Observações de uma quase jornalista: o livro-reportagem como forma de noticiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Rubia Cunha de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14086
Resumo: O projeto experimental proposto neste TCC teve como objetivo apresentar um memorial de uma graduanda do curso de bacharelado em Jornalismo, sobre o uso do livro-reportagem como ferramenta no ensino de prática textual na formação de jornalistas. A compreensão do jornalismo literário, do new journalism e de alguns aspectos do hard news para produção da obra jornalística, foram importantes para o discernimento de que outros tipos de gêneros podem ser abordados nas matrizes curriculares do curso para um maior entendimento da história do jornalismo. Na prática da profissão, o especialista se divide entre a objetividade do jornalismo diário e do anseio por uma liberdade maior que pode beirar à subjetividade. Porém, é de extrema importância, aproximar os alunos do diálogo de textos teóricos com a diferença existente entre os gêneros abordados no projeto, para que haja a prática da leitura e da escrita. A criação da crônica inserida no projeto, tem como finalidade apresentar uma observação participativa sobre o curso e ofertar aos alunos e professores algumas sugestões para a matriz curricular. A metodologia escolhida para desenvolver o produto partiu de pesquisas bibliográficas e análises documentais, apresentando os gêneros textuais jornalísticos necessários para a compreensão e produção de um livro-reportagem. Com os métodos suscitou-se questionamentos e reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para um maior aproveitamento das competências a serem desenvolvidas. Como conclusão, é possível afirmar que o acréscimo do livro-reportagem nas ajudará os alunos a escreverem fora dos nichos tradicionais da profissão em Brasília, os aprimorando no hard news, além de incitá-los a participarem das diversas oportunidades ofertadas aos jornalistas universitários.
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Na prática da profissão, o especialista se divide entre a objetividade do jornalismo diário e do anseio por uma liberdade maior que pode beirar à subjetividade. Porém, é de extrema importância, aproximar os alunos do diálogo de textos teóricos com a diferença existente entre os gêneros abordados no projeto, para que haja a prática da leitura e da escrita. A criação da crônica inserida no projeto, tem como finalidade apresentar uma observação participativa sobre o curso e ofertar aos alunos e professores algumas sugestões para a matriz curricular. A metodologia escolhida para desenvolver o produto partiu de pesquisas bibliográficas e análises documentais, apresentando os gêneros textuais jornalísticos necessários para a compreensão e produção de um livro-reportagem. Com os métodos suscitou-se questionamentos e reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para um maior aproveitamento das competências a serem desenvolvidas. Como conclusão, é possível afirmar que o acréscimo do livro-reportagem nas ajudará os alunos a escreverem fora dos nichos tradicionais da profissão em Brasília, os aprimorando no hard news, além de incitá-los a participarem das diversas oportunidades ofertadas aos jornalistas universitários.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-02-20T21:12:22Z No. of bitstreams: 1 21450610.pdf: 947375 bytes, checksum: 8967ef44aa4f16ad93c1fa9576dd4f6d (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-02-20T21:12:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450610.pdf: 947375 bytes, checksum: 8967ef44aa4f16ad93c1fa9576dd4f6d (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-20T21:12:36Z (GMT). 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