Fatores motivacionais que levam o aluno a praticar o basquete nas aulas de educação fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Fernando Santos de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7526
Resumo: Introdução: O basquetebol evoluiu muito nas últimas décadas e no ambiente escolar é praticado em quase todas as partes do mundo. O basquete é um dos esportes que desenvolve a motricidade e a psicomotricidade Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar quais são os fatores motivacionais que levam os alunos do ensino fundamental de uma escola da rede publica de Brasília a praticar o Basquete nas aulas de educação física. Além disso, buscar entender alguns porquês relacionados com as praticas esportivas: em qual momento, escolha, preferencias, intensidade, persistência e se a continuidade estará sempre atrelada ao que podemos chamar de dimensões motivacionais. Material e Métodos: Para isso, foi aplicado o inventário de motivação para a prática desportiva adaptado de Gaya e Cardoso. Participaram deste estudo 30 alunos, de ambos os sexos, do 6º e 7º ano de uma escola publica de Brasília com idade entre 11 a 15 anos. Os estudantes responderam a um questionário transversal, de coleta única, com 19 questões fechadas e sem limites de alternativas. Resultados: Observou-se que 40% dos alunos acharam que o fator motivacional, “Para ser um jogador”, é nada importante; Enquanto que 74% acharam que o fator motivacional, “Para vencer”, é pouco importante: E os fatores motivacionais que se destacaram foram, “Para exercitar-se”, 90%, “Para manter a saúde”, 77%,” Para me divertir” e “Para desenvolver habilidades” ambas com 64%. Considerações Finais: Através desses resultados o professor de educação física poderá planejar melhor suas aulas para que os alunos sintam-se mais motivados para a pratica e para futuramente continuarem a gostar desse esporte.
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Participaram deste estudo 30 alunos, de ambos os sexos, do 6º e 7º ano de uma escola publica de Brasília com idade entre 11 a 15 anos. Os estudantes responderam a um questionário transversal, de coleta única, com 19 questões fechadas e sem limites de alternativas. Resultados: Observou-se que 40% dos alunos acharam que o fator motivacional, “Para ser um jogador”, é nada importante; Enquanto que 74% acharam que o fator motivacional, “Para vencer”, é pouco importante: E os fatores motivacionais que se destacaram foram, “Para exercitar-se”, 90%, “Para manter a saúde”, 77%,” Para me divertir” e “Para desenvolver habilidades” ambas com 64%. Considerações Finais: Através desses resultados o professor de educação física poderá planejar melhor suas aulas para que os alunos sintam-se mais motivados para a pratica e para futuramente continuarem a gostar desse esporte.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T11:29:46Z No. of bitstreams: 1 21258328.pdf: 1353250 bytes, checksum: 7c7be51e6645a455754a045b8eb09b9b (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-19T11:29:46Z (GMT). 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