O marketing estratégico do mercado de automóveis em Brasília: estudo de caso na Nara veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saito, Jessica do Nascimento
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/888
Resumo: O mercado está em constante mudança, os consumidores estão cada vez mais exigentes e as organizações precisam acompanhar o mercado para se manter nele. As pessoas passaram a usar seu dinheiro com mais critério, fazendo análise de mercado, comparação de preço, atendimento e produto. Dessa forma, as empresas precisam buscar estratégias e diferenciação para obter resultados positivos. O foco de preocupação não é mais apenas o lucro mais sim a satisfação das necessidades dos clientes superando suas expectativas. O presente estudo tem como tema o marketing estratégico do mercado de automóveis em Brasília que apresenta ser nesse contexto um grande aliado as concessionárias. O tema é de grande relevância para o mercado porque irá levantar um relevante conhecimento teórico sobre o assunto, contribuindo para que as pessoas possam analisar melhor o desenvolvimento das empresas no mercado, bem como melhorar a percepção de como é praticado o marketing atualmente. Também é de importância acadêmica porque por meio da análise da teoria e da prática pode-se avaliar se o que as teorias mostram estão condizentes com o que acontece no mercado e se as empresas bem sucedidas seguem rigidamente a teoria. Teve-se como objetivo geral evidenciar as estratégias adotadas pela empresa Nara veículos e comentá-las sob a luz da literatura especializada na área. A realização deste trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas como referencial teórico que possibilitou a elaboração de um levantamento dos conceitos sobre marketing, estratégia de marketing, planejamento estratégico e marketing de relacionamento. Foi feita também uma pesquisa exploratória por meio de busca de informações, documentos e banco de dados da empresa, em seguida uma entrevista realizada com a Gerente de Marketing para obter maiores informações sobre o Marketing da empresa e assim comparar com o embasamento teórico. O resultado deste trabalho pode ser utilizado pela concessionária como referência para adoção de futuras estratégias.
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