A carta de Pero Vaz de Caminha: breve estudo das palavras gramaticais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alessandra Vicente
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3461
Resumo: Esta pesquisa justifica-se pelo interesse que tenho nos temas diacrônicos e pela necessidade existente de estudos aprofundados em diacrônia, que permitam o melhor conhecimento acerca da evolução da língua portuguesa. A seleção pela Carta de Pero Vaz de Caminha foi baseada no fato de ser um texto português escrito em território brasileiro. Imagina-se que os estudos diacrônicos do português do Brasil devam começar por esse documento, que a partir do século XIX, passou a ser considerado como a “certidão de nascimento do Brasil”. Diante disso, verificou-se a necessidade da realização de pesquisas científicas na Carta, a fim de avaliar as palavras gramaticais e palavras lexicais, contidas no mesmo, confrontando-as com as normas convencionadas para a língua portuguesa dos dias atuais. O objetivo foi identificar as palavras gramaticais e lexicais presentes na Carta, mostrando como estas palavras eram escritas em 1500 e como hoje são escritas, evidenciando dessa maneira a evolução da língua portuguesa. Esta pesquisa evidencia que a língua portuguesa, na época em que foi escrita a Carta de Pero Vaz de Caminha, ainda não estava estruturada teoricamente, uma vez que a primeira gramática da língua portuguesa – Grammatica da lingoagem portuguesa – de Fernão de Oliveira tem sua primeira edição em 1535, o que permitiu o uso de uma língua escrita, com a mesma segmentação de fala, isto é, as palavras átonas apóiamse nas palavras tônicas. A ortografia de Caminha reproduz a oralidade,ou seja, uma escrita intuitiva sem padrão pré-estabelecido mantendo a mesma naturalidade das crianças em período de alfabetização.Percebe-se que o processo de formação e evolução da língua portuguesa, respeitou exatamente ao desenvolvimento já observado nas crianças. Tal fato pode ser confirmado mediante simples observação em textos históricos, como o sob análise.
id CEUB_457b7a441abaf52731013c2bc301b48b
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/3461
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Martins, Alessandra VicentePires-de-Mello, Maria Catharina2012-10-232012-10-30T18:05:54Z2013-05-09T21:19:09Z2012-10-232012-10-30T18:05:54Z2013-05-09T21:19:09Z2005-112005-07https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3461Esta pesquisa justifica-se pelo interesse que tenho nos temas diacrônicos e pela necessidade existente de estudos aprofundados em diacrônia, que permitam o melhor conhecimento acerca da evolução da língua portuguesa. A seleção pela Carta de Pero Vaz de Caminha foi baseada no fato de ser um texto português escrito em território brasileiro. Imagina-se que os estudos diacrônicos do português do Brasil devam começar por esse documento, que a partir do século XIX, passou a ser considerado como a “certidão de nascimento do Brasil”. Diante disso, verificou-se a necessidade da realização de pesquisas científicas na Carta, a fim de avaliar as palavras gramaticais e palavras lexicais, contidas no mesmo, confrontando-as com as normas convencionadas para a língua portuguesa dos dias atuais. O objetivo foi identificar as palavras gramaticais e lexicais presentes na Carta, mostrando como estas palavras eram escritas em 1500 e como hoje são escritas, evidenciando dessa maneira a evolução da língua portuguesa. Esta pesquisa evidencia que a língua portuguesa, na época em que foi escrita a Carta de Pero Vaz de Caminha, ainda não estava estruturada teoricamente, uma vez que a primeira gramática da língua portuguesa – Grammatica da lingoagem portuguesa – de Fernão de Oliveira tem sua primeira edição em 1535, o que permitiu o uso de uma língua escrita, com a mesma segmentação de fala, isto é, as palavras átonas apóiamse nas palavras tônicas. A ortografia de Caminha reproduz a oralidade,ou seja, uma escrita intuitiva sem padrão pré-estabelecido mantendo a mesma naturalidade das crianças em período de alfabetização.Percebe-se que o processo de formação e evolução da língua portuguesa, respeitou exatamente ao desenvolvimento já observado nas crianças. Tal fato pode ser confirmado mediante simples observação em textos históricos, como o sob análise.Made available in DSpace on 2013-05-09T21:19:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20209400.pdf.txt: 