Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10005 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a utilização do marketing esportivo no futebol. O objetivo principal é verificar as ações que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense realiza, no século XXI, no campo do marketing esportivo para atrair um maior número de sócios. Por intermédio de um método de abordagem dedutivo, fundamentado em uma ampla pesquisa bibliográfica com a visão de diversos autores sobre marketing esportivo, marketing de relacionamento, fidelização, indústria e consumidor do esporte, realizou-se um estudo de caso do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por se tratar de um dos clubes pioneiros no desenvolvimento de ações, no campo do marketing esportivo, para atrair e fidelizar um maior número de sócios. Buscando identificar se as ações de marketing esportivo utilizadas pelo Grêmio estão trazendo resultados na obtenção de sócios para o clube, o estudo apresenta os planos de sócios que o clube oferece, as ações de marketing esportivo feitas pelo clube e o potencial que ele possui para atrair mais sócios. O estudo permitiu comprovar que as ações desencadeadas pelo Grêmio tem atraído novos sócios e mantido os torcedores cúmplices do clube na caminhada para se tornar uma liderança permanente no cenário futebolístico mundial. |
id |
CEUB_16840fc222fa5598eab06e9f5176b8d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/10005 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Agostini, Leonardo VidalNogueira, Alano2016-12-14T19:19:26Z2016-12-14T19:19:26Z20092009AGOSTINI, Leonardo Vidal. Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 2009. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10005O presente trabalho aborda a utilização do marketing esportivo no futebol. O objetivo principal é verificar as ações que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense realiza, no século XXI, no campo do marketing esportivo para atrair um maior número de sócios. Por intermédio de um método de abordagem dedutivo, fundamentado em uma ampla pesquisa bibliográfica com a visão de diversos autores sobre marketing esportivo, marketing de relacionamento, fidelização, indústria e consumidor do esporte, realizou-se um estudo de caso do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por se tratar de um dos clubes pioneiros no desenvolvimento de ações, no campo do marketing esportivo, para atrair e fidelizar um maior número de sócios. Buscando identificar se as ações de marketing esportivo utilizadas pelo Grêmio estão trazendo resultados na obtenção de sócios para o clube, o estudo apresenta os planos de sócios que o clube oferece, as ações de marketing esportivo feitas pelo clube e o potencial que ele possui para atrair mais sócios. O estudo permitiu comprovar que as ações desencadeadas pelo Grêmio tem atraído novos sócios e mantido os torcedores cúmplices do clube na caminhada para se tornar uma liderança permanente no cenário futebolístico mundial.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-25T18:24:10Z No. of bitstreams: 1 20550453.pdf: 202834 bytes, checksum: d757759c7a05cfe8d92414c049e22e10 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-14T19:19:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20550453.pdf: 202834 bytes, checksum: d757759c7a05cfe8d92414c049e22e10 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-14T19:19:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20550453.pdf: 202834 bytes, checksum: d757759c7a05cfe8d92414c049e22e10 (MD5) Previous issue date: 2009Marketing esportivoPlano de sócioSócioGrêmio Foot-Ball Porto AlegrenseUtilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20550453.pdf20550453.pdfapplication/pdf202834https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/1/20550453.pdfd757759c7a05cfe8d92414c049e22e10MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20550453.pdf.txt20550453.pdf.txtExtracted texttext/plain71775https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/3/20550453.pdf.txt4a58999683c52975459facdbc0e1aee4MD53235/100052019-05-20 19:37:30.464oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-20T19:37:30Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense |
title |
Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense |
spellingShingle |
Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Agostini, Leonardo Vidal Marketing esportivo Plano de sócio Sócio Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense |
title_short |
Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense |
title_full |
Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense |
title_fullStr |
Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense |
title_full_unstemmed |
Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense |
title_sort |
Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense |
author |
Agostini, Leonardo Vidal |
author_facet |
Agostini, Leonardo Vidal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostini, Leonardo Vidal |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Alano |
contributor_str_mv |
Nogueira, Alano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Plano de sócio Sócio Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense |
topic |
Marketing esportivo Plano de sócio Sócio Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense |
description |
O presente trabalho aborda a utilização do marketing esportivo no futebol. O objetivo principal é verificar as ações que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense realiza, no século XXI, no campo do marketing esportivo para atrair um maior número de sócios. Por intermédio de um método de abordagem dedutivo, fundamentado em uma ampla pesquisa bibliográfica com a visão de diversos autores sobre marketing esportivo, marketing de relacionamento, fidelização, indústria e consumidor do esporte, realizou-se um estudo de caso do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por se tratar de um dos clubes pioneiros no desenvolvimento de ações, no campo do marketing esportivo, para atrair e fidelizar um maior número de sócios. Buscando identificar se as ações de marketing esportivo utilizadas pelo Grêmio estão trazendo resultados na obtenção de sócios para o clube, o estudo apresenta os planos de sócios que o clube oferece, as ações de marketing esportivo feitas pelo clube e o potencial que ele possui para atrair mais sócios. O estudo permitiu comprovar que as ações desencadeadas pelo Grêmio tem atraído novos sócios e mantido os torcedores cúmplices do clube na caminhada para se tornar uma liderança permanente no cenário futebolístico mundial. |
publishDate |
2009 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-14T19:19:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-14T19:19:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AGOSTINI, Leonardo Vidal. Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 2009. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10005 |
identifier_str_mv |
AGOSTINI, Leonardo Vidal. Utilização do marketing esportivo com a finalidade de aumentar o número de sócios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 2009. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/1/20550453.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10005/3/20550453.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d757759c7a05cfe8d92414c049e22e10 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 4a58999683c52975459facdbc0e1aee4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903891348717568 |