A dialogicidade na abordagem centrada na pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sonia Mello dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4515
Resumo: Considerando a dialogicidade como pilar necessário para o desenvolvimento de uma boa qualidade na relação terapeuta-cliente dentro da clínica psicoterápica, esse trabalho teve como objetivo principal verificar de que forma a dialogicidade se configura na Abordagem Centrada na Pessoa. Para melhor conceitualizar o termo Dialogicidade, foi realizado um estudo generalizado para que se pudesse compreender a forma como a dialogicidade é utilizada, ou pode ser compreendida, dentro de algumas das diferentes abordagens Humanistas Fenomenológico-Existencialistas, tais como: Gestalt-terapia de Perls, Psicoterapia Dialógica de Hycner, Psicodrama de Moreno e a própria ACP de Rogers. Direcionando-se a atenção sobre a ACP houve um aprofundamento no estudo dessa abordagem com maior exploração sobre suas bases epistemológicas, sua história de desenvolvimento e seu modo de entendimento do Homem no Mundo com sua respectiva forma de atuação sobre esse Homem. Na expectativa de alinhar esse estudo a um sentido mais específico do termo dialogicidade, buscou-se estabelecer algumas correlações possíveis entre a Dialogicidade em Buber e na ACP de Rogers. Visando ampliar o aproveitamento e aprofundamento do estudo optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa com caso único, utilizando-se um atendimento clínico realizado pela psicóloga em formação no Centro de Formação Profissional do UniCeub. O caso foi analisado e discutido num processo multi e inter-relacional onde as Atitudes Facilitadoras, as Respostas Compreensivas, os Momentos de Movimento em Terapia e os Sete Estágios da Mudança de Personalidade de Rogers, mais o conceito de Dialogicidade de Buber e em Hycner puderam ser concomitantemente analisados, discutidos e equiparados.
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Direcionando-se a atenção sobre a ACP houve um aprofundamento no estudo dessa abordagem com maior exploração sobre suas bases epistemológicas, sua história de desenvolvimento e seu modo de entendimento do Homem no Mundo com sua respectiva forma de atuação sobre esse Homem. Na expectativa de alinhar esse estudo a um sentido mais específico do termo dialogicidade, buscou-se estabelecer algumas correlações possíveis entre a Dialogicidade em Buber e na ACP de Rogers. Visando ampliar o aproveitamento e aprofundamento do estudo optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa com caso único, utilizando-se um atendimento clínico realizado pela psicóloga em formação no Centro de Formação Profissional do UniCeub. O caso foi analisado e discutido num processo multi e inter-relacional onde as Atitudes Facilitadoras, as Respostas Compreensivas, os Momentos de Movimento em Terapia e os Sete Estágios da Mudança de Personalidade de Rogers, mais o conceito de Dialogicidade de Buber e em Hycner puderam ser concomitantemente analisados, discutidos e equiparados.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-18T19:51:31Z No. of bitstreams: 1 Sonia Monografia Banca 2.pdf: 1981192 bytes, checksum: 2e49baec05f5c90fad45db5f9e7eea5e (MD5)Made available in DSpace on 2014-02-18T19:51:31Z (GMT). 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