O discurso da publicidade de moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11017 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta um estudo acerca da identificação do papel social desempenhado pela publicidade de moda enquanto sistema de comunicação. Seu objetivo é apresentar e identificar o discurso da publicidade de moda nas revistas: Caras, Contigo! e Claudia, de outubro de 2007. O dispositivo teórico de análise usado como opção metodológica foi a Análise de Discurso de linha francesa. A partir das análises foram definidos três níveis contextuais: o Macro-estrutural corresponde ao conceito de Sociedade de Consumo; o Institucional, à Moda de vestuário em si; e o Imediato ao processo de leitura do receptor da mensagem no âmbito das revistas analisadas. Definiu-se seu discurso como um emaranhado de significações que vão desde um manual de comportamento até uma vitrina do estilo de vida da sociedade contemporânea; seu conteúdo é denso e aparentar um discurso vazio é justamente um de seus instrumentos de cristalização como fala social. Foram identificados interdiscursos como a teatralização da publicidade de moda utilizando o espetáculo; ideologias de consumo sistematicamente escolhidas estação por estação e o temor causado nos indivíduos que não estão inseridos no contexto de moda. Assim pode-se perceber que, ao se apresentar de maneira fútil e vazia, o discurso da publicidade de moda mostra apenas uma de suas várias facetas e a usa em seu favor. |
id |
CEUB_36ec774a13ad474d3d43b867151758eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/11017 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Albuquerque, Américo Thiago Braga Soares deDiesel, Ursula Betina2017-06-19T20:08:19Z2017-06-19T20:08:19Z20082008ALBUQUERQUE, Américo Thiago Braga Soares de. O discurso da publicidade de moda. 2008. 56 f. Relatório (Graduação) – Programa de Iniciação Científica, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11017Esta pesquisa apresenta um estudo acerca da identificação do papel social desempenhado pela publicidade de moda enquanto sistema de comunicação. Seu objetivo é apresentar e identificar o discurso da publicidade de moda nas revistas: Caras, Contigo! e Claudia, de outubro de 2007. O dispositivo teórico de análise usado como opção metodológica foi a Análise de Discurso de linha francesa. A partir das análises foram definidos três níveis contextuais: o Macro-estrutural corresponde ao conceito de Sociedade de Consumo; o Institucional, à Moda de vestuário em si; e o Imediato ao processo de leitura do receptor da mensagem no âmbito das revistas analisadas. Definiu-se seu discurso como um emaranhado de significações que vão desde um manual de comportamento até uma vitrina do estilo de vida da sociedade contemporânea; seu conteúdo é denso e aparentar um discurso vazio é justamente um de seus instrumentos de cristalização como fala social. Foram identificados interdiscursos como a teatralização da publicidade de moda utilizando o espetáculo; ideologias de consumo sistematicamente escolhidas estação por estação e o temor causado nos indivíduos que não estão inseridos no contexto de moda. Assim pode-se perceber que, ao se apresentar de maneira fútil e vazia, o discurso da publicidade de moda mostra apenas uma de suas várias facetas e a usa em seu favor.Submitted by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-06-19T17:46:56Z No. of bitstreams: 1 20563690.pdf: 197650 bytes, checksum: dadaf1514d0176cc6c356648a9c15247 (MD5)Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-06-19T20:08:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20563690.pdf: 197650 bytes, checksum: dadaf1514d0176cc6c356648a9c15247 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-19T20:08:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20563690.pdf: 197650 bytes, checksum: dadaf1514d0176cc6c356648a9c15247 (MD5) Previous issue date: 2008DiscursoModaPublicidadeO discurso da publicidade de modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20563690.pdf20563690.pdfapplication/pdf197650https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11017/1/20563690.pdfdadaf1514d0176cc6c356648a9c15247MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11017/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20563690.pdf.txt20563690.pdf.txtExtracted texttext/plain103354https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11017/3/20563690.pdf.txt850c9f11b761575c14638b05bf8d2bd5MD53235/110172019-01-22 04:18:26.157oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-01-22T04:18:26Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O discurso da publicidade de moda |
title |
O discurso da publicidade de moda |
spellingShingle |
O discurso da publicidade de moda Albuquerque, Américo Thiago Braga Soares de Discurso Moda Publicidade |
title_short |
O discurso da publicidade de moda |
title_full |
O discurso da publicidade de moda |
title_fullStr |
O discurso da publicidade de moda |
title_full_unstemmed |
O discurso da publicidade de moda |
title_sort |
O discurso da publicidade de moda |
author |
Albuquerque, Américo Thiago Braga Soares de |
author_facet |
Albuquerque, Américo Thiago Braga Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Américo Thiago Braga Soares de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Diesel, Ursula Betina |
contributor_str_mv |
Diesel, Ursula Betina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Moda Publicidade |
topic |
Discurso Moda Publicidade |
description |
Esta pesquisa apresenta um estudo acerca da identificação do papel social desempenhado pela publicidade de moda enquanto sistema de comunicação. Seu objetivo é apresentar e identificar o discurso da publicidade de moda nas revistas: Caras, Contigo! e Claudia, de outubro de 2007. O dispositivo teórico de análise usado como opção metodológica foi a Análise de Discurso de linha francesa. A partir das análises foram definidos três níveis contextuais: o Macro-estrutural corresponde ao conceito de Sociedade de Consumo; o Institucional, à Moda de vestuário em si; e o Imediato ao processo de leitura do receptor da mensagem no âmbito das revistas analisadas. Definiu-se seu discurso como um emaranhado de significações que vão desde um manual de comportamento até uma vitrina do estilo de vida da sociedade contemporânea; seu conteúdo é denso e aparentar um discurso vazio é justamente um de seus instrumentos de cristalização como fala social. Foram identificados interdiscursos como a teatralização da publicidade de moda utilizando o espetáculo; ideologias de consumo sistematicamente escolhidas estação por estação e o temor causado nos indivíduos que não estão inseridos no contexto de moda. Assim pode-se perceber que, ao se apresentar de maneira fútil e vazia, o discurso da publicidade de moda mostra apenas uma de suas várias facetas e a usa em seu favor. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-19T20:08:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-19T20:08:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Américo Thiago Braga Soares de. O discurso da publicidade de moda. 2008. 56 f. Relatório (Graduação) – Programa de Iniciação Científica, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11017 |
identifier_str_mv |
ALBUQUERQUE, Américo Thiago Braga Soares de. O discurso da publicidade de moda. 2008. 56 f. Relatório (Graduação) – Programa de Iniciação Científica, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11017/1/20563690.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11017/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11017/3/20563690.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dadaf1514d0176cc6c356648a9c15247 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 850c9f11b761575c14638b05bf8d2bd5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903898753761280 |