Estimativa da perda do produto interno bruto no Distrito Federal em função do tempo gasto pela população nos deslocamentos diários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oleskovicz, Matheus de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13254
Resumo: O trânsito de forma geral causa prejuízos ambientais como pode causar estresse no individuo envolvido no processo. No entanto, o impacto econômico, que foi objeto deste trabalho, tem várias segmentações de custos produzidos, para este estudo foi realizada a estimativa das perdas do Produto Interno Bruto do Distrito Federal, levando-se em conta que Brasília conta com uma frota de 1.233.357 automóveis particulares e sofre com os efeitos da precariedade do transporte público oferecido. Os efeitos de descaso com a mobilidade urbana por parte da esfera pública e o grande volume de aquisições de veículos particulares, posteriormente em circulação, geram os deslocamentos lentos devido a engarrafamentos formados pelo extravasamento da capacidade das vias. Foram levantados o tempo médio de deslocamento casa x trabalho gasto pela população e custo de hora trabalhada no DF entre as 31 Regiões Administrativas e o Plano Piloto, o cálculo da produtividade perdida foi realizado multiplicando-se o fator tempo e o custo equivalente a 1 hora de trabalho. Informações adicionais de distância média entre as RA’s e a Rodoviário do Plano Piloto foram obtidas com auxílio da plataforma Google Maps e com estes e outros dados foram calculadas as velocidades médias de percurso necessárias para recuperar até 30% do que foi perdido em trânsito. Mais de 9 bilhões de reais foram perdidos somente no ano base de 2015 em viagens para o trabalho no Distrito Federal, prejuízo que poderia ser reduzido caso houvessem investimentos em um sistema de transporte público de qualidade e com incentivos ao desuso do carro de passeio para se deslocar para o trabalho ou para o local de estudo.
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Os efeitos de descaso com a mobilidade urbana por parte da esfera pública e o grande volume de aquisições de veículos particulares, posteriormente em circulação, geram os deslocamentos lentos devido a engarrafamentos formados pelo extravasamento da capacidade das vias. Foram levantados o tempo médio de deslocamento casa x trabalho gasto pela população e custo de hora trabalhada no DF entre as 31 Regiões Administrativas e o Plano Piloto, o cálculo da produtividade perdida foi realizado multiplicando-se o fator tempo e o custo equivalente a 1 hora de trabalho. Informações adicionais de distância média entre as RA’s e a Rodoviário do Plano Piloto foram obtidas com auxílio da plataforma Google Maps e com estes e outros dados foram calculadas as velocidades médias de percurso necessárias para recuperar até 30% do que foi perdido em trânsito. Mais de 9 bilhões de reais foram perdidos somente no ano base de 2015 em viagens para o trabalho no Distrito Federal, prejuízo que poderia ser reduzido caso houvessem investimentos em um sistema de transporte público de qualidade e com incentivos ao desuso do carro de passeio para se deslocar para o trabalho ou para o local de estudo.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-28T13:49:18Z No. of bitstreams: 1 21468164.pdf: 5769297 bytes, checksum: b8dc86c178e260a99166d478d2958f2f (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-07-01T13:36:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21468164.pdf: 5769297 bytes, checksum: b8dc86c178e260a99166d478d2958f2f (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-01T13:36:38Z (GMT). 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