O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Daiana Marodin de França
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7946
Resumo: O estudo de caso intitulado O papel da Comunicação interna da disseminação da cultura organizacional, realizado na Rede de Supermercados Big Box, tem como objetivo geral compreender a comunicação interna como ferramenta de disseminação da cultura organizacional.O trabalho foi estruturado em quatro capítulos. O primeiro aborda a comunicação interna. No segundo capítulo foram resgatados conceitos sobre cultura organizacional interligados com os conceitos sobre comunicação interna. O terceiro capítulo apresenta a estrutura da Rede de Supermercados Big Box e as ferramentas de comunicação internas da empresa. O último capítulo é destinado à apresentação dos dados obtidos na pesquisa, analisando os resultados totais e as diferenças e semelhanças da pesquisa. Para desenvolver o trabalho foram empregadas as algumas técnicas de pesquisa, como: pesquisa documental; pesquisa bibliográfica; entrevistas com a gerente do departamento de recursos humanos; e aplicação de questionário em cinco unidades da empresa. Com a análise dos resultados obtidos nas técnicas de pesquisas, podemos dizer que a rede de supermercados não utiliza os canais de comunicação interna como forma de disseminar sua cultura organizacional, causando visão antagônica entre os colaboradores sobre as questões ligadas à comunicação interna e à cultura organizacional.
id CEUB_2ae6694436fa082f1d52f376ed70e598
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/7946
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Holanda, Daiana Marodin de FrançaMonteiro, Maria da Graça Miranda de França2016-02-22T14:00:31Z2016-02-22T14:00:31Z2014-12-082014-12-08https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7946O estudo de caso intitulado O papel da Comunicação interna da disseminação da cultura organizacional, realizado na Rede de Supermercados Big Box, tem como objetivo geral compreender a comunicação interna como ferramenta de disseminação da cultura organizacional.O trabalho foi estruturado em quatro capítulos. O primeiro aborda a comunicação interna. No segundo capítulo foram resgatados conceitos sobre cultura organizacional interligados com os conceitos sobre comunicação interna. O terceiro capítulo apresenta a estrutura da Rede de Supermercados Big Box e as ferramentas de comunicação internas da empresa. O último capítulo é destinado à apresentação dos dados obtidos na pesquisa, analisando os resultados totais e as diferenças e semelhanças da pesquisa. Para desenvolver o trabalho foram empregadas as algumas técnicas de pesquisa, como: pesquisa documental; pesquisa bibliográfica; entrevistas com a gerente do departamento de recursos humanos; e aplicação de questionário em cinco unidades da empresa. Com a análise dos resultados obtidos nas técnicas de pesquisas, podemos dizer que a rede de supermercados não utiliza os canais de comunicação interna como forma de disseminar sua cultura organizacional, causando visão antagônica entre os colaboradores sobre as questões ligadas à comunicação interna e à cultura organizacional.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T14:00:31Z No. of bitstreams: 1 51300864.pdf: 2308621 bytes, checksum: e3fbce979bbfdb559a4aea9f72d621c9 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-22T14:00:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51300864.pdf: 2308621 bytes, checksum: e3fbce979bbfdb559a4aea9f72d621c9 (MD5)Comunicação internaCultura organizacionalFerramenta de comunicação internaDisseminação da comunicação internaO papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Boxinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL51300864.pdf51300864.pdfapplication/pdf2308621https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/1/51300864.pdfe3fbce979bbfdb559a4aea9f72d621c9MD51TEXT51300864.pdf.txt51300864.pdf.txtExtracted texttext/plain77668https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/3/51300864.pdf.txtcfe15868dfe9f37f2f933725b14554b4MD53235/79462019-04-29 18:59:41.919oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-29T18:59:41Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box
title O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box
spellingShingle O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box
Holanda, Daiana Marodin de França
Comunicação interna
Cultura organizacional
Ferramenta de comunicação interna
Disseminação da comunicação interna
title_short O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box
title_full O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box
title_fullStr O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box
title_full_unstemmed O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box
title_sort O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box
author Holanda, Daiana Marodin de França
author_facet Holanda, Daiana Marodin de França
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Daiana Marodin de França
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Maria da Graça Miranda de França
contributor_str_mv Monteiro, Maria da Graça Miranda de França
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Cultura organizacional
Ferramenta de comunicação interna
Disseminação da comunicação interna
topic Comunicação interna
Cultura organizacional
Ferramenta de comunicação interna
Disseminação da comunicação interna
description O estudo de caso intitulado O papel da Comunicação interna da disseminação da cultura organizacional, realizado na Rede de Supermercados Big Box, tem como objetivo geral compreender a comunicação interna como ferramenta de disseminação da cultura organizacional.O trabalho foi estruturado em quatro capítulos. O primeiro aborda a comunicação interna. No segundo capítulo foram resgatados conceitos sobre cultura organizacional interligados com os conceitos sobre comunicação interna. O terceiro capítulo apresenta a estrutura da Rede de Supermercados Big Box e as ferramentas de comunicação internas da empresa. O último capítulo é destinado à apresentação dos dados obtidos na pesquisa, analisando os resultados totais e as diferenças e semelhanças da pesquisa. Para desenvolver o trabalho foram empregadas as algumas técnicas de pesquisa, como: pesquisa documental; pesquisa bibliográfica; entrevistas com a gerente do departamento de recursos humanos; e aplicação de questionário em cinco unidades da empresa. Com a análise dos resultados obtidos nas técnicas de pesquisas, podemos dizer que a rede de supermercados não utiliza os canais de comunicação interna como forma de disseminar sua cultura organizacional, causando visão antagônica entre os colaboradores sobre as questões ligadas à comunicação interna e à cultura organizacional.
publishDate 2014
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2014-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-22T14:00:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-22T14:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7946
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/1/51300864.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/3/51300864.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e3fbce979bbfdb559a4aea9f72d621c9
cfe15868dfe9f37f2f933725b14554b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209482434314240