O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7946 |
Resumo: | O estudo de caso intitulado O papel da Comunicação interna da disseminação da cultura organizacional, realizado na Rede de Supermercados Big Box, tem como objetivo geral compreender a comunicação interna como ferramenta de disseminação da cultura organizacional.O trabalho foi estruturado em quatro capítulos. O primeiro aborda a comunicação interna. No segundo capítulo foram resgatados conceitos sobre cultura organizacional interligados com os conceitos sobre comunicação interna. O terceiro capítulo apresenta a estrutura da Rede de Supermercados Big Box e as ferramentas de comunicação internas da empresa. O último capítulo é destinado à apresentação dos dados obtidos na pesquisa, analisando os resultados totais e as diferenças e semelhanças da pesquisa. Para desenvolver o trabalho foram empregadas as algumas técnicas de pesquisa, como: pesquisa documental; pesquisa bibliográfica; entrevistas com a gerente do departamento de recursos humanos; e aplicação de questionário em cinco unidades da empresa. Com a análise dos resultados obtidos nas técnicas de pesquisas, podemos dizer que a rede de supermercados não utiliza os canais de comunicação interna como forma de disseminar sua cultura organizacional, causando visão antagônica entre os colaboradores sobre as questões ligadas à comunicação interna e à cultura organizacional. |
id |
CEUB_2ae6694436fa082f1d52f376ed70e598 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/7946 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Holanda, Daiana Marodin de FrançaMonteiro, Maria da Graça Miranda de França2016-02-22T14:00:31Z2016-02-22T14:00:31Z2014-12-082014-12-08https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7946O estudo de caso intitulado O papel da Comunicação interna da disseminação da cultura organizacional, realizado na Rede de Supermercados Big Box, tem como objetivo geral compreender a comunicação interna como ferramenta de disseminação da cultura organizacional.O trabalho foi estruturado em quatro capítulos. O primeiro aborda a comunicação interna. No segundo capítulo foram resgatados conceitos sobre cultura organizacional interligados com os conceitos sobre comunicação interna. O terceiro capítulo apresenta a estrutura da Rede de Supermercados Big Box e as ferramentas de comunicação internas da empresa. O último capítulo é destinado à apresentação dos dados obtidos na pesquisa, analisando os resultados totais e as diferenças e semelhanças da pesquisa. Para desenvolver o trabalho foram empregadas as algumas técnicas de pesquisa, como: pesquisa documental; pesquisa bibliográfica; entrevistas com a gerente do departamento de recursos humanos; e aplicação de questionário em cinco unidades da empresa. Com a análise dos resultados obtidos nas técnicas de pesquisas, podemos dizer que a rede de supermercados não utiliza os canais de comunicação interna como forma de disseminar sua cultura organizacional, causando visão antagônica entre os colaboradores sobre as questões ligadas à comunicação interna e à cultura organizacional.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T14:00:31Z No. of bitstreams: 1 51300864.pdf: 2308621 bytes, checksum: e3fbce979bbfdb559a4aea9f72d621c9 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-22T14:00:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51300864.pdf: 2308621 bytes, checksum: e3fbce979bbfdb559a4aea9f72d621c9 (MD5)Comunicação internaCultura organizacionalFerramenta de comunicação internaDisseminação da comunicação internaO papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Boxinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL51300864.pdf51300864.pdfapplication/pdf2308621https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/1/51300864.pdfe3fbce979bbfdb559a4aea9f72d621c9MD51TEXT51300864.pdf.txt51300864.pdf.txtExtracted texttext/plain77668https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/3/51300864.pdf.txtcfe15868dfe9f37f2f933725b14554b4MD53235/79462019-04-29 18:59:41.919oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-29T18:59:41Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box |
title |
O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box |
spellingShingle |
O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box Holanda, Daiana Marodin de França Comunicação interna Cultura organizacional Ferramenta de comunicação interna Disseminação da comunicação interna |
title_short |
O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box |
title_full |
O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box |
title_fullStr |
O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box |
title_full_unstemmed |
O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box |
title_sort |
O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box |
author |
Holanda, Daiana Marodin de França |
author_facet |
Holanda, Daiana Marodin de França |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda, Daiana Marodin de França |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monteiro, Maria da Graça Miranda de França |
contributor_str_mv |
Monteiro, Maria da Graça Miranda de França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Cultura organizacional Ferramenta de comunicação interna Disseminação da comunicação interna |
topic |
Comunicação interna Cultura organizacional Ferramenta de comunicação interna Disseminação da comunicação interna |
description |
O estudo de caso intitulado O papel da Comunicação interna da disseminação da cultura organizacional, realizado na Rede de Supermercados Big Box, tem como objetivo geral compreender a comunicação interna como ferramenta de disseminação da cultura organizacional.O trabalho foi estruturado em quatro capítulos. O primeiro aborda a comunicação interna. No segundo capítulo foram resgatados conceitos sobre cultura organizacional interligados com os conceitos sobre comunicação interna. O terceiro capítulo apresenta a estrutura da Rede de Supermercados Big Box e as ferramentas de comunicação internas da empresa. O último capítulo é destinado à apresentação dos dados obtidos na pesquisa, analisando os resultados totais e as diferenças e semelhanças da pesquisa. Para desenvolver o trabalho foram empregadas as algumas técnicas de pesquisa, como: pesquisa documental; pesquisa bibliográfica; entrevistas com a gerente do departamento de recursos humanos; e aplicação de questionário em cinco unidades da empresa. Com a análise dos resultados obtidos nas técnicas de pesquisas, podemos dizer que a rede de supermercados não utiliza os canais de comunicação interna como forma de disseminar sua cultura organizacional, causando visão antagônica entre os colaboradores sobre as questões ligadas à comunicação interna e à cultura organizacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2014-12-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-22T14:00:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-22T14:00:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7946 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/1/51300864.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7946/3/51300864.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e3fbce979bbfdb559a4aea9f72d621c9 cfe15868dfe9f37f2f933725b14554b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801209482434314240 |