Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Carolina Francisco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10855
Resumo: Com o processo de globalização se intensificando nas últimas décadas, novos atores internacionais foram surgindo e ganhando mais espaço no cenário internacional, entre esses novos atores as empresas multinacionais se destacam pelo seu papel econômico perante os outros, e isso faz com que essas empresas tenham um espaço maior, que engloba um vasto campo das relações econômicas nas relações internacionais. Assim, juntamente com esse novo ator, surgem novas necessidades, uma necessidade maior de administração e representatividade dessas empresas perante outros atores das relações internacionais, e com isso surge a diplomacia empresarial, que é usada como uma ferramenta das empresas multinacionais para com outros atores internacionais, essa é a ferramenta utilizada para a defesa de interesses delas perante as negociações internacionais.
id CEUB_3543142be18418b04b593f19d6bac69c
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/10855
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Silva, Ana Carolina FranciscoLeão, Renato Zerbini2017-05-26T18:44:16Z2017-05-26T18:44:16Z20162016SILVA, Ana Carolina Francisco. Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais. 2016. 61 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10855Com o processo de globalização se intensificando nas últimas décadas, novos atores internacionais foram surgindo e ganhando mais espaço no cenário internacional, entre esses novos atores as empresas multinacionais se destacam pelo seu papel econômico perante os outros, e isso faz com que essas empresas tenham um espaço maior, que engloba um vasto campo das relações econômicas nas relações internacionais. Assim, juntamente com esse novo ator, surgem novas necessidades, uma necessidade maior de administração e representatividade dessas empresas perante outros atores das relações internacionais, e com isso surge a diplomacia empresarial, que é usada como uma ferramenta das empresas multinacionais para com outros atores internacionais, essa é a ferramenta utilizada para a defesa de interesses delas perante as negociações internacionais.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-18T15:18:36Z No. of bitstreams: 1 21359729.pdf: 813534 bytes, checksum: 798c96bf068dd9e2889ed59ade23a261 (MD5)Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-26T18:44:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21359729.pdf: 813534 bytes, checksum: 798c96bf068dd9e2889ed59ade23a261 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-26T18:44:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21359729.pdf: 813534 bytes, checksum: 798c96bf068dd9e2889ed59ade23a261 (MD5) Previous issue date: 2016With globalization intensifying in recent decades, new international players were emerging and gaining more space in the international arena. These new actors, multinational / transnational companies stand out for their economic role before others and this makes these companies have a larger space that encompasses a vast field of economic relations in international relations. Thus, with this new actor, needs arise, a greater need for management and representation of these companies before other actors of international relations, and with that comes the business diplomacy, which is used as a tool of multinational / transnational companies to other International actors, this is the tool used for the defense of their interests before international negotiations.Diplomacia empresarialRelações internacionaisGlobalizaçãoAtor internacionalDesenvolvimentoCorporate diplomacyInternational relationsGlobalizationInternational actorDevelopmentDiplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21359729.pdf21359729.pdfapplication/pdf813534https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10855/1/21359729.pdf798c96bf068dd9e2889ed59ade23a261MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10855/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21359729.pdf.txt21359729.pdf.txtExtracted texttext/plain135469https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10855/3/21359729.pdf.txt6634774a7bca26520bc4ba8c6073042fMD53235/108552019-04-25 17:51:32.084oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-25T17:51:32Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais
title Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais
spellingShingle Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais
Silva, Ana Carolina Francisco
Diplomacia empresarial
Relações internacionais
Globalização
Ator internacional
Desenvolvimento
Corporate diplomacy
International relations
Globalization
International actor
Development
title_short Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais
title_full Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais
title_fullStr Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais
title_full_unstemmed Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais
title_sort Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais
author Silva, Ana Carolina Francisco
author_facet Silva, Ana Carolina Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Carolina Francisco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leão, Renato Zerbini
contributor_str_mv Leão, Renato Zerbini
dc.subject.por.fl_str_mv Diplomacia empresarial
Relações internacionais
Globalização
Ator internacional
Desenvolvimento
Corporate diplomacy
International relations
Globalization
International actor
Development
topic Diplomacia empresarial
Relações internacionais
Globalização
Ator internacional
Desenvolvimento
Corporate diplomacy
International relations
Globalization
International actor
Development
description Com o processo de globalização se intensificando nas últimas décadas, novos atores internacionais foram surgindo e ganhando mais espaço no cenário internacional, entre esses novos atores as empresas multinacionais se destacam pelo seu papel econômico perante os outros, e isso faz com que essas empresas tenham um espaço maior, que engloba um vasto campo das relações econômicas nas relações internacionais. Assim, juntamente com esse novo ator, surgem novas necessidades, uma necessidade maior de administração e representatividade dessas empresas perante outros atores das relações internacionais, e com isso surge a diplomacia empresarial, que é usada como uma ferramenta das empresas multinacionais para com outros atores internacionais, essa é a ferramenta utilizada para a defesa de interesses delas perante as negociações internacionais.
publishDate 2016
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-26T18:44:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-26T18:44:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ana Carolina Francisco. Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais. 2016. 61 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10855
identifier_str_mv SILVA, Ana Carolina Francisco. Diplomacia empresarial: conceito e inserção os multinacionais nas relações internacionais. 2016. 61 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10855/1/21359729.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10855/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10855/3/21359729.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 798c96bf068dd9e2889ed59ade23a261
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6634774a7bca26520bc4ba8c6073042f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903897578307584