Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paranhos, Haroldo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Farias, Rideci, Costa, Marcos, Silva, Joyce Maria Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8822
Resumo: Como solução de transporte público, o conceito do BRT é cada vez mais comum nas grandes cidades. A cidade do Gama –DF, local de implantação deste modal é fruto de uma Geologia caracterizada por uma camada de Latossolos vermelhos argilosos, denominados de argila porosa e colapsível. Estudos bibliográficos apontam que muitas obras de pavimentação apresentam deformações exageradas quando da falta de caracterização pormenorizada desses perfis, frente as solicitações do tráfego. A utilização de dimensionamentos embasados na teoria do CBR e a verificação da qualidade dos serviços de terraplenagem e das camadas do pavimento, não apresentam de forma satisfatória os efeitos causadores das deformabilidades dessa estruturas, visto que os serviços de controle de compactação afirmam um grau de compactação compatível com os serviços, mas quando da medida da deformação, pelo método da viga Benkelman, valores aquém são determinados, a ponto de não serem aceitas pela fiscalização. Fatores importantes como granulometria, os limites de Atebergs e presença de argilominerais higroscópicos, acentuam o problema, visto que estes solos apresentam hidratação de água em contato com o meio e capilaridade elevada, a ponto de ser difícil a manutenção da umidade ótima, durante os serviços de compactação e a recompactação se torna inviável, pois a desestruturação dos macroporos tornam esses solos ainda menores do ponto de vista da textura. Pelo grau de dificuldade apresentada em se trabalhar com esses tipos de solos, e prazo apertado para a execução da etapa do serviço de compactação, foi proposta e testada cinco soluções de reforço do subleito, de forma a direcionar a solução técnica e econômica mais favorável ao cronograma do empreendimento. Essas soluções transitam pelas utilizações de camadas estruturantes, com pedra Rachão; subleito reforçado com microgrelha; subleito reforçado com geotêxtil; subleito compactado com cascalho laterítico e subleito compactado com adição de 5 % de cal virgem.Todas as soluções foram avaliadas em trechos experimentais de aproximadamente 100 metros de extensão, da própria obra, por meio do controle tecnológico convencional e com a medição da deformação com a utilização da viga benkelman
id CEUB_3ad9e98710dff120995ed0b941ab76b2
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/8822
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Paranhos, HaroldoFarias, RideciCosta, MarcosSilva, Joyce Maria Lucas2016-08-16T20:29:33Z2016-10-30T05:00:16Z20162016PARANHOS, Haroldo et al. Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF, 2016https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8822Como solução de transporte público, o conceito do BRT é cada vez mais comum nas grandes cidades. A cidade do Gama –DF, local de implantação deste modal é fruto de uma Geologia caracterizada por uma camada de Latossolos vermelhos argilosos, denominados de argila porosa e colapsível. Estudos bibliográficos apontam que muitas obras de pavimentação apresentam deformações exageradas quando da falta de caracterização pormenorizada desses perfis, frente as solicitações do tráfego. A utilização de dimensionamentos embasados na teoria do CBR e a verificação da qualidade dos serviços de terraplenagem e das camadas do pavimento, não apresentam de forma satisfatória os efeitos causadores das deformabilidades dessa estruturas, visto que os serviços de controle de compactação afirmam um grau de compactação compatível com os serviços, mas quando da medida da deformação, pelo método da viga Benkelman, valores aquém são determinados, a ponto de não serem aceitas pela fiscalização. Fatores importantes como granulometria, os limites de Atebergs e presença de argilominerais higroscópicos, acentuam o problema, visto que estes solos apresentam hidratação de água em contato com o meio e capilaridade elevada, a ponto de ser difícil a manutenção da umidade ótima, durante os serviços de compactação e a recompactação se torna inviável, pois a desestruturação dos macroporos tornam esses solos ainda menores do ponto de vista da textura. Pelo grau de dificuldade apresentada em se trabalhar com esses tipos de solos, e prazo apertado para a execução da etapa do serviço de compactação, foi proposta e testada cinco soluções de reforço do subleito, de forma a direcionar a solução técnica e econômica mais favorável ao cronograma do empreendimento. Essas soluções transitam pelas utilizações de camadas estruturantes, com pedra Rachão; subleito reforçado com microgrelha; subleito reforçado com geotêxtil; subleito compactado com cascalho laterítico e subleito compactado com adição de 5 % de cal virgem.Todas as soluções foram avaliadas em trechos experimentais de aproximadamente 100 metros de extensão, da própria obra, por meio do controle tecnológico convencional e com a medição da deformação com a utilização da viga benkelmanSubmitted by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-08-16T20:29:25Z No. of bitstreams: 1 06 - CB-07-0030 - Artigo - BRT Gama - 26 07 16.pdf: 4399491 bytes, checksum: 4d348a77fee550609a07a843d591db97 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-08-16T20:29:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 06 - CB-07-0030 - Artigo - BRT Gama - 26 07 16.pdf: 4399491 bytes, checksum: 4d348a77fee550609a07a843d591db97 (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-16T20:29:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 