Metodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Henrique de Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pravia, Zacarias Martin Chamberlain
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12669
Resumo: As pontes em caixão metálico, muitas vezes, se destacam em relação às vigas-I por causa de sua aparência agradável, oferecendo uma continuidade na seção transversal de forma suave. Travamentos, enrijecedores de alma, diafragmas e outros componentes estruturais e não estruturais ficam normalmente escondidos dentro do caixão metálico, levando a uma aparência limpa e organizada. Além disso, as pontes em viga caixão oferecem vantagens sobre outros tipos de superestruturas em termos de vão livre, rigidez, durabilidade e manutenções futuras. A ponte em viga caixão metálica pode, potencialmente, ser mais econômica do que a viga-I em estruturas de grandes vãos, devido ao aumento da resistência à flexão oferecida pela largura da mesa inferior, e também porque esse tipo de estrutura exige menos trabalho de campo devido à manipulação de menor quantidade de peças. As vigas caixão também podem ser usadas em pequenos vãos, bem como, especialmente quando as preferências estéticas ou considerações de construtibilidade exclui o uso de outros tipos de estrutura. No entanto, vigas caixão são normalmente concebidas com uma altura mínima de 1,5 metros a fim de permitir o acesso ao seu interior para inspeção, limitando assim a sua eficiência em estruturas de pequenos vãos. Vigas caixão, como estruturas de seção fechada, oferecem uma seção transversal mais eficiente para resistir à torção do que as vigas-I. O aumento da resistência à torção de um caixão metálico também resulta numa melhor distribuição transversal da sobrecarga. Assim a fim de suprir a falta de informações no cálculo deste tipo de estrutura apresentamos o processo de cálculo de uma ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado no tabuleiro conforme prescreve a Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
id CEUB_23463b62a8b904a2c7d2b32d7103b8bf
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/12669
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Faria, Henrique de PaulaPravia, Zacarias Martin Chamberlain2018-10-05T19:27:31Z2018-10-05T19:27:31Z20142016-08-02https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12669As pontes em caixão metálico, muitas vezes, se destacam em relação às vigas-I por causa de sua aparência agradável, oferecendo uma continuidade na seção transversal de forma suave. Travamentos, enrijecedores de alma, diafragmas e outros componentes estruturais e não estruturais ficam normalmente escondidos dentro do caixão metálico, levando a uma aparência limpa e organizada. Além disso, as pontes em viga caixão oferecem vantagens sobre outros tipos de superestruturas em termos de vão livre, rigidez, durabilidade e manutenções futuras. A ponte em viga caixão metálica pode, potencialmente, ser mais econômica do que a viga-I em estruturas de grandes vãos, devido ao aumento da resistência à flexão oferecida pela largura da mesa inferior, e também porque esse tipo de estrutura exige menos trabalho de campo devido à manipulação de menor quantidade de peças. As vigas caixão também podem ser usadas em pequenos vãos, bem como, especialmente quando as preferências estéticas ou considerações de construtibilidade exclui o uso de outros tipos de estrutura. No entanto, vigas caixão são normalmente concebidas com uma altura mínima de 1,5 metros a fim de permitir o acesso ao seu interior para inspeção, limitando assim a sua eficiência em estruturas de pequenos vãos. Vigas caixão, como estruturas de seção fechada, oferecem uma seção transversal mais eficiente para resistir à torção do que as vigas-I. O aumento da resistência à torção de um caixão metálico também resulta numa melhor distribuição transversal da sobrecarga. Assim a fim de suprir a falta de informações no cálculo deste tipo de estrutura apresentamos o processo de cálculo de uma ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado no tabuleiro conforme prescreve a Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-08-02T17:40:53Z No. of bitstreams: 1 Metodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdf: 684349 bytes, checksum: 306156ee656789531ff0184d36680278 (MD5)Rejected by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br), reason: on 2016-12-09T18:49:56Z (GMT)Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2018-10-02T19:29:50Z No. of bitstreams: 1 Metodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdf: 684349 bytes, checksum: 306156ee656789531ff0184d36680278 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-10-05T19:27:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Metodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdf: 684349 bytes, checksum: 306156ee656789531ff0184d36680278 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-05T19:27:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Metodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdf: 684349 bytes, checksum: 306156ee656789531ff0184d36680278 (MD5) Previous issue date: 