O discurso da publicidade de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Américo Thiago Braga Soares de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11017
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo acerca da identificação do papel social desempenhado pela publicidade de moda enquanto sistema de comunicação. Seu objetivo é apresentar e identificar o discurso da publicidade de moda nas revistas: Caras, Contigo! e Claudia, de outubro de 2007. O dispositivo teórico de análise usado como opção metodológica foi a Análise de Discurso de linha francesa. A partir das análises foram definidos três níveis contextuais: o Macro-estrutural corresponde ao conceito de Sociedade de Consumo; o Institucional, à Moda de vestuário em si; e o Imediato ao processo de leitura do receptor da mensagem no âmbito das revistas analisadas. Definiu-se seu discurso como um emaranhado de significações que vão desde um manual de comportamento até uma vitrina do estilo de vida da sociedade contemporânea; seu conteúdo é denso e aparentar um discurso vazio é justamente um de seus instrumentos de cristalização como fala social. Foram identificados interdiscursos como a teatralização da publicidade de moda utilizando o espetáculo; ideologias de consumo sistematicamente escolhidas estação por estação e o temor causado nos indivíduos que não estão inseridos no contexto de moda. Assim pode-se perceber que, ao se apresentar de maneira fútil e vazia, o discurso da publicidade de moda mostra apenas uma de suas várias facetas e a usa em seu favor.
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A partir das análises foram definidos três níveis contextuais: o Macro-estrutural corresponde ao conceito de Sociedade de Consumo; o Institucional, à Moda de vestuário em si; e o Imediato ao processo de leitura do receptor da mensagem no âmbito das revistas analisadas. Definiu-se seu discurso como um emaranhado de significações que vão desde um manual de comportamento até uma vitrina do estilo de vida da sociedade contemporânea; seu conteúdo é denso e aparentar um discurso vazio é justamente um de seus instrumentos de cristalização como fala social. Foram identificados interdiscursos como a teatralização da publicidade de moda utilizando o espetáculo; ideologias de consumo sistematicamente escolhidas estação por estação e o temor causado nos indivíduos que não estão inseridos no contexto de moda. Assim pode-se perceber que, ao se apresentar de maneira fútil e vazia, o discurso da publicidade de moda mostra apenas uma de suas várias facetas e a usa em seu favor.Submitted by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-06-19T17:46:56Z No. of bitstreams: 1 20563690.pdf: 197650 bytes, checksum: dadaf1514d0176cc6c356648a9c15247 (MD5)Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-06-19T20:08:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20563690.pdf: 197650 bytes, checksum: dadaf1514d0176cc6c356648a9c15247 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-19T20:08:19Z (GMT). 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