A (in)efetividade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas públicas do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Fabiane Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13404
Resumo: A presente monografia tem como objetivo verificar a efetividade das políticas públicas distritais na área de alimentação e nutrição, em especial o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) implementado nas escolas públicas do Distrito Federal. Essa questão é analisada, por intermédio de pesquisa bibliográfica e documental, na literatura nacional, tanto da área jurídica, como técnico-científica da nutrição. O percurso realizado passa pela reflexão acerca da importância da alimentação e da nutrição na vida do ser humano, especialmente nos primórdios do seu processo de desenvolvimento físico, psíquico e social, caracterizados como infância e adolescência. Num segundo momento, restringe-se a análise ao direito à alimentação da criança e do adolescente matriculados no Ensino Fundamental, que devem ter acesso aos programas que objetivam promover dentre outras necessidades básicas, a alimentação. Para esse fim, é realizada uma análise a partir da inserção do termo “alimentação” no rol dos direitos sociais, artigo 6◦ da Constituição Federal de 1988, pela Emenda Constitucional n°64 de 2010 e a inclusão da agricultura familiar no PNAE. Em seguida, o período atual recebe mais atenção com a análise do Relatório de Acompanhamento da gestão do PNAE no Distrito Federal no exercício de 2017, elaborado pelo Conselho de Alimentação Escolar/DF (CAE/DF), no mês de abril de 2018. Conclui-se, ao final da trajetória realizada, que foi observada a verificação da efetividade na aplicação no exercício do ano de 2017 de algumas diretrizes propostas, enquanto observa-se a inefetividade na aplicação de outras diretrizes do PNAE nas escolas públicas do Distrito Federal.
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O percurso realizado passa pela reflexão acerca da importância da alimentação e da nutrição na vida do ser humano, especialmente nos primórdios do seu processo de desenvolvimento físico, psíquico e social, caracterizados como infância e adolescência. Num segundo momento, restringe-se a análise ao direito à alimentação da criança e do adolescente matriculados no Ensino Fundamental, que devem ter acesso aos programas que objetivam promover dentre outras necessidades básicas, a alimentação. Para esse fim, é realizada uma análise a partir da inserção do termo “alimentação” no rol dos direitos sociais, artigo 6◦ da Constituição Federal de 1988, pela Emenda Constitucional n°64 de 2010 e a inclusão da agricultura familiar no PNAE. Em seguida, o período atual recebe mais atenção com a análise do Relatório de Acompanhamento da gestão do PNAE no Distrito Federal no exercício de 2017, elaborado pelo Conselho de Alimentação Escolar/DF (CAE/DF), no mês de abril de 2018. Conclui-se, ao final da trajetória realizada, que foi observada a verificação da efetividade na aplicação no exercício do ano de 2017 de algumas diretrizes propostas, enquanto observa-se a inefetividade na aplicação de outras diretrizes do PNAE nas escolas públicas do Distrito Federal.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-07-18T13:28:23Z No. of bitstreams: 1 21503511.pdf: 523635 bytes, checksum: 8abe60c4e56de26fc3a260d4e54ca663 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-07-18T14:36:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21503511.pdf: 523635 bytes, checksum: 8abe60c4e56de26fc3a260d4e54ca663 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-18T14:36:35Z (GMT). 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