A herança da tradição de oralidade na música brasileira entre os anos 30 e os dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Alessandra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8070
Resumo: O objetivo desta monografia é responder quais elementos da Tradição de Oralidade – categoria analítica proposta pelo sociólogo Antonio Candido para a compreensão da formação da literatura brasileira –, são encontrados nas canções populares brasileiras. Abrange o samba, a bossa nova, a MPB e a tropicália, com rápida passagem pelo rock dos anos 80 e pelo rap mais atual. O estudo constatou que, na música brasileira, são perceptíveis vários elementos da Tradição de Oralidade como o nacionalismo, o intérprete como conhecedor a ser seguido, as palavras-de-ordem, o discurso emotivo, as relações de favor entre classe artística e Estado, o conformismo e a inação. O social, histórico, cultural, político e ideológico não são cenários, mas protagonistas dessas experiências musicais. São temas usados nas canções e são também os construtores das mesmas canções. Sobretudo durante o primeiro período analisado, a música foi a principal manifestação cultural brasileira e foi usada como instrumento ideológico e político, tanto pelo Estado, quanto por artistas. Com o tropicalismo é possível ver um afastamento em relação a essa tradição, expressa também na experiência do rock dos anos 80, assim como na do rap. A metodologia utilizada foi a Análise de Discurso, tratando dos processos de constituição do objeto e não meramente do seu produto.
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São temas usados nas canções e são também os construtores das mesmas canções. Sobretudo durante o primeiro período analisado, a música foi a principal manifestação cultural brasileira e foi usada como instrumento ideológico e político, tanto pelo Estado, quanto por artistas. Com o tropicalismo é possível ver um afastamento em relação a essa tradição, expressa também na experiência do rock dos anos 80, assim como na do rap. A metodologia utilizada foi a Análise de Discurso, tratando dos processos de constituição do objeto e não meramente do seu produto.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-23T18:31:09Z No. of bitstreams: 1 51102250.pdf: 1758642 bytes, checksum: 59cd04429c1b1d717e6e0599b796cd7a (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-23T18:31:09Z (GMT). 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