06 - CB-07-0030 - Artigo - BRT Gama - 26 07 16.pdf: 4399491 bytes, checksum: 4d348a77fee550609a07a843d591db97 (MD5) Previous issue date: 2016Trabalho submetido e aceito no XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - COBRAMSEG (2016)GeossintéticoSolo tropicalSolo colapsívelCompactaçãoReforço do subleitoPavimentaçãoAvaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL06 - CB-07-0030 - Artigo - BRT Gama - 26 07 16.pdf06 - CB-07-0030 - Artigo - BRT Gama - 26 07 16.pdfapplication/pdf4399491https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8822/1/06%20-%20CB-07-0030%20-%20Artigo%20-%20BRT%20Gama%20-%2026%2007%2016.pdf4d348a77fee550609a07a843d591db97MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8822/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT06 - CB-07-0030 - Artigo - BRT Gama - 26 07 16.pdf.txt06 - CB-07-0030 - Artigo - BRT Gama - 26 07 16.pdf.txtExtracted texttext/plain22422https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8822/3/06%20-%20CB-07-0030%20-%20Artigo%20-%20BRT%20Gama%20-%2026%2007%2016.pdf.txt736c29cbc8a5515c3dfd581859d513dcMD53235/88222019-04-12 17:22:40.567oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T17:22:40Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF
title Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF
spellingShingle Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF
Paranhos, Haroldo
Geossintético
Solo tropical
Solo colapsível
Compactação
Reforço do subleito
Pavimentação
title_short Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF
title_full Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF
title_fullStr Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF
title_full_unstemmed Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF
title_sort Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF
author Paranhos, Haroldo
author_facet Paranhos, Haroldo
Farias, Rideci
Costa, Marcos
Silva, Joyce Maria Lucas
author_role author
author2 Farias, Rideci
Costa, Marcos
Silva, Joyce Maria Lucas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paranhos, Haroldo
Farias, Rideci
Costa, Marcos
Silva, Joyce Maria Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Geossintético
Solo tropical
Solo colapsível
Compactação
Reforço do subleito
Pavimentação
topic Geossintético
Solo tropical
Solo colapsível
Compactação
Reforço do subleito
Pavimentação
description Como solução de transporte público, o conceito do BRT é cada vez mais comum nas grandes cidades. A cidade do Gama –DF, local de implantação deste modal é fruto de uma Geologia caracterizada por uma camada de Latossolos vermelhos argilosos, denominados de argila porosa e colapsível. Estudos bibliográficos apontam que muitas obras de pavimentação apresentam deformações exageradas quando da falta de caracterização pormenorizada desses perfis, frente as solicitações do tráfego. A utilização de dimensionamentos embasados na teoria do CBR e a verificação da qualidade dos serviços de terraplenagem e das camadas do pavimento, não apresentam de forma satisfatória os efeitos causadores das deformabilidades dessa estruturas, visto que os serviços de controle de compactação afirmam um grau de compactação compatível com os serviços, mas quando da medida da deformação, pelo método da viga Benkelman, valores aquém são determinados, a ponto de não serem aceitas pela fiscalização. Fatores importantes como granulometria, os limites de Atebergs e presença de argilominerais higroscópicos, acentuam o problema, visto que estes solos apresentam hidratação de água em contato com o meio e capilaridade elevada, a ponto de ser difícil a manutenção da umidade ótima, durante os serviços de compactação e a recompactação se torna inviável, pois a desestruturação dos macroporos tornam esses solos ainda menores do ponto de vista da textura. Pelo grau de dificuldade apresentada em se trabalhar com esses tipos de solos, e prazo apertado para a execução da etapa do serviço de compactação, foi proposta e testada cinco soluções de reforço do subleito, de forma a direcionar a solução técnica e econômica mais favorável ao cronograma do empreendimento. Essas soluções transitam pelas utilizações de camadas estruturantes, com pedra Rachão; subleito reforçado com microgrelha; subleito reforçado com geotêxtil; subleito compactado com cascalho laterítico e subleito compactado com adição de 5 % de cal virgem.Todas as soluções foram avaliadas em trechos experimentais de aproximadamente 100 metros de extensão, da própria obra, por meio do controle tecnológico convencional e com a medição da deformação com a utilização da viga benkelman
publishDate 2016
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-16T20:29:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-30T05:00:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PARANHOS, Haroldo et al. Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF, 2016
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8822
identifier_str_mv PARANHOS, Haroldo et al. Avaliação das alternativas técnicas para a estabilização da camada de subleito nas obras do corredor BRTsul – DF, 2016
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8822/1/06%20-%20CB-07-0030%20-%20Artigo%20-%20BRT%20Gama%20-%2026%2007%2016.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8822/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8822/3/06%20-%20CB-07-0030%20-%20Artigo%20-%20BRT%20Gama%20-%2026%2007%2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d348a77fee550609a07a843d591db97
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
736c29cbc8a5515c3dfd581859d513dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209486210236416