Obesidade infantil: importância da educação física escolar na mudança deste cenário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7516 |
Resumo: | Introdução: A obesidade infantil é um dos problemas de saúde pública mais preocupantes do século XXI. O problema é mundial e está afetando cada vez mais até os países de renda baixa e média, especialmente cidades em áreas urbanas. A prevenção da obesidade fundamenta-se praticamente em adquirir um estilo de vida saudável, com melhores hábitos alimentares e atividade física satisfatória, incluindo mudanças políticas, culturais e socioeconômicas. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é apresentar a obesidade como uma epidemia mundial e traçar um vínculo com o papel da educação física escolar em crianças na prevenção e tratamento deste mal e através da linha de raciocínio traçada, observar e propor através da pesquisa realizada, possíveis meios para se trabalhar a prevenção e estratégias para tratamento. Material e Métodos: Este trabalho trata-se de um estudo bibliográfico transversal com abordagem descritiva. Revisão da Literatura: Que a obesidade é um problema sério e que demanda atenção já se sabe. Mas a obesidade infantil ainda deve ser objeto de futuros estudos, pois ainda se sabe pouco os problemas reais que essas crianças terão por se tornarem obesas na infância. A escola é um local de diversas experiências, sendo portanto, um excelente local para aprendizagem de hábitos saudáveis, principalmente nas aulas de educação física, que deve ensinar o aluno a conhecer e cuidar da própria saúde. Considerações Finais: A educação física na escola tem maior facilidade de se aproximar do aluno e propor a todos mudanças de hábitos que sejam levados e amplamente divulgados à família dos escolares, acreditando que nesse caso, a prevenção é o melhor remédio. Na vida das crianças já obesas, existe toda uma preocupação em trazer de volta à um peso desejável, propondo um estilo de vida mais saudável e alimentos mais adequados, livre de açúcares e pouco industrializados. |
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Material e Métodos: Este trabalho trata-se de um estudo bibliográfico transversal com abordagem descritiva. Revisão da Literatura: Que a obesidade é um problema sério e que demanda atenção já se sabe. Mas a obesidade infantil ainda deve ser objeto de futuros estudos, pois ainda se sabe pouco os problemas reais que essas crianças terão por se tornarem obesas na infância. A escola é um local de diversas experiências, sendo portanto, um excelente local para aprendizagem de hábitos saudáveis, principalmente nas aulas de educação física, que deve ensinar o aluno a conhecer e cuidar da própria saúde. Considerações Finais: A educação física na escola tem maior facilidade de se aproximar do aluno e propor a todos mudanças de hábitos que sejam levados e amplamente divulgados à família dos escolares, acreditando que nesse caso, a prevenção é o melhor remédio. Na vida das crianças já obesas, existe toda uma preocupação em trazer de volta à um peso desejável, propondo um estilo de vida mais saudável e alimentos mais adequados, livre de açúcares e pouco industrializados.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T10:37:35Z No. of bitstreams: 1 21237134.pdf: 1600063 bytes, checksum: adb382a402483bcb2db5bde147f7c900 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-19T10:37:35Z (GMT). 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