócios que o clube oferece, as ações de marketing esportivo feitas pelo clube e o potencial que ele possui para atrair mais sócios. O estudo permitiu comprovar que as ações desencadeadas pelo Grêmio tem atraído novos sócios e mantido os torcedores cúmplices do clube na caminhada para se tornar uma liderança permanente no cenário futebolístico mundial.
publishDate 2009
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-14T19:19:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-14T19:19:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AGOSTINI, Leonardo Vidal. Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 2009. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10005
identifier_str_mv AGOSTINI, Leonardo Vidal. Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 2009. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/1/20550453.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/3/20550453.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d757759c7a05cfe8d92414c049e22e10
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
4a58999683c52975459facdbc0e1aee4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903891348717568