Modernidade e identidade em Dom Casmurro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rozianne Aquino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5729
Resumo: Esta pesquisa analisa a obra literária Dom Casmurro, do escritor Machado de Assis. O romance conta a história de um amor esfacelado pelo ciúme e pela dúvida penetrante de um suposto adultério. A narrativa é marcada pela incerteza e pela identidade problemática de Bento Santiago, o narrador-personagem que evoca suas lembranças do passado, a fim de recompor sua própria essência. A leitura de mundo crua e provocativa de Machado de Assis legitima Dom Casmurro como um romance realista que permeia as inquietações de um indivíduo a partir, diga-se, “de dentro”. Em síntese, a obra de cunho psicológico expõe os dramas, as incertezas, os conflitos e as fragilidades do ser humano. Embora produzido em fins do século XIX, é possível notar o caráter atemporal do texto, sobretudo por sua leitura suscitar questionamentos válidos a qualquer época. Na obra, o autor prenuncia muito do que virá a ser o homem e a sociedade modernos. Essa pesquisa apresenta características da modernidade, principalmente, no que diz respeito à identidade e que se revelam nas personagens e nas situações propostas no romance. A investigação é ancorada principalmente em pressupostos de: Anthony Giddens, Zygmunt Bauman, Stuart Hall, Alfredo Bosi, Antonio Candido, Afrânio Coutinho, Massaud Moisés, Gilberto de Mello Kujawski, entre outros.
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Embora produzido em fins do século XIX, é possível notar o caráter atemporal do texto, sobretudo por sua leitura suscitar questionamentos válidos a qualquer época. Na obra, o autor prenuncia muito do que virá a ser o homem e a sociedade modernos. Essa pesquisa apresenta características da modernidade, principalmente, no que diz respeito à identidade e que se revelam nas personagens e nas situações propostas no romance. A investigação é ancorada principalmente em pressupostos de: Anthony Giddens, Zygmunt Bauman, Stuart Hall, Alfredo Bosi, Antonio Candido, Afrânio Coutinho, Massaud Moisés, Gilberto de Mello Kujawski, entre outros.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-10-06T14:14:22Z No. of bitstreams: 1 20819480.pdf: 512157 bytes, checksum: 1b81d0ef66723e47736dd28930bebeb7 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-06T14:14:22Z (GMT). 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