A contribuição do revisor para a desconstrução do conceito tradicional de texto: perspectivas a partir da graduação em Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Célia Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11845
Resumo: Numa sociedade em que a tecnologia, principalmente a voltada para a comunicação e interação, produz a cada dia novos gêneros textuais, ainda impera a concepção de que texto se restringe ao verbo (oral e/ou escrito). Este trabalho busca, a partir da concepção de texto apresentada por Rocha (2012), levantar uma reflexão sobre a contribuição do revisor para a desconstrução da ideia tradicional de texto como uma estrutura limitada à grafia. Para isso, recorre-se a Mafra (2007) e às grades curriculares dos cursos de Letras ministrados em instituições universitárias do Distrito Federal. A partir dessas três fontes de pesquisa infere-se que o conservadorismo impera nos cursos de Letras no DF, apesar de as Diretrizes Curriculares do MEC assegurarem às Instituições de Ensino Superior autonomia e flexibilidade para definirem, entre outros, o perfil do profissional que se propõem a formar. Conclui-se que os egressos dessas instituições não saem preparados para atuar como revisores críticos habilitados (ou propensos) a enxergar texto sob os paradigmas de gênero, discurso e multimodalidade.
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A partir dessas três fontes de pesquisa infere-se que o conservadorismo impera nos cursos de Letras no DF, apesar de as Diretrizes Curriculares do MEC assegurarem às Instituições de Ensino Superior autonomia e flexibilidade para definirem, entre outros, o perfil do profissional que se propõem a formar. Conclui-se que os egressos dessas instituições não saem preparados para atuar como revisores críticos habilitados (ou propensos) a enxergar texto sob os paradigmas de gênero, discurso e multimodalidade.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-16T19:52:04Z No. of bitstreams: 1 51500325.pdf: 2220935 bytes, checksum: 447bc3cc057962b61e0313a34cf281f0 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-16T19:52:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51500325.pdf: 2220935 bytes, checksum: 447bc3cc057962b61e0313a34cf281f0 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-16T19:52:10Z (GMT). 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