Conhecer para conservar: reconhecimento da fauna nativa do cerrado por alunos de 8° de escolas públicas do Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17330 |
Resumo: | O Cerrado abriga em torno de 33% da riqueza da diversidade biológica do Brasil. Devido ao impacto humano, essa diversidade faunística do Bioma está sendo prejudicada, com espécies sendo ameaçadas e extintas em uma velocidade superior à capacidade de promover o conhecimento necessário para sua conservação. Considerando que o conhecimento acerca da fauna do Cerrado pode fornecer elementos para aprimorar o ensino de conceitos ecológicos e repensar a abordagem da Educação Ambiental no Ensino Fundamental, o objetivo deste trabalho foi contribuir para um maior conhecimento sobre a fauna local e sensibilizar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental quanto à importância da conservação das espécies. Adicionalmente, o estudo teve o propósito de avaliar a capacidade dos alunos de identificar espécies da fauna nativa do Cerrado, analisar o efeito de espécies carismáticas exóticas no entendimento de conceitos ecológicos, como distribuição de espécies e investigar o conhecimento dos alunos quanto aos conceitos de fauna ameaçada e extinção de espécies. Para avaliar o conhecimento dos alunos, foi aplicado um questionário composto por imagens de animais nativos e exóticos e questões discursivas. Foi verificado que os participantes tiveram maior facilidade em identificar espécies exóticas e que os participantes do sexo masculino identificaram mais espécies. Quanto aos efeitos das variáveis distribuição e ameaça, as espécies exóticas apresentaram o maior percentual de acerto. As respostas apresentadas nas questões discursivas sobre os conceitos de espécie ameaçada e extinta, de forma geral, se mostraram pouco elaboradas e confusas. O questionário aplicado demonstrou que algumas mudanças são necessárias na forma como o conteúdo é trabalhado em sala de aula, e também revelaram que alguns conceitos apresentados pelos alunos são preocupantes quando considerado o papel da população no sucesso de ações relacionadas à conservação das espécies. |
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Reis, Brenda Elias dos2024-04-08T13:09:28Z2024-04-08T13:09:28Z20162016REIS, Brenda Elias dos. Conhecer para conservar: reconhecimento da fauna nativa do Cerrado por alunos do 8° ano de escolas públicas do Distrito Federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17330Raphael Igor DiasO Cerrado abriga em torno de 33% da riqueza da diversidade biológica do Brasil. Devido ao impacto humano, essa diversidade faunística do Bioma está sendo prejudicada, com espécies sendo ameaçadas e extintas em uma velocidade superior à capacidade de promover o conhecimento necessário para sua conservação. Considerando que o conhecimento acerca da fauna do Cerrado pode fornecer elementos para aprimorar o ensino de conceitos ecológicos e repensar a abordagem da Educação Ambiental no Ensino Fundamental, o objetivo deste trabalho foi contribuir para um maior conhecimento sobre a fauna local e sensibilizar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental quanto à importância da conservação das espécies. Adicionalmente, o estudo teve o propósito de avaliar a capacidade dos alunos de identificar espécies da fauna nativa do Cerrado, analisar o efeito de espécies carismáticas exóticas no entendimento de conceitos ecológicos, como distribuição de espécies e investigar o conhecimento dos alunos quanto aos conceitos de fauna ameaçada e extinção de espécies. Para avaliar o conhecimento dos alunos, foi aplicado um questionário composto por imagens de animais nativos e exóticos e questões discursivas. Foi verificado que os participantes tiveram maior facilidade em identificar espécies exóticas e que os participantes do sexo masculino identificaram mais espécies. Quanto aos efeitos das variáveis distribuição e ameaça, as espécies exóticas apresentaram o maior percentual de acerto. As respostas apresentadas nas questões discursivas sobre os conceitos de espécie ameaçada e extinta, de forma geral, se mostraram pouco elaboradas e confusas. 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O Cerrado abriga em torno de 33% da riqueza da diversidade biológica do Brasil. Devido ao impacto humano, essa diversidade faunística do Bioma está sendo prejudicada, com espécies sendo ameaçadas e extintas em uma velocidade superior à capacidade de promover o conhecimento necessário para sua conservação. Considerando que o conhecimento acerca da fauna do Cerrado pode fornecer elementos para aprimorar o ensino de conceitos ecológicos e repensar a abordagem da Educação Ambiental no Ensino Fundamental, o objetivo deste trabalho foi contribuir para um maior conhecimento sobre a fauna local e sensibilizar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental quanto à importância da conservação das espécies. Adicionalmente, o estudo teve o propósito de avaliar a capacidade dos alunos de identificar espécies da fauna nativa do Cerrado, analisar o efeito de espécies carismáticas exóticas no entendimento de conceitos ecológicos, como distribuição de espécies e investigar o conhecimento dos alunos quanto aos conceitos de fauna ameaçada e extinção de espécies. Para avaliar o conhecimento dos alunos, foi aplicado um questionário composto por imagens de animais nativos e exóticos e questões discursivas. Foi verificado que os participantes tiveram maior facilidade em identificar espécies exóticas e que os participantes do sexo masculino identificaram mais espécies. Quanto aos efeitos das variáveis distribuição e ameaça, as espécies exóticas apresentaram o maior percentual de acerto. As respostas apresentadas nas questões discursivas sobre os conceitos de espécie ameaçada e extinta, de forma geral, se mostraram pouco elaboradas e confusas. O questionário aplicado demonstrou que algumas mudanças são necessárias na forma como o conteúdo é trabalhado em sala de aula, e também revelaram que alguns conceitos apresentados pelos alunos são preocupantes quando considerado o papel da população no sucesso de ações relacionadas à conservação das espécies. |
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