Metodologia de cálculo de uma ponte em caixão metálico com laje em concreto armado conforme Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12669 |
Resumo: | As pontes em caixão metálico, muitas vezes, se destacam em relação às vigas-I por causa de sua aparência agradável, oferecendo uma continuidade na seção transversal de forma suave. Travamentos, enrijecedores de alma, diafragmas e outros componentes estruturais e não estruturais ficam normalmente escondidos dentro do caixão metálico, levando a uma aparência limpa e organizada. Além disso, as pontes em viga caixão oferecem vantagens sobre outros tipos de superestruturas em termos de vão livre, rigidez, durabilidade e manutenções futuras. A ponte em viga caixão metálica pode, potencialmente, ser mais econômica do que a viga-I em estruturas de grandes vãos, devido ao aumento da resistência à flexão oferecida pela largura da mesa inferior, e também porque esse tipo de estrutura exige menos trabalho de campo devido à manipulação de menor quantidade de peças. As vigas caixão também podem ser usadas em pequenos vãos, bem como, especialmente quando as preferências estéticas ou considerações de construtibilidade exclui o uso de outros tipos de estrutura. No entanto, vigas caixão são normalmente concebidas com uma altura mínima de 1,5 metros a fim de permitir o acesso ao seu interior para inspeção, limitando assim a sua eficiência em estruturas de pequenos vãos. Vigas caixão, como estruturas de seção fechada, oferecem uma seção transversal mais eficiente para resistir à torção do que as vigas-I. O aumento da resistência à torção de um caixão metálico também resulta numa melhor distribuição transversal da sobrecarga. Assim a fim de suprir a falta de informações no cálculo deste tipo de estrutura apresentamos o processo de cálculo de uma ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado no tabuleiro conforme prescreve a Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed. |
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A ponte em viga caixão metálica pode, potencialmente, ser mais econômica do que a viga-I em estruturas de grandes vãos, devido ao aumento da resistência à flexão oferecida pela largura da mesa inferior, e também porque esse tipo de estrutura exige menos trabalho de campo devido à manipulação de menor quantidade de peças. As vigas caixão também podem ser usadas em pequenos vãos, bem como, especialmente quando as preferências estéticas ou considerações de construtibilidade exclui o uso de outros tipos de estrutura. No entanto, vigas caixão são normalmente concebidas com uma altura mínima de 1,5 metros a fim de permitir o acesso ao seu interior para inspeção, limitando assim a sua eficiência em estruturas de pequenos vãos. Vigas caixão, como estruturas de seção fechada, oferecem uma seção transversal mais eficiente para resistir à torção do que as vigas-I. O aumento da resistência à torção de um caixão metálico também resulta numa melhor distribuição transversal da sobrecarga. Assim a fim de suprir a falta de informações no cálculo deste tipo de estrutura apresentamos o processo de cálculo de uma ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado no tabuleiro conforme prescreve a Aashto Lrfd Bridge 2012, 6ª ed.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-08-02T17:40:53Z No. of bitstreams: 1 Metodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdf: 684349 bytes, checksum: 306156ee656789531ff0184d36680278 (MD5)Rejected by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br), reason: on 2016-12-09T18:49:56Z (GMT)Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2018-10-02T19:29:50Z No. of bitstreams: 1 Metodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdf: 684349 bytes, checksum: 306156ee656789531ff0184d36680278 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-10-05T19:27:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Metodologia de Cálculo de uma Ponte em Caixão Metálico com Laje em Concreto Armado Conforme AASHTO LRFD BRIDGE 2012.pdf: 684349 bytes, checksum: 306156ee656789531ff0184d36680278 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-05T19:27:31Z (GMT). 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