Dois sentidos do ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778 |
Resumo: | O presente trabalho busca discutir sobre a relação professor aluno, trazendo uma reflexão acerca de duas formas de ensinar, a que é própria do mestre embrutecedor e a do mestre emancipador. Tendo como base a psicologia histórico-cultural de Vigotski e as análises de Illich e Rancière acerca da escola, o trabalho tratou, em um primeiro momento, das concepções de uma sociedade desescolarizada, que admite que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tipo de relação social e não somente na escola. Em seguida, passou-se a analisar as duas formas de ensinar. Em um último momento, procurou-se caracterizar qual estilo predomina na sociedade contemporânea, demonstrando-se que, na sociedade escolarizada, predomina o estilo do mestre embrutecedor. |
id |
CEUB_4bbea53fcdaef52ca5b5ccf2117784ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2778 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Vilela, Marília AlencarTunes, Elizabeth2012-10-232012-10-30T18:08:36Z2013-05-09T20:57:22Z2012-10-232012-10-30T18:08:36Z2013-05-09T20:57:22Z2010-122010-12https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778O presente trabalho busca discutir sobre a relação professor aluno, trazendo uma reflexão acerca de duas formas de ensinar, a que é própria do mestre embrutecedor e a do mestre emancipador. Tendo como base a psicologia histórico-cultural de Vigotski e as análises de Illich e Rancière acerca da escola, o trabalho tratou, em um primeiro momento, das concepções de uma sociedade desescolarizada, que admite que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tipo de relação social e não somente na escola. Em seguida, passou-se a analisar as duas formas de ensinar. Em um último momento, procurou-se caracterizar qual estilo predomina na sociedade contemporânea, demonstrando-se que, na sociedade escolarizada, predomina o estilo do mestre embrutecedor.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20619394.pdf.txt: 48149 bytes, checksum: ece3a6c363692aa8fc5c74a18df11d79 (MD5) 20619394.pdf: 333357 bytes, checksum: 00692ebb31764adeff03043698f2f12b (MD5) Previous issue date: 2010-07Relação professor-alunoEscolaProcesso ensino-aprendizagemDois sentidos do ensinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20619394.pdf.txtExtracted texttext/plain48149https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2778/1/20619394.pdf.txtece3a6c363692aa8fc5c74a18df11d79MD51ORIGINAL20619394.pdfapplication/pdf333357https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2778/2/20619394.pdf00692ebb31764adeff03043698f2f12bMD52123456789/27782019-06-13 18:45:23.893oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2778Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-06-13T18:45:23Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dois sentidos do ensinar |
title |
Dois sentidos do ensinar |
spellingShingle |
Dois sentidos do ensinar Vilela, Marília Alencar Relação professor-aluno Escola Processo ensino-aprendizagem |
title_short |
Dois sentidos do ensinar |
title_full |
Dois sentidos do ensinar |
title_fullStr |
Dois sentidos do ensinar |
title_full_unstemmed |
Dois sentidos do ensinar |
title_sort |
Dois sentidos do ensinar |
author |
Vilela, Marília Alencar |
author_facet |
Vilela, Marília Alencar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Marília Alencar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tunes, Elizabeth |
contributor_str_mv |
Tunes, Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor-aluno Escola Processo ensino-aprendizagem |
topic |
Relação professor-aluno Escola Processo ensino-aprendizagem |
description |
O presente trabalho busca discutir sobre a relação professor aluno, trazendo uma reflexão acerca de duas formas de ensinar, a que é própria do mestre embrutecedor e a do mestre emancipador. Tendo como base a psicologia histórico-cultural de Vigotski e as análises de Illich e Rancière acerca da escola, o trabalho tratou, em um primeiro momento, das concepções de uma sociedade desescolarizada, que admite que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tipo de relação social e não somente na escola. Em seguida, passou-se a analisar as duas formas de ensinar. Em um último momento, procurou-se caracterizar qual estilo predomina na sociedade contemporânea, demonstrando-se que, na sociedade escolarizada, predomina o estilo do mestre embrutecedor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2010-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:36Z 2013-05-09T20:57:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:36Z 2013-05-09T20:57:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2778/1/20619394.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2778/2/20619394.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ece3a6c363692aa8fc5c74a18df11d79 00692ebb31764adeff03043698f2f12b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828131900670083072 |