Avaliação da aprendizagem escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6806 |
Resumo: | Esse trabalho pretendeu refletir sobre o processo de avaliação da aprendizagem na prática escolar. Foram utilizados, como base teórica, os estudos de Luckesi (1997), Melchior (2002), Haydt (1995), entre outros, com o objetivo de pesquisar sobre a avaliação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, com vistas a oferecer subsídios que colaborem com os profissionais de educação. A pesquisa de campo sob a perspectiva qualitativa foi realizada em duas escolas: uma instituição particular, localizada na Asa Norte – Plano Piloto, Brasília, e outra pública, na região administrativa do Núcleo Bandeirante, ambas no Distrito Federal. Participaram da pesquisa seis professoras, sendo duas da instituição particular e quatro da rede pública de ensino. As categorias selecionadas para o trabalho foram: conceito de avaliação; aspectos considerados na avaliação; técnicas e instrumentos de avaliação; avaliação como meio de aprendizagem; a formação do professor e a avaliação; e normas da escola sobre avaliação. Os resultados mostraram que as professoras consideram que avaliar é medir, verificar o que o aluno conhece, levando em consideração as necessidades de cada um. Que é um processo contínuo e que se deve avaliar também o trabalho do professor. As professoras afirmaram que avaliam seus alunos diariamente com diversas atividades, mas ainda há, por parte de algumas professoras, a avaliação tradicional, arraigada em suas atitudes. Relataram considerar o nível de conhecimentos dos alunos, e também alteram suas técnicas e melhoram sua metodologia para auxiliar a aprendizagem. Avaliar é um processo interativo, pois supõe julgamento a partir de uma escala de valores. O propósito da avaliação não é detectar o sucesso ou o fracasso dos alunos para fins classificatórios. E sim, diagnosticar suas dificuldades para poder selecionar técnicas mais adequadas de ensino e planejar atividades que os ajudem a ascender a níveis ou estágios mais complexos da aprendizagem. Diante dos resultados, recomenda-se um estudo aprofundado sobre o tema, de forma que o avaliar torne-se, para os professores e alunos, uma satisfação, um impulso para novas buscas e realizações e nunca motivos de bloqueios e frustrações do processo educacional. |
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Gontijo, Wellyan RodriguesMontenegro, Maria Eleusa2015-06-22T18:27:19Z2015-06-22T18:27:19Z20072007https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6806Esse trabalho pretendeu refletir sobre o processo de avaliação da aprendizagem na prática escolar. Foram utilizados, como base teórica, os estudos de Luckesi (1997), Melchior (2002), Haydt (1995), entre outros, com o objetivo de pesquisar sobre a avaliação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, com vistas a oferecer subsídios que colaborem com os profissionais de educação. A pesquisa de campo sob a perspectiva qualitativa foi realizada em duas escolas: uma instituição particular, localizada na Asa Norte – Plano Piloto, Brasília, e outra pública, na região administrativa do Núcleo Bandeirante, ambas no Distrito Federal. Participaram da pesquisa seis professoras, sendo duas da instituição particular e quatro da rede pública de ensino. As categorias selecionadas para o trabalho foram: conceito de avaliação; aspectos considerados na avaliação; técnicas e instrumentos de avaliação; avaliação como meio de aprendizagem; a formação do professor e a avaliação; e normas da escola sobre avaliação. Os resultados mostraram que as professoras consideram que avaliar é medir, verificar o que o aluno conhece, levando em consideração as necessidades de cada um. Que é um processo contínuo e que se deve avaliar também o trabalho do professor. As professoras afirmaram que avaliam seus alunos diariamente com diversas atividades, mas ainda há, por parte de algumas professoras, a avaliação tradicional, arraigada em suas atitudes. Relataram considerar o nível de conhecimentos dos alunos, e também alteram suas técnicas e melhoram sua metodologia para auxiliar a aprendizagem. Avaliar é um processo interativo, pois supõe julgamento a partir de uma escala de valores. O propósito da avaliação não é detectar o sucesso ou o fracasso dos alunos para fins classificatórios. E sim, diagnosticar suas dificuldades para poder selecionar técnicas mais adequadas de ensino e planejar atividades que os ajudem a ascender a níveis ou estágios mais complexos da aprendizagem. Diante dos resultados, recomenda-se um estudo aprofundado sobre o tema, de forma que o avaliar torne-se, para os professores e alunos, uma satisfação, um impulso para novas buscas e realizações e nunca motivos de bloqueios e frustrações do processo educacional.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T18:27:16Z No. of bitstreams: 1 20436655.pdf: 128544 bytes, checksum: 6ba803135a3cb2f1d1aab760827eeeea (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-22T18:27:19Z (GMT). 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