112861 bytes, checksum: 552493bd19ef2b3cc0f16646804ed65d (MD5) 20209400.pdf: 424810 bytes, checksum: 4adc53323ed3601c9930d18c6583aa04 (MD5) Previous issue date: 2005-07LinguísticaPalavra gramaticalA carta de Pero Vaz de Caminha: breve estudo das palavras gramaticaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20209400.pdf.txtExtracted texttext/plain112861https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/3461/1/20209400.pdf.txt552493bd19ef2b3cc0f16646804ed65dMD51ORIGINAL20209400.pdfapplication/pdf424810https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/3461/2/20209400.pdf4adc53323ed3601c9930d18c6583aa04MD52123456789/34612019-05-10 18:33:38.842oai:repositorio.uniceub.br:123456789/3461Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-10T18:33:38Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A carta de Pero Vaz de Caminha: breve estudo das palavras gramaticais
title A carta de Pero Vaz de Caminha: breve estudo das palavras gramaticais
spellingShingle A carta de Pero Vaz de Caminha: breve estudo das palavras gramaticais
Martins, Alessandra Vicente
Linguística
Palavra gramatical
title_short A carta de Pero Vaz de Caminha: breve estudo das palavras gramaticais
title_full A carta de Pero Vaz de Caminha: breve estudo das palavras gramaticais
title_fullStr A carta de Pero Vaz de Caminha: breve estudo das palavras gramaticais
title_full_unstemmed A carta de Pero Vaz de Caminha: breve estudo das palavras gramaticais
title_sort A carta de Pero Vaz de Caminha: breve estudo das palavras gramaticais
author Martins, Alessandra Vicente
author_facet Martins, Alessandra Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alessandra Vicente
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires-de-Mello, Maria Catharina
contributor_str_mv Pires-de-Mello, Maria Catharina
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Palavra gramatical
topic Linguística
Palavra gramatical
description Esta pesquisa justifica-se pelo interesse que tenho nos temas diacrônicos e pela necessidade existente de estudos aprofundados em diacrônia, que permitam o melhor conhecimento acerca da evolução da língua portuguesa. A seleção pela Carta de Pero Vaz de Caminha foi baseada no fato de ser um texto português escrito em território brasileiro. Imagina-se que os estudos diacrônicos do português do Brasil devam começar por esse documento, que a partir do século XIX, passou a ser considerado como a “certidão de nascimento do Brasil”. Diante disso, verificou-se a necessidade da realização de pesquisas científicas na Carta, a fim de avaliar as palavras gramaticais e palavras lexicais, contidas no mesmo, confrontando-as com as normas convencionadas para a língua portuguesa dos dias atuais. O objetivo foi identificar as palavras gramaticais e lexicais presentes na Carta, mostrando como estas palavras eram escritas em 1500 e como hoje são escritas, evidenciando dessa maneira a evolução da língua portuguesa. Esta pesquisa evidencia que a língua portuguesa, na época em que foi escrita a Carta de Pero Vaz de Caminha, ainda não estava estruturada teoricamente, uma vez que a primeira gramática da língua portuguesa – Grammatica da lingoagem portuguesa – de Fernão de Oliveira tem sua primeira edição em 1535, o que permitiu o uso de uma língua escrita, com a mesma segmentação de fala, isto é, as palavras átonas apóiamse nas palavras tônicas. A ortografia de Caminha reproduz a oralidade,ou seja, uma escrita intuitiva sem padrão pré-estabelecido mantendo a mesma naturalidade das crianças em período de alfabetização.Percebe-se que o processo de formação e evolução da língua portuguesa, respeitou exatamente ao desenvolvimento já observado nas crianças. Tal fato pode ser confirmado mediante simples observação em textos históricos, como o sob análise.
publishDate 2005
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2005-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:05:54Z
2013-05-09T21:19:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:05:54Z
2013-05-09T21:19:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3461
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/3461/1/20209400.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/3461/2/20209400.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 552493bd19ef2b3cc0f16646804ed65d
4adc53323ed3601c9930d18c6583aa04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903866039238656