A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10845 |
Resumo: | A cooperação entre o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América e Hollywood existe desde a Primeira Guerra Mundial. Com o sucesso dessa cooperação, o que começou com um relacionamento ad hoc, se transformou em um departamento institucionalizado no Pentágono, o U.S. Military Assistance in Producing Motion Pictures, Television Shows, Music Videos. Através do fornecimento de assistência material e financeira, o Departamento de Defesa consegue moldar os filmes e incluir mensagens políticas no roteiro. Com isso, analisamos o cinema através de sua evolução cultural e de sua capacidade política de manipular a opinião pública da sociedade americana durante os conflitos. Assim, essa pesquisa tem como objetivo estudar o cinema, mais precisamente quatro filmes de guerra, não só como um instrumento de poder das Relações Internacionais para legitimar a guerra e mitos teóricos, mas também através de sua capacidade de espelhar a autoestima, as dúvidas e as lutas da sociedade americana. |
id |
CEUB_482130f35b06d074df0fec28270254e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/10845 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Lopes, Bianca PachecoFonteles, Gabriel Mattos2017-05-26T17:54:06Z2017-05-26T17:54:06Z20162016LOPES, Bianca Pacheco. A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9. 2016. 85 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10845A cooperação entre o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América e Hollywood existe desde a Primeira Guerra Mundial. Com o sucesso dessa cooperação, o que começou com um relacionamento ad hoc, se transformou em um departamento institucionalizado no Pentágono, o U.S. Military Assistance in Producing Motion Pictures, Television Shows, Music Videos. Através do fornecimento de assistência material e financeira, o Departamento de Defesa consegue moldar os filmes e incluir mensagens políticas no roteiro. Com isso, analisamos o cinema através de sua evolução cultural e de sua capacidade política de manipular a opinião pública da sociedade americana durante os conflitos. Assim, essa pesquisa tem como objetivo estudar o cinema, mais precisamente quatro filmes de guerra, não só como um instrumento de poder das Relações Internacionais para legitimar a guerra e mitos teóricos, mas também através de sua capacidade de espelhar a autoestima, as dúvidas e as lutas da sociedade americana.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-17T17:42:37Z No. of bitstreams: 1 21322493.pdf: 18969247 bytes, checksum: 585928ed29ebc3c8342958e565e89176 (MD5)Approved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-26T17:54:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21322493.pdf: 18969247 bytes, checksum: 585928ed29ebc3c8342958e565e89176 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-26T17:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21322493.pdf: 18969247 bytes, checksum: 585928ed29ebc3c8342958e565e89176 (MD5) Previous issue date: 2016The Cooperation between the United States Department of Defense and Hollywood existed since the First World War. With the success of this cooperation, which started with an ad hoc relationship turned into an institutionalized department at the Pentagon, U.S. Military Assistance in Producing Motion Pictures, Television Shows, Music Videos. By providing material and financial assistance, the Department of Defense can shape the film and include political messages in the script. Thus, we analyze the film through its cultural evolution and its political ability to manipulate the public opinion of the american society during conflicts. Thus, this research aims to study the cinema, more precisely four war movies, not only as an instrument of power of International Relations to legitimize the war and theoretical myths, but also through its ability to mirror self-esteem, doubts and the struggles of American society.Relações internacionaisCinemaPentágonoGuerra do VietnãOpinião pública11 de setembro de 2001International relationsCinemaPentagonVietnam warPublic opinionSeptember 11, 2001A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21322493.pdf21322493.pdfapplication/pdf18969247https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10845/1/21322493.pdf585928ed29ebc3c8342958e565e89176MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10845/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21322493.pdf.txt21322493.pdf.txtExtracted texttext/plain192024https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10845/3/21322493.pdf.txtfaf2aea7006bd679955b2377f189cb6aMD53235/108452019-05-20 11:42:39.567oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-20T11:42:39Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9 |
title |
A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9 |
spellingShingle |
A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9 Lopes, Bianca Pacheco Relações internacionais Cinema Pentágono Guerra do Vietnã Opinião pública 11 de setembro de 2001 International relations Cinema Pentagon Vietnam war Public opinion September 11, 2001 |
title_short |
A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9 |
title_full |
A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9 |
title_fullStr |
A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9 |
title_full_unstemmed |
A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9 |
title_sort |
A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9 |
author |
Lopes, Bianca Pacheco |
author_facet |
Lopes, Bianca Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Bianca Pacheco |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonteles, Gabriel Mattos |
contributor_str_mv |
Fonteles, Gabriel Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações internacionais Cinema Pentágono Guerra do Vietnã Opinião pública 11 de setembro de 2001 International relations Cinema Pentagon Vietnam war Public opinion September 11, 2001 |
topic |
Relações internacionais Cinema Pentágono Guerra do Vietnã Opinião pública 11 de setembro de 2001 International relations Cinema Pentagon Vietnam war Public opinion September 11, 2001 |
description |
A cooperação entre o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América e Hollywood existe desde a Primeira Guerra Mundial. Com o sucesso dessa cooperação, o que começou com um relacionamento ad hoc, se transformou em um departamento institucionalizado no Pentágono, o U.S. Military Assistance in Producing Motion Pictures, Television Shows, Music Videos. Através do fornecimento de assistência material e financeira, o Departamento de Defesa consegue moldar os filmes e incluir mensagens políticas no roteiro. Com isso, analisamos o cinema através de sua evolução cultural e de sua capacidade política de manipular a opinião pública da sociedade americana durante os conflitos. Assim, essa pesquisa tem como objetivo estudar o cinema, mais precisamente quatro filmes de guerra, não só como um instrumento de poder das Relações Internacionais para legitimar a guerra e mitos teóricos, mas também através de sua capacidade de espelhar a autoestima, as dúvidas e as lutas da sociedade americana. |
publishDate |
2016 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-26T17:54:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-26T17:54:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Bianca Pacheco. A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9. 2016. 85 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10845 |
identifier_str_mv |
LOPES, Bianca Pacheco. A realidade social e política do cinema: análise da influência do pentágono nos filmes de guerra pós 11/9. 2016. 85 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10845/1/21322493.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10845/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10845/3/21322493.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
585928ed29ebc3c8342958e565e89176 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 faf2aea7006bd679955b2377f189cb6a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903897543704576 |