Turismo cultural sustentável: analise da situação de preservação da Catedral Metropolitana de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Samara Batista
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7402
Resumo: Este trabalho desenvolve reflexões básicas e gerais sobre Turismo Cultural Sustentável como embasamento para que se chegue ao tema central do estudo – a situação de preservação da Catedral Metropolitana de Brasília, a capital brasileira que foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Acrescenta vários tópicos referentes à epopéia de construção da cidade, enfatizando a memória e o patrimônio cultural que, óbvio, dependem de preservação que, atualmente, tem sido outro parâmetro a ser considerado na gestão das cidades e uma das exigências do turismo cultural sustentável. Geograficamente erguida no topo central do Continente Sul-americano, no cerne do chamado Corredor Místico do Paralelo 15° do Meridiano, Brasília é diferente em tudo, de todas as demais cidades. É única e sem clone. Isso a começar pelo aspecto físico institucional, a modernidade arquitetônica e arrojado traçado urbanístico, até a forma e a qualidade de vida de sua gente. É a síntese mais autêntica da brasilidade na mistura de culturas, costumes, crenças, ritmos, folclore e culinária de todos os recantos desse Brasil/Continente. Brasília tem o turismo mais diversificado do país, oferecendo opções para os temas Cívico, Político, Cultural, de Negócios, Religioso, Místico e Ecológico. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, construída em homenagem à padroeira da Capital tem quarenta metros de altura e capacidade para quatro mil pessoas. No topo de dezesseis colunas curvas, entremeadas por vitrais, uma cruz metálica abençoada pelo papa Paulo VI. À entrada, os Quatro Evangelistas do escultor Ceschiatti. No interior, Os Anjos, em alumínio fundido, do mesmo escultor, flutuam no espaço. Possui obras de arte de Di Cavalcanti e Athos Bulcão. Ao lado da Catedral, o Campanário, com os sinos Santa Maria, Pinta, Nina, e Pilarica, doados pelo Governo Espanhol. O acervo da Catedral, certamente, justifica a importância do tema em função do empenho efetivado pela divulgação e estabilização do turismo nacional, que se deseja planejado, ordenado, sustentado e, principalmente – no caso de Brasília – preservado.
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Isso a começar pelo aspecto físico institucional, a modernidade arquitetônica e arrojado traçado urbanístico, até a forma e a qualidade de vida de sua gente. É a síntese mais autêntica da brasilidade na mistura de culturas, costumes, crenças, ritmos, folclore e culinária de todos os recantos desse Brasil/Continente. Brasília tem o turismo mais diversificado do país, oferecendo opções para os temas Cívico, Político, Cultural, de Negócios, Religioso, Místico e Ecológico. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, construída em homenagem à padroeira da Capital tem quarenta metros de altura e capacidade para quatro mil pessoas. No topo de dezesseis colunas curvas, entremeadas por vitrais, uma cruz metálica abençoada pelo papa Paulo VI. À entrada, os Quatro Evangelistas do escultor Ceschiatti. No interior, Os Anjos, em alumínio fundido, do mesmo escultor, flutuam no espaço. Possui obras de arte de Di Cavalcanti e Athos Bulcão. Ao lado da Catedral, o Campanário, com os sinos Santa Maria, Pinta, Nina, e Pilarica, doados pelo Governo Espanhol. O acervo da Catedral, certamente, justifica a importância do tema em função do empenho efetivado pela divulgação e estabilização do turismo nacional, que se deseja planejado, ordenado, sustentado e, principalmente – no caso de Brasília – preservado.Submitted by Mirian Silva (mirian.pereira@uniceub.br) on 2015-10-08T00:29:34Z No. of bitstreams: 1 20173380.pdf: 798518 bytes, checksum: 51d34733e8230a670d017acfa26bf46e (MD5)Made available in DSpace on 2015-10-08T00:29:34Z (GMT). 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