Dois sentidos do ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Marília Alencar
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778
Resumo: O presente trabalho busca discutir sobre a relação professor aluno, trazendo uma reflexão acerca de duas formas de ensinar, a que é própria do mestre embrutecedor e a do mestre emancipador. Tendo como base a psicologia histórico-cultural de Vigotski e as análises de Illich e Rancière acerca da escola, o trabalho tratou, em um primeiro momento, das concepções de uma sociedade desescolarizada, que admite que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tipo de relação social e não somente na escola. Em seguida, passou-se a analisar as duas formas de ensinar. Em um último momento, procurou-se caracterizar qual estilo predomina na sociedade contemporânea, demonstrando-se que, na sociedade escolarizada, predomina o estilo do mestre embrutecedor.
id CEUB_4bbea53fcdaef52ca5b5ccf2117784ae
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2778
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Vilela, Marília AlencarTunes, Elizabeth2012-10-232012-10-30T18:08:36Z2013-05-09T20:57:22Z2012-10-232012-10-30T18:08:36Z2013-05-09T20:57:22Z2010-122010-12https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778O presente trabalho busca discutir sobre a relação professor aluno, trazendo uma reflexão acerca de duas formas de ensinar, a que é própria do mestre embrutecedor e a do mestre emancipador. Tendo como base a psicologia histórico-cultural de Vigotski e as análises de Illich e Rancière acerca da escola, o trabalho tratou, em um primeiro momento, das concepções de uma sociedade desescolarizada, que admite que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tipo de relação social e não somente na escola. Em seguida, passou-se a analisar as duas formas de ensinar. Em um último momento, procurou-se caracterizar qual estilo predomina na sociedade contemporânea, demonstrando-se que, na sociedade escolarizada, predomina o estilo do mestre embrutecedor.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20619394.pdf.txt: 48149 bytes, checksum: ece3a6c363692aa8fc5c74a18df11d79 (MD5) 20619394.pdf: 333357 bytes, checksum: 00692ebb31764adeff03043698f2f12b (MD5) Previous issue date: 2010-07Relação professor-alunoEscolaProcesso ensino-aprendizagemDois sentidos do ensinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20619394.pdf.txtExtracted texttext/plain48149https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2778/1/20619394.pdf.txtece3a6c363692aa8fc5c74a18df11d79MD51ORIGINAL20619394.pdfapplication/pdf333357https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2778/2/20619394.pdf00692ebb31764adeff03043698f2f12bMD52123456789/27782019-06-13 18:45:23.893oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2778Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-06-13T18:45:23Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dois sentidos do ensinar
title Dois sentidos do ensinar
spellingShingle Dois sentidos do ensinar
Vilela, Marília Alencar
Relação professor-aluno
Escola
Processo ensino-aprendizagem
title_short Dois sentidos do ensinar
title_full Dois sentidos do ensinar
title_fullStr Dois sentidos do ensinar
title_full_unstemmed Dois sentidos do ensinar
title_sort Dois sentidos do ensinar
author Vilela, Marília Alencar
author_facet Vilela, Marília Alencar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Marília Alencar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tunes, Elizabeth
contributor_str_mv Tunes, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
Escola
Processo ensino-aprendizagem
topic Relação professor-aluno
Escola
Processo ensino-aprendizagem
description O presente trabalho busca discutir sobre a relação professor aluno, trazendo uma reflexão acerca de duas formas de ensinar, a que é própria do mestre embrutecedor e a do mestre emancipador. Tendo como base a psicologia histórico-cultural de Vigotski e as análises de Illich e Rancière acerca da escola, o trabalho tratou, em um primeiro momento, das concepções de uma sociedade desescolarizada, que admite que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tipo de relação social e não somente na escola. Em seguida, passou-se a analisar as duas formas de ensinar. Em um último momento, procurou-se caracterizar qual estilo predomina na sociedade contemporânea, demonstrando-se que, na sociedade escolarizada, predomina o estilo do mestre embrutecedor.
publishDate 2010
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2010-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:36Z
2013-05-09T20:57:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:36Z
2013-05-09T20:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2778/1/20619394.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2778/2/20619394.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ece3a6c363692aa8fc5c74a18df11d79
00692ebb31764adeff03043698f2f12b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828131900670083072