2016-08-02VII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturashttp://repositorio.uniceub.br/retrieve/23692/Metodologia%20de%20C%C3%A1lculo%20de%20uma%20Ponte%20em%20Caix%C3%A3o%20Met%C3%A1lico%20com%20Laje%20em%20Concreto%20Armado%20Conforme%20AASHTO%20LRFD%20BRIDGE%202012.pdfPonteAçoCaixãoAASHTOMetodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMetodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdfMetodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdfapplication/pdf684349https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12669/1/Metodologia%20de%20C%c3%a1lculo%20de%20uma%20Ponte%20em%20Caix%c3%a3o%20Met%c3%a1lico%20com%20Laje%20em%20Concreto%20Armado%20Conforme%20AASHTO%20LRFD%20BRIDGE%202012.pdf306156ee656789531ff0184d36680278MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12669/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTMetodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdf.txtMetodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdf.txtExtracted texttext/plain13817https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12669/3/Metodologia%20de%20C%c3%a1lculo%20de%20uma%20Ponte%20em%20Caix%c3%a3o%20Met%c3%a1lico%20com%20Laje%20em%20Concreto%20Armado%20Conforme%20AASHTO%20LRFD%20BRIDGE%202012.pdf.txt3f3f2b5ae24ddc2a2847cba59d9bb62dMD53235/126692019-05-25 14:35:12.323oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-25T14:35:12Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
title Metodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
spellingShingle Metodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
Faria, Henrique de Paula
Ponte
Aço
Caixão
AASHTO
title_short Metodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
title_full Metodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
title_fullStr Metodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
title_full_unstemmed Metodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
title_sort Metodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
author Faria, Henrique de Paula
author_facet Faria, Henrique de Paula
Pravia, Zacarias Martin Chamberlain
author_role author
author2 Pravia, Zacarias Martin Chamberlain
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Henrique de Paula
Pravia, Zacarias Martin Chamberlain
dc.subject.por.fl_str_mv Ponte
Aço
Caixão
AASHTO
topic Ponte
Aço
Caixão
AASHTO
description As pontes em caixão metálico, muitas vezes, se destacam em relação às vigas-I por causa de sua aparência agradável, oferecendo uma continuidade na seção transversal de forma suave. Travamentos, enrijecedores de alma, diafragmas e outros componentes estruturais e não estruturais ficam normalmente escondidos dentro do caixão metálico, levando a uma aparência limpa e organizada. Além disso, as pontes em viga caixão oferecem vantagens sobre outros tipos de superestruturas em termos de vão livre, rigidez, durabilidade e manutenções futuras. A ponte em viga caixão metálica pode, potencialmente, ser mais econômica do que a viga-I em estruturas de grandes vãos, devido ao aumento da resistência à flexão oferecida pela largura da mesa inferior, e também porque esse tipo de estrutura exige menos trabalho de campo devido à manipulação de menor quantidade de peças. As vigas caixão também podem ser usadas em pequenos vãos, bem como, especialmente quando as preferências estéticas ou considerações de construtibilidade exclui o uso de outros tipos de estrutura. No entanto, vigas caixão são normalmente concebidas com uma altura mínima de 1,5 metros a fim de permitir o acesso ao seu interior para inspeção, limitando assim a sua eficiência em estruturas de pequenos vãos. Vigas caixão, como estruturas de seção fechada, oferecem uma seção transversal mais eficiente para resistir à torção do que as vigas-I. O aumento da resistência à torção de um caixão metálico também resulta numa melhor distribuição transversal da sobrecarga. Assim a fim de suprir a falta de informações no cálculo deste tipo de estrutura apresentamos o processo de cálculo de uma ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado no tabuleiro conforme prescreve a Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
publishDate 2014
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-08-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-05T19:27:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-05T19:27:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12669
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12669/1/Metodologia%20de%20C%c3%a1lculo%20de%20uma%20Ponte%20em%20Caix%c3%a3o%20Met%c3%a1lico%20com%20Laje%20em%20Concreto%20Armado%20Conforme%20AASHTO%20LRFD%20BRIDGE%202012.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12669/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12669/3/Metodologia%20de%20C%c3%a1lculo%20de%20uma%20Ponte%20em%20Caix%c3%a3o%20Met%c3%a1lico%20com%20Laje%20em%20Concreto%20Armado%20Conforme%20AASHTO%20LRFD%20BRIDGE%202012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 306156ee656789531ff0184d36680278
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3f3f2b5ae24ddc2a2847cba59d9bb62d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903889353277440